Manobrabilidade do navio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Elisana de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843956
Resumo: Esse seguinte trabalho tem por objetivo elucidar alguns aspectos que afetam a manobrabilidade do navio. No primeiro capitulo,apresentamos alguns efeitos muito conhecidos são abordados como a cavitação, ventilação e Squate as maneiras de evita-los, quando possível ou ao menos reduzi-los. Já no segundo capítulo abordamos os aspectos do meio ambiente que afetam a manobra, como vento e corrente.
id MB_43b23c4eb336d9ea45a71afceeca57c7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843956
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Vaicberg, HenriqueMaia, Elisana de OliveiraVaicberg, Henrique2019-09-10T16:40:55Z2019-09-10T16:40:55Z2013http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843956Esse seguinte trabalho tem por objetivo elucidar alguns aspectos que afetam a manobrabilidade do navio. No primeiro capitulo,apresentamos alguns efeitos muito conhecidos são abordados como a cavitação, ventilação e Squate as maneiras de evita-los, quando possível ou ao menos reduzi-los. Já no segundo capítulo abordamos os aspectos do meio ambiente que afetam a manobra, como vento e corrente.This following study aims to elucidate some aspects that affect the maneuverability of the ship. In the first chapter, some effects are addressed well known as cavitation, ventilation and Squat and ways to avoid them when possible or at least reduce them.In the second chapter we discuss aspects of the environment that affect the maneuver such as wind and current.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Hidrografia e NavegaçãoManobra do NavioManobrabilidade do navioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000557.pdf.txt00000557.pdf.txtExtracted texttext/plain28371https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843956/2/00000557.pdf.txtb2fd80ae0918c4eecac7f02af834b689MD52THUMBNAIL00000557.pdf.jpg00000557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1865https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843956/3/00000557.pdf.jpgc90f9823d288886a6f63b4ee222edfd5MD53ORIGINAL00000557.pdfapplication/pdf958265https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843956/1/00000557.pdf069f71491406dad2be26ccd292bde1efMD51ripcmb/8439562022-09-23 17:12:54.193oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843956Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:12:54Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Manobrabilidade do navio
title Manobrabilidade do navio
spellingShingle Manobrabilidade do navio
Maia, Elisana de Oliveira
Manobra do Navio
Hidrografia e Navegação
title_short Manobrabilidade do navio
title_full Manobrabilidade do navio
title_fullStr Manobrabilidade do navio
title_full_unstemmed Manobrabilidade do navio
title_sort Manobrabilidade do navio
author Maia, Elisana de Oliveira
author_facet Maia, Elisana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaicberg, Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Elisana de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaicberg, Henrique
contributor_str_mv Vaicberg, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Manobra do Navio
topic Manobra do Navio
Hidrografia e Navegação
dc.subject.dgpm.none.fl_str_mv Hidrografia e Navegação
description Esse seguinte trabalho tem por objetivo elucidar alguns aspectos que afetam a manobrabilidade do navio. No primeiro capitulo,apresentamos alguns efeitos muito conhecidos são abordados como a cavitação, ventilação e Squate as maneiras de evita-los, quando possível ou ao menos reduzi-los. Já no segundo capítulo abordamos os aspectos do meio ambiente que afetam a manobra, como vento e corrente.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-10T16:40:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-10T16:40:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843956
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843956/2/00000557.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843956/3/00000557.pdf.jpg
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843956/1/00000557.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2fd80ae0918c4eecac7f02af834b689
c90f9823d288886a6f63b4ee222edfd5
069f71491406dad2be26ccd292bde1ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310233012961280