A importância do farmacêutico no combate a automedicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Luana Muniz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60002
Resumo: A automedicação é a prática de consumir medicamentos a fim de aliviar algum sintoma, sem o aconselhamento ou um devido acompanhamento de um profissional da saúde. O ato de tomar medicamento de maneira aleatória ao sentir, por exemplo uma cefaleia, pode mascarar algum problema mais sério de saúde. O uso racional de medicamentos engloba ações e atitudes que proporcionam uma correta e segura utilização dos medicamentos. O profissional farmacêutico é um personagem de extrema importância dentro da dinâmica na educação para o combate a automedicação, sendo este o detentor de conhecimento sobre as classes medicamentosas e com um contato direto com o paciente, tanto na drogaria quanto em outros âmbitos de saúde. A metodologia do estudo foi revisão de literatura através de pesquisa de artigos, livros, dissertações e teses em bases de dados como Google acadêmico, Lilacs e Scielo, para isso utilizando os descritores: automedicação, assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos, atenção farmacêutica. Os dados selecionados foram datados entre 2010 e 2021. Notou-se que um dos pontos primordiais nesta dinâmica do combate a automedicação é a busca por informação junto a um profissional farmacêutico, visando sempre uma melhor resolução daquele problema de saúde, seja por indicação de um medicamento correto ao caso ou ao direcionamento de um atendimento médico mais especializado aquele paciente.
id Krot_fabd8932647f5bda75109899a9291cc8
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60002
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância do farmacêutico no combate a automedicaçãoAutomedicaçãoAssistência farmacêuticaUso racional de medicamentosAtenção farmacêuticaA automedicação é a prática de consumir medicamentos a fim de aliviar algum sintoma, sem o aconselhamento ou um devido acompanhamento de um profissional da saúde. O ato de tomar medicamento de maneira aleatória ao sentir, por exemplo uma cefaleia, pode mascarar algum problema mais sério de saúde. O uso racional de medicamentos engloba ações e atitudes que proporcionam uma correta e segura utilização dos medicamentos. O profissional farmacêutico é um personagem de extrema importância dentro da dinâmica na educação para o combate a automedicação, sendo este o detentor de conhecimento sobre as classes medicamentosas e com um contato direto com o paciente, tanto na drogaria quanto em outros âmbitos de saúde. A metodologia do estudo foi revisão de literatura através de pesquisa de artigos, livros, dissertações e teses em bases de dados como Google acadêmico, Lilacs e Scielo, para isso utilizando os descritores: automedicação, assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos, atenção farmacêutica. Os dados selecionados foram datados entre 2010 e 2021. Notou-se que um dos pontos primordiais nesta dinâmica do combate a automedicação é a busca por informação junto a um profissional farmacêutico, visando sempre uma melhor resolução daquele problema de saúde, seja por indicação de um medicamento correto ao caso ou ao direcionamento de um atendimento médico mais especializado aquele paciente.2023-08-03T14:33:49Z2023-08-03T14:33:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60002CARVALHO, Luana Munizporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-03T14:33:49Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60002Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-03T14:33:49falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-03T14:33:49Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do farmacêutico no combate a automedicação
title A importância do farmacêutico no combate a automedicação
spellingShingle A importância do farmacêutico no combate a automedicação
CARVALHO, Luana Muniz
Automedicação
Assistência farmacêutica
Uso racional de medicamentos
Atenção farmacêutica
title_short A importância do farmacêutico no combate a automedicação
title_full A importância do farmacêutico no combate a automedicação
title_fullStr A importância do farmacêutico no combate a automedicação
title_full_unstemmed A importância do farmacêutico no combate a automedicação
title_sort A importância do farmacêutico no combate a automedicação
author CARVALHO, Luana Muniz
author_facet CARVALHO, Luana Muniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Luana Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Automedicação
Assistência farmacêutica
Uso racional de medicamentos
Atenção farmacêutica
topic Automedicação
Assistência farmacêutica
Uso racional de medicamentos
Atenção farmacêutica
description A automedicação é a prática de consumir medicamentos a fim de aliviar algum sintoma, sem o aconselhamento ou um devido acompanhamento de um profissional da saúde. O ato de tomar medicamento de maneira aleatória ao sentir, por exemplo uma cefaleia, pode mascarar algum problema mais sério de saúde. O uso racional de medicamentos engloba ações e atitudes que proporcionam uma correta e segura utilização dos medicamentos. O profissional farmacêutico é um personagem de extrema importância dentro da dinâmica na educação para o combate a automedicação, sendo este o detentor de conhecimento sobre as classes medicamentosas e com um contato direto com o paciente, tanto na drogaria quanto em outros âmbitos de saúde. A metodologia do estudo foi revisão de literatura através de pesquisa de artigos, livros, dissertações e teses em bases de dados como Google acadêmico, Lilacs e Scielo, para isso utilizando os descritores: automedicação, assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos, atenção farmacêutica. Os dados selecionados foram datados entre 2010 e 2021. Notou-se que um dos pontos primordiais nesta dinâmica do combate a automedicação é a busca por informação junto a um profissional farmacêutico, visando sempre uma melhor resolução daquele problema de saúde, seja por indicação de um medicamento correto ao caso ou ao direcionamento de um atendimento médico mais especializado aquele paciente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-03T14:33:49Z
2023-08-03T14:33:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60002
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672908991561728