Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Nathalya Braz de Mello
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49351
Resumo: Considerado o principal direito do ser humano, a vida é uma garantia fundamental e considerada pela Constituição Federal de 1988 como absolutamente inviolável. Com isto, é possível observar a necessidade de a legislação penal resguardar e proteger o direito inalienável da vida. Visto isso, o legislador do Código Penal agrupou os crimes considerados atentados contra a vida dos artigos 121 a 128 em um capítulo específico. Com isso, se faz possível observar a importância da proteção da vida e da dignidade da pessoa humana, para a proteção total das partes que integram a sociedade. Deste modo, objetiva-se centralmente deliberar os aspectos fundamentais da vida no ordenamento jurídico pátrio, sendo utilizados livros e artigos jurídicos com base na revisão documental bibliográfica, tratando da necessidade de resguardar a vida e a dignidade da pessoa humana dentro do território brasileiro, listando os 8 artigos que tipificam os delitos contra a vida dentro do Código Penal, e a necessidade da legislação proteger a vida e os direitos fundamentais da pessoa humana, não diferenciando brasileiros natos, naturalizados, estrangeiros ou apátridas: dentro do Brasil, o direito à vida é absolutamente inviolável.
id Krot_f8d93bb71a4c6017a53297aa59e1a97c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49351
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vidaRedução da menoridade penalDignidade da Pessoa HumanaDireito InviolávelVidaConsiderado o principal direito do ser humano, a vida é uma garantia fundamental e considerada pela Constituição Federal de 1988 como absolutamente inviolável. Com isto, é possível observar a necessidade de a legislação penal resguardar e proteger o direito inalienável da vida. Visto isso, o legislador do Código Penal agrupou os crimes considerados atentados contra a vida dos artigos 121 a 128 em um capítulo específico. Com isso, se faz possível observar a importância da proteção da vida e da dignidade da pessoa humana, para a proteção total das partes que integram a sociedade. Deste modo, objetiva-se centralmente deliberar os aspectos fundamentais da vida no ordenamento jurídico pátrio, sendo utilizados livros e artigos jurídicos com base na revisão documental bibliográfica, tratando da necessidade de resguardar a vida e a dignidade da pessoa humana dentro do território brasileiro, listando os 8 artigos que tipificam os delitos contra a vida dentro do Código Penal, e a necessidade da legislação proteger a vida e os direitos fundamentais da pessoa humana, não diferenciando brasileiros natos, naturalizados, estrangeiros ou apátridas: dentro do Brasil, o direito à vida é absolutamente inviolável.2023-03-08T17:57:58Z2023-03-08T17:57:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49351MORAES, Nathalya Braz de Melloporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-08T17:57:58Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49351Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-08T17:57:58falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-08T17:57:58Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida
title Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida
spellingShingle Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida
MORAES, Nathalya Braz de Mello
Redução da menoridade penal
Dignidade da Pessoa Humana
Direito Inviolável
Vida
title_short Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida
title_full Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida
title_fullStr Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida
title_full_unstemmed Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida
title_sort Maioridade penal: Redução da maioridade penal e o direito a vida
author MORAES, Nathalya Braz de Mello
author_facet MORAES, Nathalya Braz de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Nathalya Braz de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Redução da menoridade penal
Dignidade da Pessoa Humana
Direito Inviolável
Vida
topic Redução da menoridade penal
Dignidade da Pessoa Humana
Direito Inviolável
Vida
description Considerado o principal direito do ser humano, a vida é uma garantia fundamental e considerada pela Constituição Federal de 1988 como absolutamente inviolável. Com isto, é possível observar a necessidade de a legislação penal resguardar e proteger o direito inalienável da vida. Visto isso, o legislador do Código Penal agrupou os crimes considerados atentados contra a vida dos artigos 121 a 128 em um capítulo específico. Com isso, se faz possível observar a importância da proteção da vida e da dignidade da pessoa humana, para a proteção total das partes que integram a sociedade. Deste modo, objetiva-se centralmente deliberar os aspectos fundamentais da vida no ordenamento jurídico pátrio, sendo utilizados livros e artigos jurídicos com base na revisão documental bibliográfica, tratando da necessidade de resguardar a vida e a dignidade da pessoa humana dentro do território brasileiro, listando os 8 artigos que tipificam os delitos contra a vida dentro do Código Penal, e a necessidade da legislação proteger a vida e os direitos fundamentais da pessoa humana, não diferenciando brasileiros natos, naturalizados, estrangeiros ou apátridas: dentro do Brasil, o direito à vida é absolutamente inviolável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-08T17:57:58Z
2023-03-08T17:57:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49351
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672985129713664