O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/584 |
Resumo: | Esta investigação é parte do estágio profissionalizante do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. O trabalho tem como propósito abordar a relação existente entre o contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores, bem como analisar de que modo a formação de professores permite o desenvolvimento de um perfil docente capaz de promover a educação intercultural. Para tal, metodologia mista foi contemplada como a mais indicada para recolher, analisar e apresentar os dados empíricos essenciais e, desse modo, aprofundar os objetivos estabelecidos e delinear algumas respostas aos dilemas subjacentes à temática. Os resultados obtidos permitem constatar a dificuldade que as professoras sentem em adaptar os conteúdos programáticos e as metas de aprendizagem aos interesses dos diferentes alunos e turmas. Ambas as professoras consideram importante estabelecer uma relação estreita entre a escola e o contexto dos alunos, porém argumentam que os programas disciplinares em Portugal são extensos, têm demasiado números de alunos por turma, e o tempo disponível não é suficiente para realizarem um trabalho mais individualizado. |
id |
Liberato_0bfdc732747f79046eca451138512735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/584 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em PortugalEsta investigação é parte do estágio profissionalizante do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. O trabalho tem como propósito abordar a relação existente entre o contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores, bem como analisar de que modo a formação de professores permite o desenvolvimento de um perfil docente capaz de promover a educação intercultural. Para tal, metodologia mista foi contemplada como a mais indicada para recolher, analisar e apresentar os dados empíricos essenciais e, desse modo, aprofundar os objetivos estabelecidos e delinear algumas respostas aos dilemas subjacentes à temática. Os resultados obtidos permitem constatar a dificuldade que as professoras sentem em adaptar os conteúdos programáticos e as metas de aprendizagem aos interesses dos diferentes alunos e turmas. Ambas as professoras consideram importante estabelecer uma relação estreita entre a escola e o contexto dos alunos, porém argumentam que os programas disciplinares em Portugal são extensos, têm demasiado números de alunos por turma, e o tempo disponível não é suficiente para realizarem um trabalho mais individualizado.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/584Revista Liberato; v. 20 n. 33 (2019): Revista Liberato; 7-162178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/584/pdfCopyright (c) 2019 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Isabel Vilas BoasNeves, IvoneTrevisan, Gabriela de Pina2023-04-26T17:45:50Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/584Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-04-26T17:45:50Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal |
title |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal |
spellingShingle |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal Carneiro, Isabel Vilas Boas |
title_short |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal |
title_full |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal |
title_fullStr |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal |
title_full_unstemmed |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal |
title_sort |
O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal |
author |
Carneiro, Isabel Vilas Boas |
author_facet |
Carneiro, Isabel Vilas Boas Neves, Ivone Trevisan, Gabriela de Pina |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Ivone Trevisan, Gabriela de Pina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Isabel Vilas Boas Neves, Ivone Trevisan, Gabriela de Pina |
description |
Esta investigação é parte do estágio profissionalizante do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. O trabalho tem como propósito abordar a relação existente entre o contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores, bem como analisar de que modo a formação de professores permite o desenvolvimento de um perfil docente capaz de promover a educação intercultural. Para tal, metodologia mista foi contemplada como a mais indicada para recolher, analisar e apresentar os dados empíricos essenciais e, desse modo, aprofundar os objetivos estabelecidos e delinear algumas respostas aos dilemas subjacentes à temática. Os resultados obtidos permitem constatar a dificuldade que as professoras sentem em adaptar os conteúdos programáticos e as metas de aprendizagem aos interesses dos diferentes alunos e turmas. Ambas as professoras consideram importante estabelecer uma relação estreita entre a escola e o contexto dos alunos, porém argumentam que os programas disciplinares em Portugal são extensos, têm demasiado números de alunos por turma, e o tempo disponível não é suficiente para realizarem um trabalho mais individualizado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/584 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/584/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 20 n. 33 (2019): Revista Liberato; 7-16 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066967978344448 |