Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Laura Tereza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Alcina Manuela de Oliveira, Carvalho, Margarida Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar as práticas de liderança no processo de gestão que caracterizam a cultura organizacional de uma instituição e ajudem a promover uma escola de qualidade. Centrada numa instituição de ensino médio no município de Aracaju (SE), esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como um estudo que abrangeu, para além do diretor, dos coordenadores pedagógicos e dos docentes. Entrevista estruturada e questionário foram escolhidos como instrumentos de coleta de dados. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias relativas aos tipos de liderança, o que permitiu perceber uma tendência para um modelo de gestão democrática, adotado pelo diretor da escola. O estudo concluiu que a liderança exercida é satisfatória, contribuindo para a cultura da qualidade por todo o processo educativo.
id Liberato_5395f061030b3c0729db79bb4bd69797
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/525
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola públicaEste estudo tem como objetivo identificar as práticas de liderança no processo de gestão que caracterizam a cultura organizacional de uma instituição e ajudem a promover uma escola de qualidade. Centrada numa instituição de ensino médio no município de Aracaju (SE), esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como um estudo que abrangeu, para além do diretor, dos coordenadores pedagógicos e dos docentes. Entrevista estruturada e questionário foram escolhidos como instrumentos de coleta de dados. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias relativas aos tipos de liderança, o que permitiu perceber uma tendência para um modelo de gestão democrática, adotado pelo diretor da escola. O estudo concluiu que a liderança exercida é satisfatória, contribuindo para a cultura da qualidade por todo o processo educativo.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525Revista Liberato; v. 18 n. 29 (2017): Revista Liberato; 19-282178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525/305Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Laura TerezaMartins, Alcina Manuela de OliveiraCarvalho, Margarida Alice2018-08-27T18:20:18Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/525Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-27T18:20:18Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública
title Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública
spellingShingle Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública
de Souza, Laura Tereza
title_short Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública
title_full Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública
title_fullStr Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública
title_full_unstemmed Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública
title_sort Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública
author de Souza, Laura Tereza
author_facet de Souza, Laura Tereza
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Carvalho, Margarida Alice
author_role author
author2 Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Carvalho, Margarida Alice
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Laura Tereza
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Carvalho, Margarida Alice
description Este estudo tem como objetivo identificar as práticas de liderança no processo de gestão que caracterizam a cultura organizacional de uma instituição e ajudem a promover uma escola de qualidade. Centrada numa instituição de ensino médio no município de Aracaju (SE), esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como um estudo que abrangeu, para além do diretor, dos coordenadores pedagógicos e dos docentes. Entrevista estruturada e questionário foram escolhidos como instrumentos de coleta de dados. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias relativas aos tipos de liderança, o que permitiu perceber uma tendência para um modelo de gestão democrática, adotado pelo diretor da escola. O estudo concluiu que a liderança exercida é satisfatória, contribuindo para a cultura da qualidade por todo o processo educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525/305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 18 n. 29 (2017): Revista Liberato; 19-28
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969233489920