Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5 |
Resumo: | O estudo desdobra fatos e reflexões em torno da trajetória docente de uma professora primária cujo trabalho se desenvolveu no meio rural de Novo Hamburgo (RS), Brasil. Mais especificamente, analisa partes da docência no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). Busca-se entender como as memórias de formação e de práticas possibilitaram conhecer e recompor possíveis cenários do ensino rural em classes multisseriadas, mesmo identificando marcas das políticas educacionais daquela época. A pesquisa é de natureza qualitativa com metodologia de história oral e entrevistas com questões semiestruturadas, as quais são analisadas sob a perspectiva da História Cultural. Fragmentos de memória advindos da narrativa da “professora Gersy” permitem singularizá-la como uma típica docente do meio rural e importante protagonista da história da educação pública municipal rural naquele período. |
id |
Liberato_4c67986d8014738c621400448b30f7f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/5 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RSO estudo desdobra fatos e reflexões em torno da trajetória docente de uma professora primária cujo trabalho se desenvolveu no meio rural de Novo Hamburgo (RS), Brasil. Mais especificamente, analisa partes da docência no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). Busca-se entender como as memórias de formação e de práticas possibilitaram conhecer e recompor possíveis cenários do ensino rural em classes multisseriadas, mesmo identificando marcas das políticas educacionais daquela época. A pesquisa é de natureza qualitativa com metodologia de história oral e entrevistas com questões semiestruturadas, as quais são analisadas sob a perspectiva da História Cultural. Fragmentos de memória advindos da narrativa da “professora Gersy” permitem singularizá-la como uma típica docente do meio rural e importante protagonista da história da educação pública municipal rural naquele período.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5Revista Liberato; v. 13 n. 20 (2012): Revista Liberato; 97 - 1122178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5/3Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José EdimarFischer, Beatriz Terezinha Daudt2023-01-12T18:36:22Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/5Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:22Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS |
title |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS |
spellingShingle |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS Souza, José Edimar |
title_short |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS |
title_full |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS |
title_fullStr |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS |
title_full_unstemmed |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS |
title_sort |
Formação e prática no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945): memórias da professora Maria Gersy Höher Thiesen em Novo Hamburgo/RS |
author |
Souza, José Edimar |
author_facet |
Souza, José Edimar Fischer, Beatriz Terezinha Daudt |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Beatriz Terezinha Daudt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Edimar Fischer, Beatriz Terezinha Daudt |
description |
O estudo desdobra fatos e reflexões em torno da trajetória docente de uma professora primária cujo trabalho se desenvolveu no meio rural de Novo Hamburgo (RS), Brasil. Mais especificamente, analisa partes da docência no contexto do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). Busca-se entender como as memórias de formação e de práticas possibilitaram conhecer e recompor possíveis cenários do ensino rural em classes multisseriadas, mesmo identificando marcas das políticas educacionais daquela época. A pesquisa é de natureza qualitativa com metodologia de história oral e entrevistas com questões semiestruturadas, as quais são analisadas sob a perspectiva da História Cultural. Fragmentos de memória advindos da narrativa da “professora Gersy” permitem singularizá-la como uma típica docente do meio rural e importante protagonista da história da educação pública municipal rural naquele período. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/5/3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 13 n. 20 (2012): Revista Liberato; 97 - 112 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066968028676096 |