O contexto social da aprendizagem de gerentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Anielson Barbosa da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000600003
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a influência do contexto social na aprendizagem gerencial. Existem várias abordagens teóricas para compreender como os gerentes aprendem, e no artigo discutem-se algumas dessas perspectivas, focalizando uma perspectiva interacionista que destaca a interação com o ambiente e o contexto como mediadores do processo de aprendizagem. A aprendizagem gerencial é uma abordagem que surgiu para suprir um gap entre a teoria e a prática da educação e do desenvolvimento gerencial. Existem evidências de que a aprendizagem não é apenas um fenômeno individual, mas coletivo, e que ocorre em um contexto de participação social. Conclui-se que os programas de aprendizagem gerencial devem buscar compatibilizar o desenvolvimento de conhecimentos técnicos vinculados à educação com o desenvolvimento de habilidades gerenciais e a mudança nas perspectivas de significados, por meio da vivência de experiências em situações ricas em aprendizagem, revelando o seu caráter transformador e emancipatório.
id MACKENZIE-2_c0ae264699a6eb6ae30edb3f088d3f28
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712008000600003
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling O contexto social da aprendizagem de gerentesContexto socialGerenteAprendizagemExperiênciaReflexãoO artigo tem como objetivo analisar a influência do contexto social na aprendizagem gerencial. Existem várias abordagens teóricas para compreender como os gerentes aprendem, e no artigo discutem-se algumas dessas perspectivas, focalizando uma perspectiva interacionista que destaca a interação com o ambiente e o contexto como mediadores do processo de aprendizagem. A aprendizagem gerencial é uma abordagem que surgiu para suprir um gap entre a teoria e a prática da educação e do desenvolvimento gerencial. Existem evidências de que a aprendizagem não é apenas um fenômeno individual, mas coletivo, e que ocorre em um contexto de participação social. Conclui-se que os programas de aprendizagem gerencial devem buscar compatibilizar o desenvolvimento de conhecimentos técnicos vinculados à educação com o desenvolvimento de habilidades gerenciais e a mudança nas perspectivas de significados, por meio da vivência de experiências em situações ricas em aprendizagem, revelando o seu caráter transformador e emancipatório.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000600003RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.6 2008reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712008000600003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Anielson Barbosa dapor2012-02-15T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712008000600003Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2012-02-15T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto social da aprendizagem de gerentes
title O contexto social da aprendizagem de gerentes
spellingShingle O contexto social da aprendizagem de gerentes
Silva,Anielson Barbosa da
Contexto social
Gerente
Aprendizagem
Experiência
Reflexão
title_short O contexto social da aprendizagem de gerentes
title_full O contexto social da aprendizagem de gerentes
title_fullStr O contexto social da aprendizagem de gerentes
title_full_unstemmed O contexto social da aprendizagem de gerentes
title_sort O contexto social da aprendizagem de gerentes
author Silva,Anielson Barbosa da
author_facet Silva,Anielson Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Anielson Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto social
Gerente
Aprendizagem
Experiência
Reflexão
topic Contexto social
Gerente
Aprendizagem
Experiência
Reflexão
description O artigo tem como objetivo analisar a influência do contexto social na aprendizagem gerencial. Existem várias abordagens teóricas para compreender como os gerentes aprendem, e no artigo discutem-se algumas dessas perspectivas, focalizando uma perspectiva interacionista que destaca a interação com o ambiente e o contexto como mediadores do processo de aprendizagem. A aprendizagem gerencial é uma abordagem que surgiu para suprir um gap entre a teoria e a prática da educação e do desenvolvimento gerencial. Existem evidências de que a aprendizagem não é apenas um fenômeno individual, mas coletivo, e que ocorre em um contexto de participação social. Conclui-se que os programas de aprendizagem gerencial devem buscar compatibilizar o desenvolvimento de conhecimentos técnicos vinculados à educação com o desenvolvimento de habilidades gerenciais e a mudança nas perspectivas de significados, por meio da vivência de experiências em situações ricas em aprendizagem, revelando o seu caráter transformador e emancipatório.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000600003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000600003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712008000600003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.6 2008
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648010268672