O sociointeracionismo na alfabetização de crianças do Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Ana Júlia Peixoto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38105
Resumo: O sociointeracionismo é uma teoria de aprendizagem baseada na interação social, em que o indivíduo aprende e se desenvolve estando em contato com o meio, ou seja, a aprendizagem ocorre com base no cotidiano e dia a dia do educando. Assim como ocorre a aprendizagem significativa, logo, utilizar a teoria sociointeracionista contribui para um ensino mais efetivo e eficaz, auxiliando no desenvolvimento dos alunos, com a finalidade também de contribuir para o alcance das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso da teoria sociointeracionista no processo de alfabetização de crianças do ensino fundamental I, utilizando como metodologia a revisão de literatura no que se refere ao sociointeracionismo e ao processo de alfabetização, e também se propõe a ponderar sobre como utilizar se de tal teoria auxiliará na efetividade do processo de alfabetização, tendo como base os principais autores Ferreiro, Vygotsky, Oliveira e Soares.
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