Manobrabilidade do navio: interações e efeitos da manobra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Patrick de Morais
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843962
Resumo: Saber navegar é um dever de todo oficial de náutica que tira serviço no passadiço de um navio. Obviamente, assim como em qualquer atividade desempenhada, alguns sabem fazê-lo de modo mais eficiente do que outros. Isso se deve principalmente pelo prévio conhecimento teórico de todos aspectos que circulam a manobrabilidade do navio e pela prática incessante de manobrar a embarcação. Sabendo disso, o objetivo primário desta monografia é explicitar os principais perigos envolvidos nas atividades rotineiras de navegação nas proximidades do porto, ressaltando os efeitos físicos relacionados ao meio e o navio durante a manobra. Os assuntos iniciam através da explicação de como a pressão hidrostática, atuando igualmente em todas as direções para uma certa profundidade, é convertida em pressão dinâmica em um fluxo de água. O princípio de Bernoulli para o fluxo de água e seus efeitos de pressão ao contornar um obstáculo são descritos. Então, logo em seguida, as principais interações dos navios poderam ser citadas, baseadas nos conhecimentos supracitados, dando como exemplo a interação de navio com outros navios em manobra de ultrapassagem, navio e rebocador e navio e bancos, principalmente em canais e vias estreitas. Continuando, é explicado também o conhecido efeito squat, suas causas e consequências –explicitando a maneira de calcular este fenômeno. Após isso, outros efeitos relevantes que influenciam na manobrabilidade do navio foram citados, como efeito de esteira, da corrente, stall, do trim e de mar grosso –reiterando seus perigos e causas. Por fim, é indicada a importância dessa monografia para os oficiais de náutica, já que além de todas informações pertinentes aos efeitos e interações que o navio pode sofrer durante as manobras, é indicado ainda sugestões práticas para evitar cada uma das situações citadas acima.
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