A implantação da hidrovia do Rio Tabajós e a segurança da navegação: reflexos para a Marinha do Brasil e na redução do Custo Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000017/00001703.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28891 |
Resumo: | Apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas. |
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Couto, Marcelo Augusto da CunhaCarneiro, José Eduardo VieiraCouto, Marcelo Augusto da Cunha2018-02-14T18:57:44Z2018-02-14T18:57:44Z2016http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000017/00001703.pdfhttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28891Apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.O crescimento da produção de soja na fronteira agrícola brasileira tem ocorrido em paralelo ao estímulo do governo para o investimento em infraestrutura, como hidrovias, portos, ferrovias e rodovias, que possibilitam um escoa mento mais eficiente do produto . Pelas hidrovias, consegue - se transportar grandes quantidades de cargas a longas distâncias. A região do Centro - Oeste escoa a produção de grãos, principalmente, para os portos de Santos e Paranaguá , por meio das rodovias e p ortos das regiões Sul e Sudeste, em razão do maior suporte proporcionado. A s grandes distâncias envolvidas e a indicação de saturação dess e corredor logístico vêm provocando a procura de outras alternativas para o escoamento da produção. Nesse sentido, par a aprimorar o escoamento da produção agrícola do Centro - Oeste e reduzir o Custo Brasil , o corredor logístico do Arco Norte tem se manifestado como solução. O avanço desse corredor implica na realização de obras de infraestrutura, se ndo uma delas a implanta ção da H idrovia do rio Tapajós. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar como a M arinha do B rasil pode contribuir para a implantação d essa h idrovia , por meio do acréscimo da segurança da navegação e , consequentemente, da salvaguarda da vida human a e da prevenção contra a poluição híd rica, de modo que seja possível e viável o escoamento da produção agrícola das regiões Centro - Oeste e do Norte pelo corredor logístico do Arco Norte, contribuindo para o progresso socioeconômico e para a redução do Cus to Brasil.The growth of the Brazili an agricultural frontier soya produc tion has occurred in parallel to the government stimulus for investment in infrastructure, such as waterways, ports, railroads and highways, which allow a more efficient flow of product. For waterways, is achieved transporting bulk loads over long distance s. The Midwest region flows grain production, mainly to t he ports of Santos and Paranaguá , through roads and ports in the South and Southeast, due to the higher provided support. The great distances involved and the indication of saturation of this logisti cs corridor have led to the search for alternatives to the production flow. In this sense, to improve the flow of agricultural production in the Midwest and reduce the Brazil C ost, the logistics corridor of the North Arch has manifested itself as a solutio n. The advance of this corridor involves the realization of infrastructure projects, one being the implementation of Waterway Tapajós river. This work aims to identify how the Brazilian Navy can contribute to the implementation of this waterway through the navigation security increase and consequently the safety of life and prevention of water pollution, so that it is possible and feasible the flow of agricultural production in the Center - West and North by logistics corridor North Arch, contributing to soci o - economic progress and the reduction of the Brazil C ost.porEscola de Guerra Naval (EGN)Transporte de balsa em canaisTransporte em águas interiores e ferroviárioHidrovias Brasil, NorteA implantação da hidrovia do Rio Tabajós e a segurança da navegação: reflexos para a Marinha do Brasil e na redução do Custo Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00001703.pdf.txt00001703.pdf.txtExtracted texttext/plain170406https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/28891/3/00001703.pdf.txt9aaf034a2ce8f878684ba401dee6791eMD53ORIGINAL00001703.pdfapplication/pdf1372992https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/28891/1/00001703.pdf11f203feb2f8c1b0e18ffb766eb379b8MD51THUMBNAIL00001703.pdf.jpg00001703.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1599https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/28891/2/00001703.pdf.jpg05e48d9d96cbbe52dce7c3bedad57950MD52ripcmb/288912022-09-23 17:48:48.109oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/28891Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:48:48Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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