A medida socioeducativa como instrumento de ressocialização do jovem infrator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Rayssa de Araujo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60886
Resumo: Devido aos inúmeros casos de adolescentes que se encontram em conflito com a Lei Penal, que normalmente são vistos como delinquentes, por pessoas que não conhecem, de fato a Lei que respalda a criança e ao adolescente, isso acaba trazendo grandes transtornos para esses menores que terminam sendo vítimas frequentes de preconceitos, atitudes essas que afetam não só as vítimas, assim como, os agressores e expectadores dessa violência. Nesse contexto, foi realizada uma revisão de literatura com base em livros, artigos científicos e o Estatuto da Criança e do Adolescente para responder a problemática de que forma as medidas socioeducativas podem contribuir na ressocialização de menores infratores? Portanto o objetivo geral da pesquisa foi compreender de que forma as medidas socioeducativas podem ajudar na ressocialização do jovem infrator na atual sociedade. Portanto, foi visto que as medidas socioeducativas são um conjunto de ações aplicadas pelo sistema de justiça juvenil com o objetivo de promover a ressocialização de menores infratores, visando sua reintegração à sociedade de forma positiva. Essas medidas buscam não apenas punir, mas também educar e fornece oportunidades para que o jovem desenvolva habilidades e valores que o ajudem a se afastar do comportamento infracional.
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