A importância dos navios dos propósitos múltiplos para o poder naval brasileiro no Século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga Filho, José Vicente de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001c/00001ca1.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844184
Resumo: Os navios de guerra têm se desenvolvido ao longo dos tempos até chegarmos, no século XX, aos Navios de Propósitos Múltiplos (NPM). No século XIX ocorreram mudanças significativas como a propulsão a vapor, o óleo combustível e os cascos metálicos. O desenvolvimento do avião no século XX levou ao surgimento do Navio-Aeródromo (NAe), que passou a ser o navio capital das esquadras. A Segunda Guerra Mundial testemunhou o importante emprego do navio anfíbio, fundamental para o desembarque aliado na Normandia, bem como para a campanha estadunidense de conquista ilha por ilha no Pacífico. O desenvolvimento do helicóptero na segunda metade do século XX fez com que os navios anfíbios incorporassem um convés de voo para operá-los. Surgiram então belonaves que reuniam numa mesma plataforma as capacidades de aviação e anfíbia: os Navios de Propósitos Múltiplos. Novos desenvolvimentos como o avião Harrier, a Ski Jump, as aeronaves de rotores basculantes, as embarcações e carros de combate anfíbios, e a doca alagável, possibilitaram aperfeiçoar as capacidades dos NPM, tornando-os uma alternativa de menor custo em relação aos NAe. Os NPM, num contexto de orçamentos de defesa cada vez mais enxutos, surgem como tendência nas principais marinhas do século XXI. Eles são os navios das chamadas marinhas pós-modernas, que, em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, necessitam estar prontos para serem empregados em múltiplas tarefas, além da Guerra Naval. Esses meios, versáteis e flexíveis, possuem boa capacidade de transporte de carga e pessoal, entre outras características marcantes, que possibilitam sua utilização também em Atividades de Emprego Limitado da Força e Benignas, muito importantes para marinhas duais. No contexto da Marinha do Brasil, a recente decisão pela desmobilização do NAe São Paulo, sua substituição, e a aquisição, por oportunidade, de um navio com características de propósitos múltiplos, indicam a necessidade de aprofundamento da discussão e pesquisa a respeito dos NPM. Assim, o objetivo principal deste trabalho é investigar a importância de um NPM na aplicação do Poder Naval nas suas três dimensões, Guerra Naval, Atividades de Emprego Limitado da Força e Benignas, em um Poder Naval brasileiro sem NAe. Para tal, inicialmente, identificou-se a origem e o conceito dos NPM. Foram identificados também os principais NPM em serviço e o seu emprego nas diversas marinhas do mundo. Posteriormente, foram examinadas as contribuições do pensamento naval contemporâneo de Mahan, Till, Booth, Castex e Vidigal, e sua relação com os NPM. Em seguida, foram analisadas as relaçõesentre os NPM e a aplicação do Poder Naval brasileiro, a desmobilização e substituição do NAe São Paulo, e as implicações relativas à obtenção do Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico. Finalmente, foram investigadas a composição de um Grupo Aéreo Embarcado de NPM e as perspectivas futuras.
