Atividade física para crianças com transtorno espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Diana de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57977
Resumo: O transtorno do espectro autístico (TEA), é um distúrbio do desenvolvimento que causa prejuízos relevantes em três áreas: comunicação, interação social e comportamentos. Apesar da tríade de prejuízos ser bem definida, o autismo pode variar em suas características e sintomas de pessoa para pessoa, e pode ocorrer de forma leve, moderada e severa. Manifesta-se até os três anos e acomete quatro vezes mais os meninos do que as meninas. Considerando as áreas prejudicadas pelo autismo, constata-se através de revisão de literatura, que a atividade física pode contribuir muito, uma vez que trabalha aspectos psicossociais, cognitivos e físicos, na amenização desses prejuízos, além de proporcionar qualidade de vida. O presente trabalho tem por objetivo avaliar os benefícios que a atividade física traz para crianças com Transtorno Espectro Autista (Autistas). A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Conclui-se que de acordo com tudo que já foi estudado que: o mais importante é não deixar de buscar conhecimento, é não deixar de experimentar formas, é permitir que as crianças mostrem ao professor qual forma é mais confortável, é mais interessante e eficiente, é não deixar de oportunizar a essas ciranças vivências corporais que certamente um dia irão ter alguma utilidade na melhoria da qualidade de vida de cada um.
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