Principais problemas enfrentados por crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – tdah

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Márcia Acosta de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43648
Resumo: O objetivo deste trabalho buscou descrever o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), apresentando os principais problemas enfrentados, formas de tratamento e a importância de conhecer e conscientizar as pessoas sobre os prejuízos que o problema acarreta, principalmente por ser uma doença de alta prevalência em crianças em idade escolar. Por meio do procedimento metodológico baseado na pesquisa bibliográfica, esta revisão da literatura de caráter qualitativo descritivo demonstrou que o TDAH se caracteriza pela desatenção, impulsividade e inquietação, principalmente em crianças que apresentam grande dificuldade de ficarem quietas, são muito agitadas e apresentam problemas comportamentais, como dificuldade de cumprir regras. No que diz respeito aos sintomas de hiperatividade, a criança agita bastante os pés e as mãos, movimenta-se à noite excessivamente, corre em situações em que isso não é o indicado ou permitido e não consegue envolver-se em atividades silenciosas. Assim, destacou-se o quanto é importante fazer um diagnóstico e tratar o transtorno de forma adequada para trazer qualidade de vida a esses sujeitos na vida adulta. É importante destacar que, o TDAH foi o primeiro transtorno psiquiátrico a ser diagnosticado e tratado em crianças, que acomete em maior prevalência os meninos. Os prejuízos aos indivíduos portadores do transtorno são muitos, sendo importante o diagnóstico clínico e o tratamento, ambos realizados de forma multiprofissional, para evitar danos para o desenvolvimento social, escolar/acadêmico, profissional e intrapessoal.
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