AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS,CRISTIANE PIZZUTTI DOS
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: FERNANDES,DANIEL VON DER HEYDE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712006000200011
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo é a avaliação, no contexto brasileiro, da escala Consumer Style Inventory (CSI), desenvolvida por Sproles e Kendall (1986), que investiga os estilos de tomada de decisão dos consumidores. A presente pesquisa tem como foco os jovens, uma vez que poucos estudos têm investigado a tomada de decisão desta população, apesar de as experiências vivenciadas na adolescência influenciarem o comportamento dos indivíduos durante sua vida adulta e do fato de os adolescentes serem cada vez mais responsáveis por suas decisões de consumo e influenciarem fortemente as decisões familiares. Desta forma, a partir de um survey com 464 adolescentes, a escala foi avaliada, purificada e validada. Primeiramente, por meio de verificações da validade de conteúdo. Após, a amostra foi dividida aleatoriamente em duas: a primeira serviu à purificação das medidas e a segunda, à validação do modelo de mensuração. Os resultados indicam, de modo geral, um agrupamento bastante similar ao do estudo inicial e a confiabilidade e validade do instrumento no ambiente testado, com pequenas adaptações necessárias - um item de cada um dos seguintes estilos: orientados pela moda, pela marca, hedônico, e dois itens do estilo impulsivo revelaram fraca diferenciação entre os fatores, fraca identificação com seus respectivos estilos ou, ainda, indicaram melhoria significativa do modelo de medidas ao serem retirados, justificando a sua exclusão.
id MACKENZIE-2_dd3e21a275bf9e71776a44234b7ca833
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712006000200011
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIROEstilos de tomada de decisãoAdolescentesAvaliação de escalaTaxono-miaPadrões de comportamento do consumidorRESUMO O objetivo deste estudo é a avaliação, no contexto brasileiro, da escala Consumer Style Inventory (CSI), desenvolvida por Sproles e Kendall (1986), que investiga os estilos de tomada de decisão dos consumidores. A presente pesquisa tem como foco os jovens, uma vez que poucos estudos têm investigado a tomada de decisão desta população, apesar de as experiências vivenciadas na adolescência influenciarem o comportamento dos indivíduos durante sua vida adulta e do fato de os adolescentes serem cada vez mais responsáveis por suas decisões de consumo e influenciarem fortemente as decisões familiares. Desta forma, a partir de um survey com 464 adolescentes, a escala foi avaliada, purificada e validada. Primeiramente, por meio de verificações da validade de conteúdo. Após, a amostra foi dividida aleatoriamente em duas: a primeira serviu à purificação das medidas e a segunda, à validação do modelo de mensuração. Os resultados indicam, de modo geral, um agrupamento bastante similar ao do estudo inicial e a confiabilidade e validade do instrumento no ambiente testado, com pequenas adaptações necessárias - um item de cada um dos seguintes estilos: orientados pela moda, pela marca, hedônico, e dois itens do estilo impulsivo revelaram fraca diferenciação entre os fatores, fraca identificação com seus respectivos estilos ou, ainda, indicaram melhoria significativa do modelo de medidas ao serem retirados, justificando a sua exclusão.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712006000200011RAM. Revista de Administração Mackenzie v.7 n.2 2006reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712006/administracao.v7n2p11-38info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS,CRISTIANE PIZZUTTI DOSFERNANDES,DANIEL VON DER HEYDEpor2020-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712006000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2020-09-18T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO
title AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO
spellingShingle AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO
SANTOS,CRISTIANE PIZZUTTI DOS
Estilos de tomada de decisão
Adolescentes
Avaliação de escala
Taxono-mia
Padrões de comportamento do consumidor
title_short AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO
title_full AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO
title_fullStr AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO
title_sort AVALIAÇÃO DA ESCALA CONSUMER STYLE INVENTORY (CSI) NO CONTEXTO BRASILEIRO
author SANTOS,CRISTIANE PIZZUTTI DOS
author_facet SANTOS,CRISTIANE PIZZUTTI DOS
FERNANDES,DANIEL VON DER HEYDE
author_role author
author2 FERNANDES,DANIEL VON DER HEYDE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS,CRISTIANE PIZZUTTI DOS
FERNANDES,DANIEL VON DER HEYDE
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de tomada de decisão
Adolescentes
Avaliação de escala
Taxono-mia
Padrões de comportamento do consumidor
topic Estilos de tomada de decisão
Adolescentes
Avaliação de escala
Taxono-mia
Padrões de comportamento do consumidor
description RESUMO O objetivo deste estudo é a avaliação, no contexto brasileiro, da escala Consumer Style Inventory (CSI), desenvolvida por Sproles e Kendall (1986), que investiga os estilos de tomada de decisão dos consumidores. A presente pesquisa tem como foco os jovens, uma vez que poucos estudos têm investigado a tomada de decisão desta população, apesar de as experiências vivenciadas na adolescência influenciarem o comportamento dos indivíduos durante sua vida adulta e do fato de os adolescentes serem cada vez mais responsáveis por suas decisões de consumo e influenciarem fortemente as decisões familiares. Desta forma, a partir de um survey com 464 adolescentes, a escala foi avaliada, purificada e validada. Primeiramente, por meio de verificações da validade de conteúdo. Após, a amostra foi dividida aleatoriamente em duas: a primeira serviu à purificação das medidas e a segunda, à validação do modelo de mensuração. Os resultados indicam, de modo geral, um agrupamento bastante similar ao do estudo inicial e a confiabilidade e validade do instrumento no ambiente testado, com pequenas adaptações necessárias - um item de cada um dos seguintes estilos: orientados pela moda, pela marca, hedônico, e dois itens do estilo impulsivo revelaram fraca diferenciação entre os fatores, fraca identificação com seus respectivos estilos ou, ainda, indicaram melhoria significativa do modelo de medidas ao serem retirados, justificando a sua exclusão.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712006000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712006000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-69712006/administracao.v7n2p11-38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.7 n.2 2006
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128647625441280