Sistemas alternativos de propulsão: implementação das turbinas a gás e motores elétricos como propulsão principal em navios mercantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mavropoulos, Gabriel Borges
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844027
Resumo: Trabalho de conclusão de Curso, CIAGA, Rio de Janeiro, 2015
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spelling Pinto, Paulo Roberto BatistaMavropoulos, Gabriel BorgesPinto, Paulo Roberto Batista2019-09-10T16:41:00Z2019-09-10T16:41:00Z2015http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844027Trabalho de conclusão de Curso, CIAGA, Rio de Janeiro, 2015As turbinas a gás vêm sendo implementadas em navios mercantes como maquinas propulsoras principais, substituindo os motores a dies el. Devido a grande preocupação dos armadores com os gastos, este s têm buscado economizar nos combustíveis - como gasolina sem chumbo, querosene, óleo diesel convencional, biodiesel, óleos vegetais e gorduras, além de metanol, etanol e combustíveis gasosos sem a necessidade de aditivos promotores de ignição – e vêm se satisfazendo com os resultados obtidos com as turbinas, que além de serem mais econômicas, possuem a operação mais suave, manutenção mais simples, espaço ocupado menor, diminuição na vibração e no nível de ruídos, número reduzido de peças moveis quando comparado a um V8 americano e uma ótima relação potência/peso. Todavia, sua implementação no cenário mercante ainda é questionada. Sua construção não é barata, devido ao fato das turbinas atingir em altíssimas temperaturas, o que aumenta o custo de projeto; a predisposição humana de refutação ao novo, se irá funcionar ou não e a manutenção do que já funciona , dentre outros fatores que questionam a ampliação da aplicação das turbinas a gás no meio m arítimo para substituir os motores Diesel em sua maioria. Porém, na busca da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, redução do uso de combustíveis fosseis poluentes, com a injeção de novas tecnologias que apliquem cada vez mais fontes de energia renováveis no meio marítimo, as turbinas a gás, como fonte produtora principal de energia elétrica a bordo, e os motores elétricos, como consumidoras desta energia para propulsão principal das embarcações, formam uma dupla que atinge alto nível de eficiênc ia e rendimento e são fortes concorrentes como propulsão alternativa aos antigos motores diesel.Gas turbines have been being implemented on merchant ships as main propulsion machinery, replacing the diesel engines. Due to the great concern of shipowners with spending this have sought to save on fuel - as unleaded gasoline, kerosene, conventional diesel, biodiesel, vegetable oils and fats, as well as methanol, ethanol and gaseous fuels without the need for promoters additives ignition - and come up sat isfying to the results obtained with the turbines, which in addition to being more economical, have a smoother operation, easier maintenance, smaller footprint, decrease in vibration and noise levels, reduced number of moving parts when compared to an American V8 and an excellent power / weight ratio. However, its implementation in the merchant scenario is still questioned. Its construction is n ot cheap, due to the fact that the turbines reach very high temperatures, which increases the cost of the project; human predisposition to refute the new, whether it will work or not and maintaining what already works, among other factors challenging the e xtension of the application of gas turbines in the marine environment to replace diesel engines mostly. However, in the pursuit of sustainability and preserving the environment, reducing the use of fossil polluting fuels, with the injection of new technolo gies to implement more and more renewable energy sources in the marine environment, gas turbines as the main production source of energy electricity on board, and electric motors, as consumers of this energy for main propulsion of vessels, form a duo that achieves high level of efficiency and performance and are strong competitors as an alternative to the old diesel propulsion.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Propulsão elétricaTurbinas a GásSistemas alternativos de propulsão: implementação das turbinas a gás e motores elétricos como propulsão principal em navios mercantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000af5.pdf.txt00000af5.pdf.txtExtracted texttext/plain67370https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844027/2/00000af5.pdf.txt34677c0e1f7e2451c67862516b921ce1MD52THUMBNAIL00000af5.pdf.jpg00000af5.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844027/3/00000af5.pdf.jpg53e9bdb681373019888902c7c1cde545MD53ORIGINAL00000af5.pdfapplication/pdf1814587https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844027/1/00000af5.pdf688b0d52582ad752775eeea88b5951b9MD51ripcmb/8440272022-09-23 17:38:22.618oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844027Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:38:22Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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