Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Edimar
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fischer, Beatriz Terezinha Daudt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5
Resumo: O estudo desdobra fatos e reflexões em torno da trajetória docente de uma professora primária cujo trabalho se desenvolveu no meio rural de Novo Hamburgo (RS), Brasil. Mais especificamente, analisa partes da docência no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). Busca-se entender como as memórias de formação e de práticas possibilitaram conhecer e recompor possíveis cenários do ensino rural em classes multisseriadas, mesmo identificando marcas das políticas educacionais daquela época. A pesquisa é de natureza qualitativa com metodologia de história oral e entrevistas com questões semiestruturadas, as quais são analisadas sob a perspectiva da História Cultural. Fragmentos de memória advindos da narrativa da “professora Gersy” permitem singularizá-la como uma típica docente do meio rural e importante protagonista da história da educação pública municipal rural naquele período.
id Liberato_4c67986d8014738c621400448b30f7f2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/5
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RSO estudo desdobra fatos e reflexões em torno da trajetória docente de uma professora primária cujo trabalho se desenvolveu no meio rural de Novo Hamburgo (RS), Brasil. Mais especificamente, analisa partes da docência no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). Busca-se entender como as memórias de formação e de práticas possibilitaram conhecer e recompor possíveis cenários do ensino rural em classes multisseriadas, mesmo identificando marcas das políticas educacionais daquela época. A pesquisa é de natureza qualitativa com metodologia de história oral e entrevistas com questões semiestruturadas, as quais são analisadas sob a perspectiva da História Cultural. Fragmentos de memória advindos da narrativa da “professora Gersy” permitem singularizá-la como uma típica docente do meio rural e importante protagonista da história da educação pública municipal rural naquele período.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5Revista Liberato; v. 13 n. 20 (2012): Revista Liberato; 97 - 1122178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5/3Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José EdimarFischer, Beatriz Terezinha Daudt2023-01-12T18:36:22Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/5Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:22Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
title Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
spellingShingle Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
Souza, José Edimar
title_short Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
title_full Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
title_fullStr Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
title_full_unstemmed Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
title_sort Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
author Souza, José Edimar
author_facet Souza, José Edimar
Fischer, Beatriz Terezinha Daudt
author_role author
author2 Fischer, Beatriz Terezinha Daudt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Edimar
Fischer, Beatriz Terezinha Daudt
description O estudo desdobra fatos e reflexões em torno da trajetória docente de uma professora primária cujo trabalho se desenvolveu no meio rural de Novo Hamburgo (RS), Brasil. Mais especificamente, analisa partes da docência no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). Busca-se entender como as memórias de formação e de práticas possibilitaram conhecer e recompor possíveis cenários do ensino rural em classes multisseriadas, mesmo identificando marcas das políticas educacionais daquela época. A pesquisa é de natureza qualitativa com metodologia de história oral e entrevistas com questões semiestruturadas, as quais são analisadas sob a perspectiva da História Cultural. Fragmentos de memória advindos da narrativa da “professora Gersy” permitem singularizá-la como uma típica docente do meio rural e importante protagonista da história da educação pública municipal rural naquele período.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5/3
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 13 n. 20 (2012): Revista Liberato; 97 - 112
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066968028676096