Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Noel, Fabiana Jung, Jung, Carlos Fernando, Caten, Carla S. ten
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/162
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didáticopedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.
id Liberato_7943eaeb9049e081a974c0b0dfab0d55
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/162
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFDEste artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didáticopedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/162Revista Liberato; v. 11 n. 16 (2010): Revista Liberato; 169-1782178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/162/152Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUnterleider, Carlos Eduardo AppolloNoel, Fabiana JungJung, Carlos FernandoCaten, Carla S. ten2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/162Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
spellingShingle Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
title_short Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title_full Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title_fullStr Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title_full_unstemmed Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
title_sort Percepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFD
author Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
author_facet Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
Noel, Fabiana Jung
Jung, Carlos Fernando
Caten, Carla S. ten
author_role author
author2 Noel, Fabiana Jung
Jung, Carlos Fernando
Caten, Carla S. ten
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Unterleider, Carlos Eduardo Appollo
Noel, Fabiana Jung
Jung, Carlos Fernando
Caten, Carla S. ten
description Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didáticopedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/162
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/162/152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 11 n. 16 (2010): Revista Liberato; 169-178
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969076203520