Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscila Morgana Galdino dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207
Resumo: This paper analyzes the teaching profession in the EJA. The objective of the general study in the education of educational and educational context in the education of Youth and adult-EJA. The authors used to refer to this work, which deal with themes within Public Policies, regarding Education were: Carneiro (2015), Toschi; Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). On the Public Educational Policies, through the EJA Mode we have a reference from Haddad; Ximenes (2014), Federal Constitution (1988); LDB 9394/96, Opinion CNE / CEB 11/2000. The teaching was analyzed through authors such as Pimenta (1999), Farias (et al., 2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Demo (1985), Silva and Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). The data were analyzed through the analysis of 5 teachers in the EJA in a municipal school in João Pessoa, being configured as a case study. A content analysis will be performed through data evaluation. The pretension on the results obtained for the educational area a criticism on the education in the EJA, in a way that allows a critical look on the daily education.
id UFPB_027a00888a384ab106a3527bff2f8bd4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/15207
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto socioculturalProfissão docentePolíticas educacionaisEducação de jovens e adultosTeaching professionEducational policiesYouth and adult educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis paper analyzes the teaching profession in the EJA. The objective of the general study in the education of educational and educational context in the education of Youth and adult-EJA. The authors used to refer to this work, which deal with themes within Public Policies, regarding Education were: Carneiro (2015), Toschi; Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). On the Public Educational Policies, through the EJA Mode we have a reference from Haddad; Ximenes (2014), Federal Constitution (1988); LDB 9394/96, Opinion CNE / CEB 11/2000. The teaching was analyzed through authors such as Pimenta (1999), Farias (et al., 2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Demo (1985), Silva and Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). The data were analyzed through the analysis of 5 teachers in the EJA in a municipal school in João Pessoa, being configured as a case study. A content analysis will be performed through data evaluation. The pretension on the results obtained for the educational area a criticism on the education in the EJA, in a way that allows a critical look on the daily education.NenhumaEste trabalho analisa a profissão Docente na EJA. Tem como o objetivo geral analisar as práticas pedagógicas dos professores da modalidade da Educação de Jovens e adultos-EJA, à luz das políticas educacionais e dos contextos socioculturais. Os autores utilizados para referenciar este trabalho, que trata sobre temas dentro das Políticas Públicas, no tocante à Educação foram: Carneiro (2015), Toschi;Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). Quanto à materialização das Políticas Públicas Educacionais, através da Modalidade EJA temos a referência de Haddad; Ximenes (2014), Constituição Federal (1988); LDB 9394/96, Parecer CNE/CEB 11/2000. A Docência foi analisada através de autores como Pimenta (1999), Farias (et al.,2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Quanto a Pesquisa, com enfoque qualitativo recorremos aos seguintes autores Demo (1985), Silva e Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). Os dados foram obtidos através de análise de entrevistas com 5 professores que lecionam na EJA em uma Escola Municipal de João Pessoa, configurando-se como um Estudo de Caso. A análise de conteúdo será a forma pela qual os dados serão avaliados. A pretensão sobre os resultados é trazer para área educacional uma reflexão sobre a Docência na Modalidade EJA, de forma que possibilite um olhar crítico sobre o cotidiano educativo.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBRodrigues, Janine Marta Coelhohttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531Santos, Priscila Morgana Galdino dos2019-08-06T19:16:03Z2019-08-062019-08-06T19:16:03Z2018-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-08-06T19:16:34Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/15207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-08-06T19:16:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
title Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
spellingShingle Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
Santos, Priscila Morgana Galdino dos
Profissão docente
Políticas educacionais
Educação de jovens e adultos
Teaching profession
Educational policies
Youth and adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
title_full Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
title_fullStr Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
title_full_unstemmed Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
title_sort Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
author Santos, Priscila Morgana Galdino dos
author_facet Santos, Priscila Morgana Galdino dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Janine Marta Coelho
http://lattes.cnpq.br/8491430816252531
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Priscila Morgana Galdino dos
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão docente
Políticas educacionais
Educação de jovens e adultos
Teaching profession
Educational policies
Youth and adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Profissão docente
Políticas educacionais
Educação de jovens e adultos
Teaching profession
Educational policies
Youth and adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper analyzes the teaching profession in the EJA. The objective of the general study in the education of educational and educational context in the education of Youth and adult-EJA. The authors used to refer to this work, which deal with themes within Public Policies, regarding Education were: Carneiro (2015), Toschi; Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). On the Public Educational Policies, through the EJA Mode we have a reference from Haddad; Ximenes (2014), Federal Constitution (1988); LDB 9394/96, Opinion CNE / CEB 11/2000. The teaching was analyzed through authors such as Pimenta (1999), Farias (et al., 2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Demo (1985), Silva and Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). The data were analyzed through the analysis of 5 teachers in the EJA in a municipal school in João Pessoa, being configured as a case study. A content analysis will be performed through data evaluation. The pretension on the results obtained for the educational area a criticism on the education in the EJA, in a way that allows a critical look on the daily education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24
2019-08-06T19:16:03Z
2019-08-06
2019-08-06T19:16:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842951993688064