Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Arêas da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846145
Resumo: A Guerra da Indochina (1946-1954) caracterizou-se por ser um embate entre duas forças desiguais, em que os franceses, possuídores de materiais sofisticados e dispondo de maiores recursos financeiros, enfrentaram os comunistas do Vietminh, a princípio mais fracos, e com grandes limitações de recursos à sua disposição. Ao final da guerra, no entanto, o que se constatou foi algo inédito, até então: a derrota militar de uma grande potência ocidental para as tropas norte-vietnamitas, aparentemente pouco aparelhadas. Esse resultado inesperado, inspirou a realização desta pesquisa e ensejou a propositura de uma pergunta preliminar e, em um primeiro momento, abrangente: quais fatores contribuíram para essa derrota? Ao se analisar o evento de maneira mais pormenorizada, notou-se que considerações logísticas permearam diversos aspectos desse enfrentamento, visto que ditaram a seleção de objetivos, a organização das forças, o tempo e a duração das operações. Dentre essas considerações, verificou-se que aquelas afetas ao transporte foram as mais relevantes, muito por conta dos diferentes modos que os adversários encontraram para sobrepujar as dificuldades inerentes ao ambiente físico e à infraestrutura de transportes precária da Indochina. Baseando-se nessa percepção, a questão mais adequada para a pesquisa passa a ser a seguinte: em que medida as similaridades e singularidades das capacidades dos sistemas de transporte das forças da União Francesa e do Vietminh, entre 1946 e 1954, influenciaram no resultado da Guerra da Indochina? Assim sendo, o propósito deste trabalho busca evidenciar as similaridades e singularidades das capacidades dos dois sistemas de transporte, e explicar de que forma influenciaram no revés francês. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa realiza um estudo comparativo entre os sistemas mencionados, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque limitado ao nível operacional. Para tal, o constructo teórico desenvolvido no trabalho explica a evolução da logística militar e os níveis de condução da guerra, além de apresentar os aspectos doutrinários e a organização das forças oponentes na Indochina. Ao longo do estudo demonstra-se que os métodos de transporte utilizados por cada uma das forças divergiram em vários aspectos e foram comuns em tantos outros. Enquanto os franceses orientaram seu sistema de transporte para a utilização de meios motorizados e mecanizados, aos moldes do que fora feito na Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), o Vietminh, prezou por conferir mobilidade e flexibilidade às suas linhas de comunicação, empregando, inclusive, meios de transporte rudimentares. Ademais, a pesquisa aborda a adaptabilidade dessas estruturas durante o transcorrer da guerra. Mostra-se que os franceses, na parte final do conflito, empregaram o transporte e o reabastecimento aéreo em grande escala. O Vietminh, por sua vez, adequou os seus requisitos de transporte, após o início da ajuda militar da China, a partir de 1950. Imerso neste contexto, o estudo analisa e evidencia os principias pontos comuns e dissonantes dos sistemas de transporte dos principais atores do conflito, entre 1946 e 1954. Por fim, o trabalho faz um paralelo de como esses pontos contribuíram para a derrota militar francesa nos campos de batalha da Indochina e responde à questão da pesquisa.
id MB_099fd51cac9f4f374c42269b9d85b04e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/846145
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Silva, Rodrigo Arêas daMaia, Marcus E. Fernandes2023-05-16T16:45:06Z2023-05-16T16:45:06Z2022https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846145A Guerra da Indochina (1946-1954) caracterizou-se por ser um embate entre duas forças desiguais, em que os franceses, possuídores de materiais sofisticados e dispondo de maiores recursos financeiros, enfrentaram os comunistas do Vietminh, a princípio mais fracos, e com grandes limitações de recursos à sua disposição. Ao final da guerra, no entanto, o que se constatou foi algo inédito, até então: a derrota militar de uma grande potência ocidental para as tropas norte-vietnamitas, aparentemente pouco aparelhadas. Esse