Manobrabilidade do navio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843955 |
Resumo: | Este trabalho faz referência à uma visão hidrodinâmica da manobrabilidade do navio,ou seja,utiliza dos conceitos hidrodinâmicos para que possamos entender os métodos de manobras nas diferentes situações, para que possamos aplicá-los aos diversos tipos de navios que encontraremos na nossa vida profissional. O primeiro capítulo define e caracteriza fisicamente os diferentes tipos de força que afetam o navio durante as manobras,nos proporcionando um suporte teórico para iniciarmos nosso estudo sobre a aplicação oportuna de tais forças. O segundo capítulo descreves as partes estruturais do navio que serão relevantes à manobra,para que possamos melhor adaptar manobras clássicas de acordo com as estruturas físicas que limitam nosso navio. O terceiro capítulo enumera e descreve os diferentes tipos de resistência à manobra que depararemos no mar, sendo de fundamental importância tomarmos conhecimento de todas as resistências presentes em cada manobra,para que possamos avaliar a quantidade de potência (lift) necessária para efetuarmos a manobra desejada com segurança e economicamente viável (sem disperdiçarmos energia). O quarto capítulo nos apresenta os diferentes efeitos causados pelas condições do meio externo ao qual estaremos inseridos,nos possibilitando melhor aproveitar as condições externas a favor de nossa manobra; ou nos policiar para que saibamos selecionar determinados procedimentos adotados durante a manobra. O quinto capítulo relata sobre uma condição especial de manobra,quando realizada em canais; descreve as possíveis situações e nos encaminha a como proceder, de forma a retirarmos o melhor proveito possível dos recursos do nosso navio e do ambiente geográfico do canal. O sexto capítulo exemplifica diversas condições de atracação e desatracação; proporcionando uma base impírica de procedimentos a serem efetuados de acordo com as diversas condições de mar,vento e corrente. |
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Vaicberg, HenriqueMarques, Izabele Christine NevesVaicberg, Henrique2019-09-10T16:40:55Z2019-09-10T16:40:55Z2013http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843955Este trabalho faz referência à uma visão hidrodinâmica da manobrabilidade do navio,ou seja,utiliza dos conceitos hidrodinâmicos para que possamos entender os métodos de manobras nas diferentes situações, para que possamos aplicá-los aos diversos tipos de navios que encontraremos na nossa vida profissional. O primeiro capítulo define e caracteriza fisicamente os diferentes tipos de força que afetam o navio durante as manobras,nos proporcionando um suporte teórico para iniciarmos nosso estudo sobre a aplicação oportuna de tais forças. O segundo capítulo descreves as partes estruturais do navio que serão relevantes à manobra,para que possamos melhor adaptar manobras clássicas de acordo com as estruturas físicas que limitam nosso navio. O terceiro capítulo enumera e descreve os diferentes tipos de resistência à manobra que depararemos no mar, sendo de fundamental importância tomarmos conhecimento de todas as resistências presentes em cada manobra,para que possamos avaliar a quantidade de potência (lift) necessária para efetuarmos a manobra desejada com segurança e economicamente viável (sem disperdiçarmos energia). O quarto capítulo nos apresenta os diferentes efeitos causados pelas condições do meio externo ao qual estaremos inseridos,nos possibilitando melhor aproveitar as condições externas a favor de nossa manobra; ou nos policiar para que saibamos selecionar determinados procedimentos adotados durante a manobra. O quinto capítulo relata sobre uma condição especial de manobra,quando realizada em canais; descreve as possíveis situações e nos encaminha a como proceder, de forma a retirarmos o melhor proveito possível dos recursos do nosso navio e do ambiente geográfico do canal. O sexto capítulo exemplifica diversas condições de atracação e desatracação; proporcionando uma base impírica de procedimentos a serem efetuados de acordo com as diversas condições de mar,vento e corrente.This paperrefersto a visionof themaneuverability of theshiphydrodynamics, ie, use of hydrodynamic concepts in order to understandthe methods of maneuvers in different situations, so we canapply them to different types of ships that meet in our professional lives. The first chapter defines and characterizes physically different types of force that affect the vessel during mane uvers in providing atheoretical support to begin our study on the timely implementation of such forces. The second chapter you describe the structural parts of the ship that will be relevant to the maneuver, so we can better adapt classic maneuvers according to the physical structures that limit our ship. The third section lists and describes the different types of resistance maneuver that will face the sea, which is paramount we become aware of all the resistances present in each maneuver, so that we canassess the amount of power (lift) needed to we made the desired maneuver safely and economically feasible (without disperdiçarmos force). The fourth chapter presents the different effects caused by the conditions of the external environment to which weoperate, enabling us to better use the external conditions in favor of our maneuver, or the police so that we may select certain procedures adopted during the maneuver. The fifthchapter reportsabout a special conditionfor maneuver, when performed in channels; describes the possible situations andhow to proceed forward, soretirarmo the best possible use ofresourcesof ourship andthegeographical environmentof the channel. The sixth chapterexemplifiesvarious conditionsofdocking and undocking, providing a basisimpíricaof procedures to beperformed in accordancewith the varioussea conditions, wind and current.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Hidrografia e NavegaçãoManobra do NavioManobrabilidade do navioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000560.pdf.txt00000560.pdf.txtExtracted texttext/plain74605https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843955/2/00000560.pdf.txtb9e9fd8ae49f8f2e832166674508ca68MD52THUMBNAIL00000560.pdf.jpg00000560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843955/3/00000560.pdf.jpgefd9ebbbf7a3c04d7fb836cab8c7cc12MD53ORIGINAL00000560.pdfapplication/pdf626904https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843955/1/00000560.pdf707a31b70339eb49c1a092ed5346b77bMD51ripcmb/8439552022-09-23 17:12:25.642oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843955Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:12:25Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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