O uso da gamificação no processo de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51312 |
Resumo: | Embora o Brasil possua leis de inclusão que visam promover um sistema de educação inclusiva, a rede regular de ensino ainda encontra barreiras para integrar alunos neuroatípicos e aplicar novas metodologias em sala de aula pelos professores, que potencializem os resultados da aprendizagem desses alunos. Assim sendo, pesquisa-se sobre o uso da gamificação no processo de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), a fim de descrever como a gamificação pode auxiliar no processo de alfabetização da criança autista. Para alcançar este objetivo, é necessário analisar as principais dificuldades encontradas por docentes no processo de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista, descrever os benefícios de utilizar a gamificação como metodologia para auxiliar na alfabetização de alunos autistas e pesquisar aplicativos que utilizem a gamificação no processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA. Realiza-se, então, uma pesquisa de revisão bibliográfica, contendo livros, artigos, dissertações, trabalhos acadêmicos e aplicativos, todos publicados na última década. Diante disso, verifica-se que os professores devem adequar seu plano de aula de modo a adaptar atividades de acordo com as limitações de cada aluno, tarefa que necessita de docentes capacitados e com formação continuada para melhor êxito em sua aplicação. Nota-se também que a gamificação pode auxiliar o docente, pois a mesma possui mecânica de jogos que podem ser utilizados fora do ambiente de jogo, facilitando o processo de ensino, engajamento e a participação do aluno autista através da interatividade que os games ocasionam. E por fim, os aplicativos de jogos podem ser úteis ao professor por se tratarem de softwares interativos, com diversas cores e imagens que chamam a atenção da criança, além de múltiplas fases para motivar o educando. O que põe a constatação de que é possível utilizar a gamificação como ferramenta para auxiliar na alfabetização de crianças autistas, porém os resultados dependerão da aplicabilidade feita pelo educador, sendo necessários estudos mais aprofundados com alunos atípicos, de modo a coletar mais dados sobre a eficiência da metodologia. |
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