Atividade física para crianças com transtorno espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Diana de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57977
Resumo: O transtorno do espectro autístico (TEA), é um distúrbio do desenvolvimento que causa prejuízos relevantes em três áreas: comunicação, interação social e comportamentos. Apesar da tríade de prejuízos ser bem definida, o autismo pode variar em suas características e sintomas de pessoa para pessoa, e pode ocorrer de forma leve, moderada e severa. Manifesta-se até os três anos e acomete quatro vezes mais os meninos do que as meninas. Considerando as áreas prejudicadas pelo autismo, constata-se através de revisão de literatura, que a atividade física pode contribuir muito, uma vez que trabalha aspectos psicossociais, cognitivos e físicos, na amenização desses prejuízos, além de proporcionar qualidade de vida. O presente trabalho tem por objetivo avaliar os benefícios que a atividade física traz para crianças com Transtorno Espectro Autista (Autistas). A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Conclui-se que de acordo com tudo que já foi estudado que: o mais importante é não deixar de buscar conhecimento, é não deixar de experimentar formas, é permitir que as crianças mostrem ao professor qual forma é mais confortável, é mais interessante e eficiente, é não deixar de oportunizar a essas ciranças vivências corporais que certamente um dia irão ter alguma utilidade na melhoria da qualidade de vida de cada um.
id Krot_f93aa0c7fe64ebe738bc5e9dfb79497e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57977
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Atividade física para crianças com transtorno espectro autistaEducação físicaAutismoLegislaçãoTranstorno espectro autistaO transtorno do espectro autístico (TEA), é um distúrbio do desenvolvimento que causa prejuízos relevantes em três áreas: comunicação, interação social e comportamentos. Apesar da tríade de prejuízos ser bem definida, o autismo pode variar em suas características e sintomas de pessoa para pessoa, e pode ocorrer de forma leve, moderada e severa. Manifesta-se até os três anos e acomete quatro vezes mais os meninos do que as meninas. Considerando as áreas prejudicadas pelo autismo, constata-se através de revisão de literatura, que a atividade física pode contribuir muito, uma vez que trabalha aspectos psicossociais, cognitivos e físicos, na amenização desses prejuízos, além de proporcionar qualidade de vida. O presente trabalho tem por objetivo avaliar os benefícios que a atividade física traz para crianças com Transtorno Espectro Autista (Autistas). A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Conclui-se que de acordo com tudo que já foi estudado que: o mais importante é não deixar de buscar conhecimento, é não deixar de experimentar formas, é permitir que as crianças mostrem ao professor qual forma é mais confortável, é mais interessante e eficiente, é não deixar de oportunizar a essas ciranças vivências corporais que certamente um dia irão ter alguma utilidade na melhoria da qualidade de vida de cada um.2023-06-29T14:42:17Z2023-06-29T14:42:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57977OLIVEIRA, Diana deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-29T14:42:17Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57977Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-29T14:42:17falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-29T14:42:17Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física para crianças com transtorno espectro autista
title Atividade física para crianças com transtorno espectro autista
spellingShingle Atividade física para crianças com transtorno espectro autista
OLIVEIRA, Diana de
Educação física
Autismo
Legislação
Transtorno espectro autista
title_short Atividade física para crianças com transtorno espectro autista
title_full Atividade física para crianças com transtorno espectro autista
title_fullStr Atividade física para crianças com transtorno espectro autista
title_full_unstemmed Atividade física para crianças com transtorno espectro autista
title_sort Atividade física para crianças com transtorno espectro autista
author OLIVEIRA, Diana de
author_facet OLIVEIRA, Diana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Diana de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Autismo
Legislação
Transtorno espectro autista
topic Educação física
Autismo
Legislação
Transtorno espectro autista
description O transtorno do espectro autístico (TEA), é um distúrbio do desenvolvimento que causa prejuízos relevantes em três áreas: comunicação, interação social e comportamentos. Apesar da tríade de prejuízos ser bem definida, o autismo pode variar em suas características e sintomas de pessoa para pessoa, e pode ocorrer de forma leve, moderada e severa. Manifesta-se até os três anos e acomete quatro vezes mais os meninos do que as meninas. Considerando as áreas prejudicadas pelo autismo, constata-se através de revisão de literatura, que a atividade física pode contribuir muito, uma vez que trabalha aspectos psicossociais, cognitivos e físicos, na amenização desses prejuízos, além de proporcionar qualidade de vida. O presente trabalho tem por objetivo avaliar os benefícios que a atividade física traz para crianças com Transtorno Espectro Autista (Autistas). A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Conclui-se que de acordo com tudo que já foi estudado que: o mais importante é não deixar de buscar conhecimento, é não deixar de experimentar formas, é permitir que as crianças mostrem ao professor qual forma é mais confortável, é mais interessante e eficiente, é não deixar de oportunizar a essas ciranças vivências corporais que certamente um dia irão ter alguma utilidade na melhoria da qualidade de vida de cada um.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-29T14:42:17Z
2023-06-29T14:42:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57977
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672897785430016