resultado inesperado, inspirou a realização desta pesquisa e ensejou a propositura de uma pergunta preliminar e, em um primeiro momento, abrangente: quais fatores contribuíram para essa derrota? Ao se analisar o evento de maneira mais pormenorizada, notou-se que considerações logísticas permearam diversos aspectos desse enfrentamento, visto que ditaram a seleção de objetivos, a organização das forças, o tempo e a duração das operações. Dentre essas considerações, verificou-se que aquelas afetas ao transporte foram as mais relevantes, muito por conta dos diferentes modos que os adversários encontraram para sobrepujar as dificuldades inerentes ao ambiente físico e à infraestrutura de transportes precária da Indochina. Baseando-se nessa percepção, a questão mais adequada para a pesquisa passa a ser a seguinte: em que medida as similaridades e singularidades das capacidades dos sistemas de transporte das forças da União Francesa e do Vietminh, entre 1946 e 1954, influenciaram no resultado da Guerra da Indochina? Assim sendo, o propósito deste trabalho busca evidenciar as similaridades e singularidades das capacidades dos dois sistemas de transporte, e explicar de que forma influenciaram no revés francês. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa realiza um estudo comparativo entre os sistemas mencionados, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque limitado ao nível operacional. Para tal, o constructo teórico desenvolvido no trabalho explica a evolução da logística militar e os níveis de condução da guerra, além de apresentar os aspectos doutrinários e a organização das forças oponentes na Indochina. Ao longo do estudo demonstra-se que os métodos de transporte utilizados por cada uma das forças divergiram em vários aspectos e foram comuns em tantos outros. Enquanto os franceses orientaram seu sistema de transporte para a utilização de meios motorizados e mecanizados, aos moldes do que fora feito na Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), o Vietminh, prezou por conferir mobilidade e flexibilidade às suas linhas de comunicação, empregando, inclusive, meios de transporte rudimentares. Ademais, a pesquisa aborda a adaptabilidade dessas estruturas durante o transcorrer da guerra. Mostra-se que os franceses, na parte final do conflito, empregaram o transporte e o reabastecimento aéreo em grande escala. O Vietminh, por sua vez, adequou os seus requisitos de transporte, após o início da ajuda militar da China, a partir de 1950. Imerso neste contexto, o estudo analisa e evidencia os principias pontos comuns e dissonantes dos sistemas de transporte dos principais atores do conflito, entre 1946 e 1954. Por fim, o trabalho faz um paralelo de como esses pontos contribuíram para a derrota militar francesa nos campos de batalha da Indochina e responde à questão da pesquisa.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2022)Escola de Guerra Naval (EGN)Logística de materialGuerra da IndochinaLogísticaTransporteLogística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS2022_ARÊAS.pdfCEMOS2022_ARÊAS.pdfapplication/pdf1289648https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846145/1/CEMOS2022_AR%c3%8aAS.pdf3e4b96491e9ae73573d3518910da480eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846145/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52ripcmb/8461452023-05-16 13:47:17.039oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/846145QW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIFNyLiBhdXRvcihlcykgb3UgdGl0dWxhcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIG9icmEgYXF1aSBkZXNjcml0YSAgIGNvbmNlZGUobSkgICDDoCAgIE1BUklOSEEgIERPICAgQlJBU0lMLCAgIGdlc3RvcmEgICBkYSAgUmVkZSAgIEJJTSAgIGUgICBkbyAgIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIE1hcmluaGEgZG8gQnJhc2lsIChSSS1NQiksIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZGVwb3NpdGFkbyBlbSBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvLCBlbGV0csO0bmljbyBvdSBlbSBxdWFscXVlciBvdXRybyBtZWlvLiBPIFNyKHMpIGNvbmNvcmRhKG0pIHF1ZSBhIE1BUklOSEEgRE8gQlJBU0lMLCBnZXN0b3JhIGRhIFJlZGUgQklNIGUgZG8gUkktTUIsIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCBjb252ZXJ0ZXIgbyBhcnF1aXZvIGRlcG9zaXRhZG8gYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4gTyAgU3IocykgIHRhbWLDqW0gIGNvbmNvcmRhKG0pICBxdWUgIGEgIE1BUklOSEEgIERPICBCUkFTSUwsICBnZXN0b3JhICBkYSAgUmVkZSAgQklNICBlICBkbyAgUkktTUIsICBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGVzdGUgZGVww7NzaXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUvb3UgcHJlc2VydmHDp8Ojby5PICBTcihzKSAgZGVjbGFyYShtKSAgcXVlICBhICBhcHJlc2VudGHDp8OjbyAgZG8gIHNldSAgdHJhYmFsaG8gIMOpICBvcmlnaW5hbCAgZSAgcXVlICBvICBTcihzKSAgcG9kZShtKSAgY29uY2VkZXIgIG9zICBkaXJlaXRvcyAgY29udGlkb3MgIG5lc3RhICBsaWNlbsOnYS4gIE8gIFNyKHMpICB0YW1iw6ltICBkZWNsYXJhKG0pICBxdWUgIG8gIGVudmlvICDDqSAgZGUgIHNldSAgY29uaGVjaW1lbnRvICBlICBuw6NvICBpbmZyaW5nZSAgb3MgIGRpcmVpdG9zICBhdXRvcmFpcyAgZGUgIG91dHJhICBwZXNzb2EgIG91ICBpbnN0aXR1acOnw6NvLiAgQ2FzbyAgbyAgZG9jdW1lbnRvICBhICBzZXIgIGRlcG9zaXRhZG8gIGNvbnRlbmhhICBtYXRlcmlhbCAgcGFyYSAgbyAgcXVhbCAgbyAgU3IocykgIG7Do28gIGRldMOpbSAgYSAgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcmFpcywgbyBTcihzKSBkZWNsYXJhKG0pIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgY29uY2VkZXIgw6AgTUFSSU5IQSBETyBCUkFTSUwsIGdlc3RvcmEgZGEgUmVkZSBCSU0gZSBkbyBSSS1NQiwgb3MgZGlyZWl0b3MgcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIHF1ZSBvcyBtYXRlcmlhaXMgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zLCBlc3TDo28gZGV2aWRhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvcyBlIHJlY29uaGVjaWRvcyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28uIENBU08gIE8gIFRSQUJBTEhPICBERVBPU0lUQURPICBURU5IQSAgU0lETyAgRklOQU5DSUFETyAgT1UgIEFQT0lBRE8gIFBPUiAgVU0gIMOTUkfDg08sICBRVUUgIE7Dg08gIEEgIElOU1RJVFVJw4fDg08gIERFU1RFICBSRVNQT1NJVMOTUklPOiAgTyAgU1IgIERFQ0xBUkEgIFRFUiAgQ1VNUFJJRE8gVE9ET1MgT1MgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gRSBRVUFJU1FVRVIgT1VUUkFTIE9CUklHQcOHw5VFUyBSRVFVRVJJREFTIFBFTE8gQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLk8gICAgU3IocykgICAgY29uY29yZGEobSkgICAgY29tICAgIGEgICAgTGljZW7Dp2EgICAgQ3JlYXRpdmUgICAgQ29tbW9ucyAgICBhZG90YWRhICAgIHBhcmEgICAgZXN0ZSAgICBSZXBvc2l0w7NyaW8gICAgSW5zdGl0dWNpb25hbCAgICBxdWUgICAgY29uY2VkZSAgICBvICAgIGRpcmVpdG8gICAgZGUgICAgQ09NUEFSVElMSEFSICAgIGUgICAgYXMgICAgcmVzdHJpw6fDtWVzICAgIGRlICAgIEFUUklCVUnDh8ODTywgICAgTsODTyAgICBDT01FUkNJQUxJWkHDh8ODTyAgICBFICAgIFNFTSAgICBERVJJVkHDh8OVRVMuQ09NUEFSVElMSEFSOiAgY29waWFyICBlICByZWRpc3RyaWJ1aXIgIG8gIG1hdGVyaWFsICBlbSAgcXVhbHF1ZXIgIHN1cG9ydGUgIG91ICBmb3JtYXRvICBlICBvICBsaWNlbmNpYW50ZSBuw6NvIHBvZGUgcmV2b2dhciBlc3RlcyBkaXJlaXRvcyBkZXNkZSBxdWUgbyBTcihzKSByZXNwZWl0ZShtKSBvcyB0ZXJtb3MgZGEgbGljZW7Dp2EuQVRSSUJVScOHw4NPOiAgbyAgU3IocykgIGRldmUobSkgIGRhciAgbyAgY3LDqWRpdG8gIGFwcm9wcmlhZG8sICBwcm92ZXIgIHVtICBsaW5rICBwYXJhICBhICBsaWNlbsOnYSAgZSAgaW5kaWNhciAgc2UgIG11ZGFuw6dhcyAgZm9yYW0gIGZlaXRhcy4gIE8gIFNyKHMpICBkZXZlKG0pICBmYXrDqi1sbyAgZW0gIHF1YWxxdWVyICBjaXJjdW5zdMOibmNpYSByYXpvw6F2ZWwsIG1hcyBkZSBtYW5laXJhIGFsZ3VtYSBxdWUgc3VnaXJhIGFvIGxpY2VuY2lhbnRlIGEgYXBvaWFyIG8gU3Iocykgb3UgbyBzZXUgdXNvLk7Dg08gQ09NRVJDSUFMOiBvIFNyKHMpIG7Do28gcG9kZShtKSB1c2FyIG8gbWF0ZXJpYWwgcGFyYSBmaW5zIGNvbWVyY2lhaXMuU0VNIERFUklWQcOHw5VFUzogc2UgbyBTcihzKSByZW1peGFyKGVtKSwgdHJhbnNmb3JtYXIoZW0pIG91IGNyaWFyKGVtKSBhIHBhcnRpciBkbyBtYXRlcmlhbCwgbyBTcihzKSBuw6NvIHBvZGUobSkgZGlzdHJpYnVpciBvIG1hdGVyaWFsIG1vZGlmaWNhZG8uU0VNIFJFU1RSScOHw5VFUyBBRElDSU9OQUlTOiBvIFNyKHMpIG7Do28gcG9kZShtKSBhcGxpY2FyIHRlcm1vcyBqdXLDrWRpY29zIG91IG1lZGlkYXMgZGUgY2Fyw6F0ZXIgdGVjbm9sw7NnaWNvIHF1ZSByZXN0cmluamFtIGxlZ2FsbWVudGUgb3V0cm9zIGRlIGZhemVyZW0gYWxnbyBxdWUgYSBsaWNlbsOnYSBwZXJtaXRhLkEgUmVkZSBCSU0gZSBvIFJJLU1CIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gYXV0b3IoZXMpIG91IHRpdHVsYXIoZXMpIGRvIGRpcmVpdG8gZGUgYXV0b3IoZXMpIGRvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gZSBkZWNsYXJhIHF1ZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-16T16:47:17Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional
title Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional
spellingShingle Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional
Silva, Rodrigo Arêas da
Guerra da Indochina
Logística
Transporte
Logística de material
title_short Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional
title_full Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional
title_fullStr Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional
title_full_unstemmed Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional
title_sort Logística na Guerra da Indochina (1946-1954): um estudo comparativo entre os sistemas de transporte da União Francesa e do Vietminh, sob a perspectiva operacional
