Algumas implicações da percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100007 |
Resumo: | Pesquisas ligadas à área de moda podem ter muito a contribuir com o entendimento do processo de consumo de bens simbólicos. Visando auxiliar o polo criador a buscar maior sintonia com as expectativas do consumidor, este trabalho objetivou analisar como a percepção dos valores simbólicos das roupas pode afetar o envolvimento do consumidor com vestuário e influir na percepção da importância dos diferentes atributos do produto. A pesquisa de campo, contando com 233 participantes, se restringiu ao consumidor masculino residente no Rio de Janeiro. A técnica da modelagem de equações estruturais testou um modelo teórico relacionando os principais conceitos e indicou bons índices de ajuste geral. O teste encontrou a percepção dos valores simbólicos exercendo uma influência significativa sobre os níveis de envolvimento com vestuário e apontou tal envolvimento como um mediador da relação entre a percepção dos valores simbólicos e a percepção da importância dos diferentes atributos das roupas. |
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Pesquisas ligadas à área de moda podem ter muito a contribuir com o entendimento do processo de consumo de bens simbólicos. Visando auxiliar o polo criador a buscar maior sintonia com as expectativas do consumidor, este trabalho objetivou analisar como a percepção dos valores simbólicos das roupas pode afetar o envolvimento do consumidor com vestuário e influir na percepção da importância dos diferentes atributos do produto. A pesquisa de campo, contando com 233 participantes, se restringiu ao consumidor masculino residente no Rio de Janeiro. A técnica da modelagem de equações estruturais testou um modelo teórico relacionando os principais conceitos e indicou bons índices de ajuste geral. O teste encontrou a percepção dos valores simbólicos exercendo uma influência significativa sobre os níveis de envolvimento com vestuário e apontou tal envolvimento como um mediador da relação entre a percepção dos valores simbólicos e a percepção da importância dos diferentes atributos das roupas. |
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