Navios de Propósitos Múltiplos de Emprego Oceânico: sua importância para o poder naval brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Victor Eduardo Deiana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001c/00001c9b.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844180
Resumo: A hierarquia dos objetivos estratégicos e táticos da MB, contida na Estratégia Nacional de Defesa (END), estabelece que, ao garantir seu poder para negar o uso do mar ao inimigo, o Brasil precisa manter a capacidade focada de projeção de poder e criar condições para controlar as áreas marítimas e águas interiores de importância político-estratégica, econômica e militar, e também as suas linhas de comunicação marítimas. Para tal, a Força Naval de Superfície contará tanto com navios de grande porte, capazes de operar e de permanecer por longo tempo em alto mar, como de navios de porte menor, dedicados a patrulhar o litoral, e os principais rios navegáveis. Entre os navios de alto mar, a Marinha dedicará especial atenção ao projeto e à fabricação de Navios de Propósitos Múltiplos (NPM). A obtenção por oportunidade de navios versáteis e flexíveis, possibilita dotara MB de meios com capacidade de serem empregados nas diversas tarefas do Poder Naval. No entanto, faz-se necessário definir com clareza as características mais importantes que estes meios navais devem possuir, a fim de balizar e aperfeiçoar as obtenções.Os navios de alta tecnologia, capazes de desempenhar vários papéis, estão se tornando o pilar das Marinhas modernas, pois podem conciliar diversos aspectos da natureza evolutiva da guerra naval, do contrabando e da pirataria. Atualmente, podemos ver muitos novos projetos sendo classificados como navio multipropósito, mas de fato, é difícil estabelecer claramente os limites de tal tipo de embarcação, já que eles variam muito, de acordo com os requisitos da Marinha e, o mais importante, com a realidade que eles têm que enfrentar. No ponto de vista da arquitetura naval, uma embarcação polivalente é uma embarcação projetada desde o princípio para combinar e atender a diferentes requisitos a serem implantados em cenários diferentes com diferentes missões. Quando os projetistas fazem isso, devem ter muito cuidado para alcançar um projeto equilibrado em termos de qualidade e eficiência, dentro do orçamento alocado. No entanto, conciliar os requisitos de diferentes tipos de navios que geralmente não combinam, não é uma tarefa fácil, porque, às vezes, esses requisitos podem ser muito difíceis de equilibrar ou não podem ser simultaneamente atendidos devido à sua incompatibilidade intrínseca.Esta tese apresenta, inicialmente, a posição do Brasil no cenário internacional. Em seguida, são conceituados alguns NPM das principais marinhas do mundo, bem como suas características, capacidades e possibilidades de emprego. Em sequência, são analisados os documentos de Defesa que norteiam o emprego de um NPM, e o emprego na MB, do NDM "Bahia" e do PHM "Atlântico". E finalmente, a dificuldade de se obter um navio que atenda a todos os requisitos concebidos pela MB o chamado NPM ideal.