author Silva, Rodrigo Arêas da
author_facet Silva, Rodrigo Arêas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Arêas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Marcus E. Fernandes
contributor_str_mv Maia, Marcus E. Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra da Indochina
Logística
Transporte
topic Guerra da Indochina
Logística
Transporte
Logística de material
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv Logística de material
description A Guerra da Indochina (1946-1954) caracterizou-se por ser um embate entre duas forças desiguais, em que os franceses, possuídores de materiais sofisticados e dispondo de maiores recursos financeiros, enfrentaram os comunistas do Vietminh, a princípio mais fracos, e com grandes limitações de recursos à sua disposição. Ao final da guerra, no entanto, o que se constatou foi algo inédito, até então: a derrota militar de uma grande potência ocidental para as tropas norte-vietnamitas, aparentemente pouco aparelhadas. Esse resultado inesperado, inspirou a realização desta pesquisa e ensejou a propositura de uma pergunta preliminar e, em um primeiro momento, abrangente: quais fatores contribuíram para essa derrota? Ao se analisar o evento de maneira mais pormenorizada, notou-se que considerações logísticas permearam diversos aspectos desse enfrentamento, visto que ditaram a seleção de objetivos, a organização das forças, o tempo e a duração das operações. Dentre essas considerações, verificou-se que aquelas afetas ao transporte foram as mais relevantes, muito por conta dos diferentes modos que os adversários encontraram para sobrepujar as dificuldades inerentes ao ambiente físico e à infraestrutura de transportes precária da Indochina. Baseando-se nessa percepção, a questão mais adequada para a pesquisa passa a ser a seguinte: em que medida as similaridades e singularidades das capacidades dos sistemas de transporte das forças da União Francesa e do Vietminh, entre 1946 e 1954, influenciaram no resultado da Guerra da Indochina? Assim sendo, o propósito deste trabalho busca evidenciar as similaridades e singularidades das capacidades dos dois sistemas de transporte, e explicar de que forma influenciaram no revés francês. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa realiza um estudo comparativo entre os sistemas mencionados, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque limitado ao nível operacional. Para tal, o constructo teórico desenvolvido no trabalho explica a evolução da logística militar e os níveis de condução da guerra, além de apresentar os aspectos doutrinários e a organização das forças oponentes na Indochina. Ao longo do estudo demonstra-se que os métodos de transporte utilizados por cada uma das forças divergiram em vários aspectos e foram comuns em tantos outros. Enquanto os franceses orientaram seu sistema de transporte para a utilização de meios motorizados e mecanizados, aos moldes do que fora feito na Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), o Vietminh, prezou por conferir mobilidade e flexibilidade às suas linhas de comunicação, empregando, inclusive, meios de transporte rudimentares. Ademais, a pesquisa aborda a adaptabilidade dessas estruturas durante o transcorrer da guerra. Mostra-se que os franceses, na parte final do conflito, empregaram o transporte e o reabastecimento aéreo em grande escala. O Vietminh, por sua vez, adequou os seus requisitos de transporte, após o início da ajuda militar da China, a partir de 1950. Imerso neste contexto, o estudo analisa e evidencia os principias pontos comuns e dissonantes dos sistemas de transporte dos principais atores do conflito, entre 1946 e 1954. Por fim, o trabalho faz um paralelo de como esses pontos contribuíram para a derrota militar francesa nos campos de batalha da Indochina e responde à questão da pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-16T16:45:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-16T16:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846145
url https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846145/1/CEMOS2022_AR%c3%8aAS.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846145/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e4b96491e9ae73573d3518910da480e
8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310230642130944