A utilização do sistema DP nas embarcações offshore

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stella, Renan Augusto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451156
Resumo: CIAGA. Com a descoberta do petróleo no mar, o homem viu a necessidade de expandir seu raio de ação para águas mais profundas para alcançar o tão precioso combustível, essa expansão foi possível através de novas tecnologias e equipamentos. A indústria de prospecção tinha diversos modos de exploração em laminas de águas com alcance de até 3500m da superfície do mar até o solo no fundo do mar, mas essa profundidade já não era suficiente, as plataformas auto-elevadas não conseguiam ir além. A prospecção exigia das embarcações que mantivessem seu aproamento e sua posição para assim minimizar os riscos de acidentes e manter uma condição segura para a operação. Foi então criado um sistema capaz de controlar as embarcações através de um automático sistema ativo de propulsão Posicionamento dinâmico, em linhas gerais, corresponde a um complexo sistema de controle dinâmico da posição das embarcações, que utiliza de diversas fontes de informação sobre a posição do navio, direção do vento entre outros recursos para controlar propulsores e zerar a força resultante na embarcação. Diversas embarcações utilizam desse meio de posicionamento, em suma as embarcações Offshore.
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