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Entre os navios de alto mar, a Marinha dedicará especial atenção ao projeto e à fabricação de Navios de Propósitos Múltiplos (NPM). A obtenção por oportunidade de navios versáteis e flexíveis, possibilita dotara MB de meios com capacidade de serem empregados nas diversas tarefas do Poder Naval. No entanto, faz-se necessário definir com clareza as características mais importantes que estes meios navais devem possuir, a fim de balizar e aperfeiçoar as obtenções.Os navios de alta tecnologia, capazes de desempenhar vários papéis, estão se tornando o pilar das Marinhas modernas, pois podem conciliar diversos aspectos da natureza evolutiva da guerra naval, do contrabando e da pirataria. Atualmente, podemos ver muitos novos projetos sendo classificados como navio multipropósito, mas de fato, é difícil estabelecer claramente os limites de tal tipo de embarcação, já que eles variam muito, de acordo com os requisitos da Marinha e, o mais importante, com a realidade que eles têm que enfrentar. No ponto de vista da arquitetura naval, uma embarcação polivalente é uma embarcação projetada desde o princípio para combinar e atender a diferentes requisitos a serem implantados em cenários diferentes com diferentes missões. Quando os projetistas fazem isso, devem ter muito cuidado para alcançar um projeto equilibrado em termos de qualidade e eficiência, dentro do orçamento alocado. No entanto, conciliar os requisitos de diferentes tipos de navios que geralmente não combinam, não é uma tarefa fácil, porque, às vezes, esses requisitos podem ser muito difíceis de equilibrar ou não podem ser simultaneamente atendidos devido à sua incompatibilidade intrínseca.Esta tese apresenta, inicialmente, a posição do Brasil no cenário internacional. Em seguida, são conceituados alguns NPM das principais marinhas do mundo, bem como suas características, capacidades e possibilidades de emprego. Em sequência, são analisados os documentos de Defesa que norteiam o emprego de um NPM, e o emprego na MB, do NDM "Bahia" e do PHM "Atlântico". E finalmente, a dificuldade de se obter um navio que atenda a todos os requisitos concebidos pela MB o chamado NPM ideal.The hierarchy of the Navy’s strategic and tactical objectives, included inthe National Defence Strategy (END), states that, in order to guarantee its power todeny the useof sea by enemy, Brazil needs to keep its capability focused on projectingpower and creating conditions so as to control maritime areas and interior waters ofpolitical, strategic, economic and military importance, as well as its maritime traderoutes. For this purpose, the Surface Naval Force should be equipped with large navalassets, with the capability to operate and to remain for a long time in open seas, as wellas with smaller vessels to patrol the coast and the main navigable rivers. Amongst thelarge vessels, the Navy should pay especial attention to the design and construction ofMultiple Purposes Ships (NPM). The procurement by means of sale opportunities offlexible and versatile ships, make possible to equip the Navy with assets with thecapability to be deployed in several tasks of the Naval Power. Nevertheless, it isnecessary to well define the most important features these naval assets should be fittedwith, so as to set the limits and to improve the procedures for the acquisitions. Thesehigh technologic ships with the capability to perform several roles are more and morebecoming the main pillars of contemporary Navies, considering that they can reconcileseveral aspects of the evolve nature of naval war, smuggling and piracy. Currently, thereare a lot of new designs being classified as multipurpose, however, it is difficult toclearly establish the limits of such a kind of vessel, since they vary a lot according to theNavies’ requirements, and, most important, to the reality they have toface. On the navalarchitecture point of view, a multipurpose vessel is a vessel that is designed from thevery early beginning to combine and fulfil different requirements in order to bedeployed in different scenarios with different missions. When the designers do so, theyhave to be very careful in order to reach a balanced design in terms of quality andefficiency, within the allotted budget. But to combine requirements of different types ofships that usually do not match it is not an easy task, because sometimes they can beeither very difficult to be balanced or cannot even be simultaneously satisfied due totheir intrinsic incompatibility. This thesis presents, in the beginning, the position ofBrazil in the international scenario. Then some NPM from important Navies are listed,including their main features and capabilities, as well as possibilities of deployment.After that, the Defence legal papers that are the basis for the use of NPM in theBrazilian Navy, including NDM “Bahia” and PHM “Atlântico” with the maindocuments associated to their acquisitions are presented and analysed. Finally, theauthor depicts the difficulty to procure a ship that should fully fulfil all the requirementsconceived by the Brazilian Navy –the so called ideal NPM.porEscola de Guerra Naval (EGN)Poder NavalNaviosNavios de Propósitos Múltiplos de Emprego Oceânico: sua importância para o poder naval brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00001c9b.pdf.txt00001c9b.pdf.txtExtracted texttext/plain133826https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844180/2/00001c9b.pdf.txtc4015199db8fd2b5d6728040e4fe6d0fMD52THUMBNAIL00001c9b.pdf.jpg00001c9b.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844180/3/00001c9b.pdf.jpg6ed1760e67a58661047272a77c33c1bcMD53ORIGINAL00001c9b.pdf00001c9b.pdfapplication/pdf1264286https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844180/1/00001c9b.pdf72c43520a2023659c5ea808032f7f677MD51ripcmb/8441802022-09-23 17:05:06.971oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844180Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:05:06Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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