Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/707
Resumo: O presente artigo trata de um ensaio teórico sobre o papel da Iniciação Científica, a partir de uma análise piagetiana nos processos de construção de conhecimento. Para isso, a autora realizou uma revisão sobre os conceitos de Piaget voltados para a estruturação mental progressiva, que é uma condição necessária para as aprendizagens. Os termos abstração empírica, reflexionante, pseudo-empírica e refletida, bem como a tomada de consciência são retomados e relacionados às condutas investigativas dos estudantes da Educação Básica, no momento em que buscam compreender e explicar os fenômenos estudados, através de atividades que envolvam pesquisa científica. Neste artigo, propõe-se que a Iniciação Científica é uma potente fonte de construção de conhecimento que gera autonomia, aprendizagem significativa, exercício de argumentação lógica e capacidade de sistematização investigativa precoce dos estudantes.
id Liberato_ac44bf4fbb5aabba06e13b41e04cd03b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/707
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantesO presente artigo trata de um ensaio teórico sobre o papel da Iniciação Científica, a partir de uma análise piagetiana nos processos de construção de conhecimento. Para isso, a autora realizou uma revisão sobre os conceitos de Piaget voltados para a estruturação mental progressiva, que é uma condição necessária para as aprendizagens. Os termos abstração empírica, reflexionante, pseudo-empírica e refletida, bem como a tomada de consciência são retomados e relacionados às condutas investigativas dos estudantes da Educação Básica, no momento em que buscam compreender e explicar os fenômenos estudados, através de atividades que envolvam pesquisa científica. Neste artigo, propõe-se que a Iniciação Científica é uma potente fonte de construção de conhecimento que gera autonomia, aprendizagem significativa, exercício de argumentação lógica e capacidade de sistematização investigativa precoce dos estudantes.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2022-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/707Revista Liberato; v. 22 n. 38 (2021): Revista Liberato; 141-1522178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/707/446https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKebach, Patrícia Fernanda Carmem2022-01-04T12:50:44Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/707Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2022-01-04T12:50:44Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes
title Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes
spellingShingle Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes
Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
title_short Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes
title_full Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes
title_fullStr Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes
title_full_unstemmed Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes
title_sort Iniciação Científica na Educação Básica: uma ferramenta essencial para a mobilização mental e construção de conhecimento dos estudantes
author Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
author_facet Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kebach, Patrícia Fernanda Carmem
description O presente artigo trata de um ensaio teórico sobre o papel da Iniciação Científica, a partir de uma análise piagetiana nos processos de construção de conhecimento. Para isso, a autora realizou uma revisão sobre os conceitos de Piaget voltados para a estruturação mental progressiva, que é uma condição necessária para as aprendizagens. Os termos abstração empírica, reflexionante, pseudo-empírica e refletida, bem como a tomada de consciência são retomados e relacionados às condutas investigativas dos estudantes da Educação Básica, no momento em que buscam compreender e explicar os fenômenos estudados, através de atividades que envolvam pesquisa científica. Neste artigo, propõe-se que a Iniciação Científica é uma potente fonte de construção de conhecimento que gera autonomia, aprendizagem significativa, exercício de argumentação lógica e capacidade de sistematização investigativa precoce dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/707
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/707/446
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 22 n. 38 (2021): Revista Liberato; 141-152
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969683329024