Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davidovitsch,Lia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva,Jorge Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100007
Resumo: Pesquisas ligadas à área de moda podem ter muito a contribuir com o entendimento do processo de consumo de bens simbólicos. Visando auxiliar o polo criador a buscar maior sintonia com as expectativas do consumidor, este trabalho objetivou analisar como a percepção dos valores simbólicos das roupas pode afetar o envolvimento do consumidor com vestuário e influir na percepção da importância dos diferentes atributos do produto. A pesquisa de campo, contando com 233 participantes, se restringiu ao consumidor masculino residente no Rio de Janeiro. A técnica da modelagem de equações estruturais testou um modelo teórico relacionando os principais conceitos e indicou bons índices de ajuste geral. O teste encontrou a percepção dos valores simbólicos exercendo uma influência significativa sobre os níveis de envolvimento com vestuário e apontou tal envolvimento como um mediador da relação entre a percepção dos valores simbólicos e a percepção da importância dos diferentes atributos das roupas.
id MACKENZIE-2_dea5b525b03e749c4c28900ab7d10084
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712010000100007
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em focoConsumo de bens simbólicosPercepção dos valores simbólicos das roupasEnvolvimento com vestuárioConsumidor masculinoModelagem de equações estruturaisPesquisas ligadas à área de moda podem ter muito a contribuir com o entendimento do processo de consumo de bens simbólicos. Visando auxiliar o polo criador a buscar maior sintonia com as expectativas do consumidor, este trabalho objetivou analisar como a percepção dos valores simbólicos das roupas pode afetar o envolvimento do consumidor com vestuário e influir na percepção da importância dos diferentes atributos do produto. A pesquisa de campo, contando com 233 participantes, se restringiu ao consumidor masculino residente no Rio de Janeiro. A técnica da modelagem de equações estruturais testou um modelo teórico relacionando os principais conceitos e indicou bons índices de ajuste geral. O teste encontrou a percepção dos valores simbólicos exercendo uma influência significativa sobre os níveis de envolvimento com vestuário e apontou tal envolvimento como um mediador da relação entre a percepção dos valores simbólicos e a percepção da importância dos diferentes atributos das roupas.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100007RAM. Revista de Administração Mackenzie v.11 n.1 2010reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712010000100007info:eu-repo/semantics/openAccessDavidovitsch,LiaSilva,Jorge Ferreira dapor2010-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712010000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2010-05-24T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
title Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
spellingShingle Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
Davidovitsch,Lia
Consumo de bens simbólicos
Percepção dos valores simbólicos das roupas
Envolvimento com vestuário
Consumidor masculino
Modelagem de equações estruturais
title_short Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
title_full Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
title_fullStr Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
title_full_unstemmed Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
title_sort Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
author Davidovitsch,Lia
author_facet Davidovitsch,Lia
Silva,Jorge Ferreira da
author_role author
author2 Silva,Jorge Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davidovitsch,Lia
Silva,Jorge Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de bens simbólicos
Percepção dos valores simbólicos das roupas
Envolvimento com vestuário
Consumidor masculino
Modelagem de equações estruturais
topic Consumo de bens simbólicos
Percepção dos valores simbólicos das roupas
Envolvimento com vestuário
Consumidor masculino
Modelagem de equações estruturais
description Pesquisas ligadas à área de moda podem ter muito a contribuir com o entendimento do processo de consumo de bens simbólicos. Visando auxiliar o polo criador a buscar maior sintonia com as expectativas do consumidor, este trabalho objetivou analisar como a percepção dos valores simbólicos das roupas pode afetar o envolvimento do consumidor com vestuário e influir na percepção da importância dos diferentes atributos do produto. A pesquisa de campo, contando com 233 participantes, se restringiu ao consumidor masculino residente no Rio de Janeiro. A técnica da modelagem de equações estruturais testou um modelo teórico relacionando os principais conceitos e indicou bons índices de ajuste geral. O teste encontrou a percepção dos valores simbólicos exercendo uma influência significativa sobre os níveis de envolvimento com vestuário e apontou tal envolvimento como um mediador da relação entre a percepção dos valores simbólicos e a percepção da importância dos diferentes atributos das roupas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712010000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.11 n.1 2010
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648350007296