O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Wendel Melo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brandão, Jorge Carvalho, Santos, Maria José Costa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11435
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições do uso do software geogebra, como instrumento pedagógico inserido num processo de aprendizagem com a mediação, na construção dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas. Fundamentamos esta pesquisa na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepções sobre mediação, internalização, zona de desenvolvimento proximal e formação de conceitos. A metodologia deste trabalho conta com método qualitativo de pesquisa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma Oficina Pedagógica com fins de analisar a utilização do software geogebra como instrumento de mediação na aprendizagem das funções quadráticas. Com base nas análises dos dados coletados ao longo da pesquisa, percebemos que a aprendizagem das funções quadráticas, com a mediação do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatória, principalmente no que se refere ao estudo das suas representações gráficas.
id UFGD-9_6bf8ca33a08ad35d080e8fba35a72b52
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11435
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebraSociointeracionismo. Funções quadráticas. Software geogebra.Este trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições do uso do software geogebra, como instrumento pedagógico inserido num processo de aprendizagem com a mediação, na construção dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas. Fundamentamos esta pesquisa na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepções sobre mediação, internalização, zona de desenvolvimento proximal e formação de conceitos. A metodologia deste trabalho conta com método qualitativo de pesquisa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma Oficina Pedagógica com fins de analisar a utilização do software geogebra como instrumento de mediação na aprendizagem das funções quadráticas. Com base nas análises dos dados coletados ao longo da pesquisa, percebemos que a aprendizagem das funções quadráticas, com a mediação do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatória, principalmente no que se refere ao estudo das suas representações gráficas.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1143510.30612/tangram.v5i1.11435TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 60-862595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11435/8288Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Wendel MeloBrandão, Jorge CarvalhoSantos, Maria José Costa dos2022-03-30T02:54:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11435Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-03-30T02:54:59Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra
title O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra
spellingShingle O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra
Andrade, Wendel Melo
Sociointeracionismo. Funções quadráticas. Software geogebra.
title_short O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra
title_full O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra
title_fullStr O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra
title_full_unstemmed O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra
title_sort O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra
author Andrade, Wendel Melo
author_facet Andrade, Wendel Melo
Brandão, Jorge Carvalho
Santos, Maria José Costa dos
author_role author
author2 Brandão, Jorge Carvalho
Santos, Maria José Costa dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Wendel Melo
Brandão, Jorge Carvalho
Santos, Maria José Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociointeracionismo. Funções quadráticas. Software geogebra.
topic Sociointeracionismo. Funções quadráticas. Software geogebra.
description Este trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições do uso do software geogebra, como instrumento pedagógico inserido num processo de aprendizagem com a mediação, na construção dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas. Fundamentamos esta pesquisa na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepções sobre mediação, internalização, zona de desenvolvimento proximal e formação de conceitos. A metodologia deste trabalho conta com método qualitativo de pesquisa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma Oficina Pedagógica com fins de analisar a utilização do software geogebra como instrumento de mediação na aprendizagem das funções quadráticas. Com base nas análises dos dados coletados ao longo da pesquisa, percebemos que a aprendizagem das funções quadráticas, com a mediação do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatória, principalmente no que se refere ao estudo das suas representações gráficas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11435
10.30612/tangram.v5i1.11435
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11435
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i1.11435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11435/8288
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 60-86
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479609602048