Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Eduardo Britto Velho de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bona, Aline Silva de, Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273110
Resumo: O artigo é uma articulação teórica entre as propostas pedagógicas denominadas Projeto de Aprendizagem e Iniciação Científica aplicados à Educação Básica nas aulas de Matemática, associada a um estudo de caso que faz uso do Fazer e Compreender da teoria Piagetiana para explorar uma releitura da ação dos estudantes em processo de aprender a aprender Matemática. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos estudantes um aprender a aprender Matemática valendo-se de sua curiosidade na forma da Iniciação Científica, e dos recursos que os mobilizam, como as tecnologias digitais. O metódo desta investigação é um estudo bibliográfico e prático em relação ao estudo de caso, e aponta como resultados a aprendizagem de Matemática através da Iniciação Científica na Educação Básica e a participação efetiva dos estudantes em sala de aula, presencial ou online, com autonomia e responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem.
id UFRGS-2_6e23a3bcb1dedc3f03ad98fad1fe2785
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273110
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mattos, Eduardo Britto Velho deBona, Aline Silva deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2024-03-08T05:01:09Z20161850-9959http://hdl.handle.net/10183/273110001094514O artigo é uma articulação teórica entre as propostas pedagógicas denominadas Projeto de Aprendizagem e Iniciação Científica aplicados à Educação Básica nas aulas de Matemática, associada a um estudo de caso que faz uso do Fazer e Compreender da teoria Piagetiana para explorar uma releitura da ação dos estudantes em processo de aprender a aprender Matemática. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos estudantes um aprender a aprender Matemática valendo-se de sua curiosidade na forma da Iniciação Científica, e dos recursos que os mobilizam, como as tecnologias digitais. O metódo desta investigação é um estudo bibliográfico e prático em relação ao estudo de caso, e aponta como resultados a aprendizagem de Matemática através da Iniciação Científica na Educação Básica e a participação efetiva dos estudantes em sala de aula, presencial ou online, com autonomia e responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem.This article is a theorical link between the so-called pedagogical proposals Learning Project and scientific research applied to Primary Education in Mathematics classes, associated with a case study that makes use of the Making and Understanding of Piagetian theory to explore a retelling of the action students learning to learn mathematics process. The aim of this study is to provide students learning to learn mathematics reliant on their curiosity in the form of scientific research, and resources that inform them, how digital technologies. The method of this research is a literature study and pratical in relation to the case study, and points out how the learning outcomes of Mathematics by Scientific Initiation in Primary Education and the effective participation of students in class, in person or online room with autonomy and responsibility for their learning process.application/pdfengRevista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación. La Plata. Vol. 18 (dic. 2016), p. 41-50Projeto pedagógicoIniciação científicaIntervenção pedagógicaLearning ProjectsScientific Initiation in Primary EducationMaking and UnderstandingTeacher InterventionIniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094514.pdf.txt001094514.pdf.txtExtracted Texttext/plain43084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273110/2/001094514.pdf.txt39e01420221860779ba3cb0692a90c9bMD52ORIGINAL001094514.pdfTexto completoapplication/pdf771254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273110/1/001094514.pdfbf8abaf53dc35e82bef664d717a32d71MD5110183/2731102024-03-09 05:03:56.515009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-09T08:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
title Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
spellingShingle Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
Mattos, Eduardo Britto Velho de
Projeto pedagógico
Iniciação científica
Intervenção pedagógica
Learning Projects
Scientific Initiation in Primary Education
Making and Understanding
Teacher Intervention
title_short Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
title_full Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
title_fullStr Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
title_full_unstemmed Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
title_sort Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
author Mattos, Eduardo Britto Velho de
author_facet Mattos, Eduardo Britto Velho de
Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Eduardo Britto Velho de
Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Iniciação científica
Intervenção pedagógica
topic Projeto pedagógico
Iniciação científica
Intervenção pedagógica
Learning Projects
Scientific Initiation in Primary Education
Making and Understanding
Teacher Intervention
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning Projects
Scientific Initiation in Primary Education
Making and Understanding
Teacher Intervention
description O artigo é uma articulação teórica entre as propostas pedagógicas denominadas Projeto de Aprendizagem e Iniciação Científica aplicados à Educação Básica nas aulas de Matemática, associada a um estudo de caso que faz uso do Fazer e Compreender da teoria Piagetiana para explorar uma releitura da ação dos estudantes em processo de aprender a aprender Matemática. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos estudantes um aprender a aprender Matemática valendo-se de sua curiosidade na forma da Iniciação Científica, e dos recursos que os mobilizam, como as tecnologias digitais. O metódo desta investigação é um estudo bibliográfico e prático em relação ao estudo de caso, e aponta como resultados a aprendizagem de Matemática através da Iniciação Científica na Educação Básica e a participação efetiva dos estudantes em sala de aula, presencial ou online, com autonomia e responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-08T05:01:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273110
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1850-9959
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094514
identifier_str_mv 1850-9959
001094514
url http://hdl.handle.net/10183/273110
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación. La Plata. Vol. 18 (dic. 2016), p. 41-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273110/2/001094514.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273110/1/001094514.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39e01420221860779ba3cb0692a90c9b
bf8abaf53dc35e82bef664d717a32d71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225113676283904