A Batalha do Atlântico : O papel das inovações no desfecho favorável aos aliados a partir de 1943?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Bruno
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846292
Resumo: A Batalha do Atlântico foi a maior campanha da Segunda Guerra Mundial. A Marinha Alemã tinha o objetivo estratégico de estrangular a Grã-Bretanha realizando ações de submarinos. Por pouco, não conseguiu. O propósito da pesquisa é verificar se as inovações técnicas, táticas e operacionais,ocorridas no contexto daquela campanha contribuíram para a conquista da supremacia dos Aliados a partir de maio de 1943. A relevância do estudo reside na oportunidade de compreendermos como as grandes potências administram o conhecimento para o desenvolvimento de novas tecnologias, manobras e operacionais capazes de reverter um cenário adverso. Exploraremos a relação entre a Teoria de Criação do Conhecimento Organizacional e a Lógica da Guerra e da Paz, para, a partir do confronto entre a teoria e a ealidade, compararemos esta formulação teórica com os processos de inovação conduzidos tanto pelos Aliados quanto pelos alemães. Após descrevermos os acontecimentos que levaram à superioridade Aliada, percebemos a aderência entre as teorias expostas e as práticas das instituições responsáveis por gerenciar o conhecimento. Concluímos que a perda das tripulações dos submarinos ocorrida devido ao intenso esforço em atacá-los não permitiu a continuidade da transmissão das experiências o que inviabilizou a retomada da guerra de corso pela Alemanha com a mesma eficiência
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Exploraremos a relação entre a Teoria de Criação do Conhecimento Organizacional e a Lógica da Guerra e da Paz, para, a partir do confronto entre a teoria e a ealidade, compararemos esta formulação teórica com os processos de inovação conduzidos tanto pelos Aliados quanto pelos alemães. Após descrevermos os acontecimentos que levaram à superioridade Aliada, percebemos a aderência entre as teorias expostas e as práticas das instituições responsáveis por gerenciar o conhecimento. Concluímos que a perda das tripulações dos submarinos ocorrida devido ao intenso esforço em atacá-los não permitiu a continuidade da transmissão das experiências o que inviabilizou a retomada da guerra de corso pela Alemanha com a mesma eficiênciaEscola de Guerra Naval (EGN)Defesa NacionalBatalha do AtlânticoBatalha do Atlântico - InovaçõesA Batalha do Atlântico : O papel das inovações no desfecho favorável aos aliados a partir de 1943?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS 2019_ VIEIRA BRUNO.pdfCEMOS 2019_ VIEIRA BRUNO.pdfapplication/pdf329879https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846292/1/CEMOS%202019_%20VIEIRA%20BRUNO.pdf16cf727e9cdb62279acb5e0d2d1f7416MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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