Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Erica Dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54414
Resumo: A violência obstétrica é considerada um problema de saúde púbica e torna-se assunto de diversos debates no mundo inteiro. Verifica-se a necessidade de intensivas iniciativas que visem contribuir para minimizar os agravos em decorrência do em trabalho de parto. A enfermagem tem um papel muito importante no cuidado à mulher, atuando como agente de conscientização da assistência humanizada. O objetivo geral do trabalho foi descrever a importância da atuação da enfermagem na promoção de estratégias preventivas e cuidados com as vítimas de violência obstétrica. Para a elaboração desse trabalho foram utilizadas várias revisões bibliográficas e artigos científicos como método de pesquisa. Foi feita uma pesquisa bibliográfica descritiva, com abordagem qualitativa. As fontes bibliográficas foram identificadas através das bases de dados Scielo e Pubmed. Foi possível observar que esse trabalho atendeu a proposta de mostrar mais sobre os tipos de violência obstétrica, explicou como elas acontecem e como a enfermagem pode prevenir e tratar essa ação. Inclusive, ficou nítido que muitas ações humanizadas podem ser praticadas pela enfermagem e isso ajuda a mulher a entendê-la melhor e agir de maneira autônoma. As práticas integrativas e complementares, por exemplo, são práticas interessantes a serem utilizadas, tanto antes, quanto durante o parto e até mesmo após tratando a mulher que sofreu violência no parto.
id Krot_fbb6f92982c6ca7faacfda8d1ae9102f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54414
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétricaDireitos da mulherEnfermagem e obstetríciaPartoViolência obstétricaA violência obstétrica é considerada um problema de saúde púbica e torna-se assunto de diversos debates no mundo inteiro. Verifica-se a necessidade de intensivas iniciativas que visem contribuir para minimizar os agravos em decorrência do em trabalho de parto. A enfermagem tem um papel muito importante no cuidado à mulher, atuando como agente de conscientização da assistência humanizada. O objetivo geral do trabalho foi descrever a importância da atuação da enfermagem na promoção de estratégias preventivas e cuidados com as vítimas de violência obstétrica. Para a elaboração desse trabalho foram utilizadas várias revisões bibliográficas e artigos científicos como método de pesquisa. Foi feita uma pesquisa bibliográfica descritiva, com abordagem qualitativa. As fontes bibliográficas foram identificadas através das bases de dados Scielo e Pubmed. Foi possível observar que esse trabalho atendeu a proposta de mostrar mais sobre os tipos de violência obstétrica, explicou como elas acontecem e como a enfermagem pode prevenir e tratar essa ação. Inclusive, ficou nítido que muitas ações humanizadas podem ser praticadas pela enfermagem e isso ajuda a mulher a entendê-la melhor e agir de maneira autônoma. As práticas integrativas e complementares, por exemplo, são práticas interessantes a serem utilizadas, tanto antes, quanto durante o parto e até mesmo após tratando a mulher que sofreu violência no parto.2023-05-19T18:54:13Z2023-05-19T18:54:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54414SILVA, Erica Dos Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-19T18:54:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54414Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-19T18:54:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-19T18:54:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica
title Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica
spellingShingle Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica
SILVA, Erica Dos Santos
Direitos da mulher
Enfermagem e obstetrícia
Parto
Violência obstétrica
title_short Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica
title_full Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica
title_fullStr Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica
title_full_unstemmed Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica
title_sort Cuidados de enfermagem na prevenção e tratamento no agravo da violência obstétrica
author SILVA, Erica Dos Santos
author_facet SILVA, Erica Dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Erica Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos da mulher
Enfermagem e obstetrícia
Parto
Violência obstétrica
topic Direitos da mulher
Enfermagem e obstetrícia
Parto
Violência obstétrica
description A violência obstétrica é considerada um problema de saúde púbica e torna-se assunto de diversos debates no mundo inteiro. Verifica-se a necessidade de intensivas iniciativas que visem contribuir para minimizar os agravos em decorrência do em trabalho de parto. A enfermagem tem um papel muito importante no cuidado à mulher, atuando como agente de conscientização da assistência humanizada. O objetivo geral do trabalho foi descrever a importância da atuação da enfermagem na promoção de estratégias preventivas e cuidados com as vítimas de violência obstétrica. Para a elaboração desse trabalho foram utilizadas várias revisões bibliográficas e artigos científicos como método de pesquisa. Foi feita uma pesquisa bibliográfica descritiva, com abordagem qualitativa. As fontes bibliográficas foram identificadas através das bases de dados Scielo e Pubmed. Foi possível observar que esse trabalho atendeu a proposta de mostrar mais sobre os tipos de violência obstétrica, explicou como elas acontecem e como a enfermagem pode prevenir e tratar essa ação. Inclusive, ficou nítido que muitas ações humanizadas podem ser praticadas pela enfermagem e isso ajuda a mulher a entendê-la melhor e agir de maneira autônoma. As práticas integrativas e complementares, por exemplo, são práticas interessantes a serem utilizadas, tanto antes, quanto durante o parto e até mesmo após tratando a mulher que sofreu violência no parto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-19T18:54:13Z
2023-05-19T18:54:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54414
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672955960426496