A meritocracia na sistemática de avaliação dos aspirantes na escola naval: liderança transacional ou transformacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Vinícius Matheus de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846176
Resumo: No século XXI, a manutenção dos valores institucionais das organizações é um desafio em face da diversidade de valores morais e diversas formas de influência que os seres humanos recebem, especialmente com o desenvolvimento da tecnologia digital. Este trabalho visa analisar como a Escola Naval pode fazer uso da meritocracia na sistemática de avaliação do comportamento dos seus alunos como uma ferramenta de liderança visando a manutenção dos seus valores institucionais. Como pressuposto teórico, comparou-se a aplicação da meritocracia na Escola Naval com a Teoria de Liderança de Burns, a fim de concluir se a meritocracia é uma prática da liderança transacional ou da liderança transformacional. Esse estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica das teorias envolvidas e dos subsídios normativos existentes na Marinha do Brasil sobre o assunto. A comparação entre a teoria ou normas envolvidas com a realidade vivenciada na Escola Naval foi realizada a partir de uma pesquisa qualiquantitativa com alunos e oficiais da Escola Naval, a qual concluiu que a meritocracia como ferramenta da Liderança Transformacional contribui na interiorização, pelos Aspirantes, dos valores institucionais da Marinha do Brasil. Todo o estudo foi conduzido no ano de 2022, e possui por objetivo contribuir com o processo de formação de oficiais da Marinha do Brasil na Escola Naval.
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Esse estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica das teorias envolvidas e dos subsídios normativos existentes na Marinha do Brasil sobre o assunto. A comparação entre a teoria ou normas envolvidas com a realidade vivenciada na Escola Naval foi realizada a partir de uma pesquisa qualiquantitativa com alunos e oficiais da Escola Naval, a qual concluiu que a meritocracia como ferramenta da Liderança Transformacional contribui na interiorização, pelos Aspirantes, dos valores institucionais da Marinha do Brasil. Todo o estudo foi conduzido no ano de 2022, e possui por objetivo contribuir com o processo de formação de oficiais da Marinha do Brasil na Escola Naval.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022).Escola de Guerra Naval (EGN)LiderançaEscola NavalMeritocraciaAvaliação ComportamentalLiderança TransacionalLiderança TransformacionalA meritocracia na sistemática de avaliação dos aspirantes na escola naval: liderança transacional ou transformacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCSUP2022_CORDEIRO.pdfCSUP2022_CORDEIRO.pdfapplication/pdf271105https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846176/1/CSUP2022_CORDEIRO.pdfbefa6d979fd907c49be2643c3bd1ec1dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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