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Surgiram então belonaves que reuniam numa mesma plataforma as capacidades de aviação e anfíbia: os Navios de Propósitos Múltiplos. Novos desenvolvimentos como o avião Harrier, a Ski Jump, as aeronaves de rotores basculantes, as embarcações e carros de combate anfíbios, e a doca alagável, possibilitaram aperfeiçoar as capacidades dos NPM, tornando-os uma alternativa de menor custo em relação aos NAe. Os NPM, num contexto de orçamentos de defesa cada vez mais enxutos, surgem como tendência nas principais marinhas do século XXI. Eles são os navios das chamadas marinhas pós-modernas, que, em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, necessitam estar prontos para serem empregados em múltiplas tarefas, além da Guerra Naval. Esses meios, versáteis e flexíveis, possuem boa capacidade de transporte de carga e pessoal, entre outras características marcantes, que possibilitam sua utilização também em Atividades de Emprego Limitado da Força e Benignas, muito importantes para marinhas duais. No contexto da Marinha do Brasil, a recente decisão pela desmobilização do NAe São Paulo, sua substituição, e a aquisição, por oportunidade, de um navio com características de propósitos múltiplos, indicam a necessidade de aprofundamento da discussão e pesquisa a respeito dos NPM. Assim, o objetivo principal deste trabalho é investigar a importância de um NPM na aplicação do Poder Naval nas suas três dimensões, Guerra Naval, Atividades de Emprego Limitado da Força e Benignas, em um Poder Naval brasileiro sem NAe. Para tal, inicialmente, identificou-se a origem e o conceito dos NPM. Foram identificados também os principais NPM em serviço e o seu emprego nas diversas marinhas do mundo. Posteriormente, foram examinadas as contribuições do pensamento naval contemporâneo de Mahan, Till, Booth, Castex e Vidigal, e sua relação com os NPM. Em seguida, foram analisadas as relaçõesentre os NPM e a aplicação do Poder Naval brasileiro, a desmobilização e substituição do NAe São Paulo, e as implicações relativas à obtenção do Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico. Finalmente, foram investigadas a composição de um Grupo Aéreo Embarcado de NPM e as perspectivas futuras.In recent years, warships have been developed until we get, in the 20thcentury, the Multi-Purpose Vessels(MPV).In the 19thcentury,we have seen significant changes in ships like steam propulsion, oil fuel and metallic hulls. The airplane improvement thattook place in the 20thcentury lead us to the birth of the Aircraft Carrier, who became the capital ship of the fleet. The World War II witnessed the important roll played by the amphibious ships at the Normandy beaches as well as during the American island to island campaign in the Pacific.The helicopter development during the second half of the 20thcentury forced navies to build amphibious ships with flight decks.The road then was paved to arise a vessel which have both aviation and amphibious capabilities in the same platform: The Multi-Purpose Vessels. New developments in naval warfare like the Harrier jump jet, the ski jump; the tilt-rotor aircraft, the amphibious watercrafts and the well deck,helped to improve the MPV capabilities, making then a cheaperalternativeto aircraft carriers. Tight defence budgets as we see today generate a tendency for the main navies to incorporate MPV to their fleets.They are the vessels for the called post-modern navies in the today ́s interconnected and globalized world, because they should be prepared to face multiple tasks.These versatile and flexible vesselshave good transport capabilities that allow then to also be used in begnine activitiessuch as humanitarian assistance and disaster relief, which is very important to dual navies.The Brazilian Navy recent decision to retire and replace the São Paulo Aircraft Carrier, and the purchase of a vessel with multiple purpose caractheristics, indicatesthe need to discuss and to research about the MPV. Thus, the main objective of this paper is to investigate the importance of the MPV in the use of Naval Power in its three dimensions, naval warfare, limited use of force and benigne activities, for the noAircraft Carrier brazilian Naval Power. Initially, MPV’s origin and concept have been identified, as well as the vessels in service and its use around the world. After that, the contribution of contemporary naval thinkers like Mahan, Till, Booth, Castex andVidigal, and its relation with the MPVhas been examined.Then,the connections among the use of the brazilian Naval Power, the retirement of São Paulo Aircraft Carrierandthe implications of the Atlântico Helicopter Carrier puchasehave been analyzed. Finally, the MPV Air Group and the future prospects have been investigated.porEscola de Guerra Naval (EGN)Poder NavalNaviosA importância dos navios dos propósitos múltiplos para o poder naval brasileiro no Século XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00001ca1.pdf.txt00001ca1.pdf.txtExtracted texttext/plain167820https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844184/2/00001ca1.pdf.txt14bb1aa0d30320fa86aecc24fe011c15MD52THUMBNAIL00001ca1.pdf.jpg00001ca1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844184/3/00001ca1.pdf.jpg895dcb731624880030efb33058d5ae32MD53ORIGINAL00001ca1.pdf00001ca1.pdfapplication/pdf576571https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844184/1/00001ca1.pdf30517a61c06f4a9ff08fa3aec72e6d3fMD51ripcmb/8441842022-09-23 16:57:47.131oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844184Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T19:57:47Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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