Modelagem termodinâmica e análise de exergia de turbinas a gás aplicadas à propulsão aeronáutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rennan Silva da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23277
Resumo: A importância que os motores a jato tiveram no desenvolvimento da nossa sociedade global a partir da segunda metade do século XX e mais recentemente é inegável, a medida em que impulsionou definitivamente uma revolução no setor de aviação. Por isso, o trabalho apresentado busca revisar e aprofundar os conceitos termodinâmicos usados no projeto destes motores, prin- cipalmente os utilizados na aviação moderna, destacando os principais parâmetros de operação que influenciam diretamente no desempenho destes sistemas. Para a modelagem matemática do ciclo termodinâmico, foram considerados quatro diferentes tipos de unidades de potência e arranjos mecânicos empregados: Turbojatos, Turbofans e turboélices. Em seguida, a análise termodinâmica de turbinas a gás aeronáuticas é examinada de forma detalhada, utilizando ferramentas familiares a uma audiência a nível de graduação. Tais quais balanços de energia e massa e relações isentrópicas entre pressão e temperatura. Já o conceito de eficiência politrópica é introduzido e utilizado como forma de simplificar as equações de governo utilizadas para descrever os processos de compressão e expansão. Assim como balanços de energia são utilizados para levar em consideração o escoamento dos gases e efeitos do aquecimento pela queima de combustíveis. A partir dessas técnicas, os componentes básicos são modelados do que é chamado o gerador de gás e, a partir dele, modelos computacionais são construídos para uma variedade de motores. A análise de exergia é introduzida como uma forma de possibilitar a contabilização de desperdícios, a medida que revela o potencial de trabalho máximo do sistema e de cada componente, possibilitando o projeto de turbinas mais eficientes. Finalmente, resultados de como os principais parâmetros de performance são afetados em cada ciclo por fatores como razão de compressão, Temperatura de entrada da Turbina e razão de bypass foram obtidos para ciclos genéricos, assim como resultados do desperdício em cada componente. Os resultados dos modelos numéricos foram então comparados com os resultados obtidos no software comercial GasTurb para um motor real, onde um erro relativo máximo de 8,84% foi obtido o consumo específico de combustível para motores turbojatos, enquanto que um erro máximo de 5,92% foi obtido para a eficiência de propulsão para motores turbofan
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Em seguida, a análise termodinâmica de turbinas a gás aeronáuticas é examinada de forma detalhada, utilizando ferramentas familiares a uma audiência a nível de graduação. Tais quais balanços de energia e massa e relações isentrópicas entre pressão e temperatura. Já o conceito de eficiência politrópica é introduzido e utilizado como forma de simplificar as equações de governo utilizadas para descrever os processos de compressão e expansão. Assim como balanços de energia são utilizados para levar em consideração o escoamento dos gases e efeitos do aquecimento pela queima de combustíveis. A partir dessas técnicas, os componentes básicos são modelados do que é chamado o gerador de gás e, a partir dele, modelos computacionais são construídos para uma variedade de motores. A análise de exergia é introduzida como uma forma de possibilitar a contabilização de desperdícios, a medida que revela o potencial de trabalho máximo do sistema e de cada componente, possibilitando o projeto de turbinas mais eficientes. Finalmente, resultados de como os principais parâmetros de performance são afetados em cada ciclo por fatores como razão de compressão, Temperatura de entrada da Turbina e razão de bypass foram obtidos para ciclos genéricos, assim como resultados do desperdício em cada componente. Os resultados dos modelos numéricos foram então comparados com os resultados obtidos no software comercial GasTurb para um motor real, onde um erro relativo máximo de 8,84% foi obtido o consumo específico de combustível para motores turbojatos, enquanto que um erro máximo de 5,92% foi obtido para a eficiência de propulsão para motores turbofanJet engines had a remarkable impact in the development of our global society during the second half of the 20th century and in the beginning of the 21st century. Therefore, the work presented seeks to review and deepen the thermodynamic concepts used in the design of these engines, especially those used in modern aviation, highlighting the main operating parameters that directly influence the performance of these systems. For the mathematical modeling of the thermodynamic cycle, four different types of power units and mechanical arrangements were considered: Turbojets, turbofans, turboprops and turboshafts. Next, the thermodynamic analysis of aeronautical gas turbines is examined in detail, using tools familiar to an undergraduate-level audience. The concept of polytropic efficiency is introduced and used as a way to simplify the governance equations used to describe the compression and expansion processes. As well as energy balances are used to take into account the flow of gases and heating effects from burning fuels. From these techniques, the basic components of what is called the gas generator are modelled and, from it, computational models are built for a variety of engines. Exergy analysis is introduced as a way to enable the accounting of waste, as it reveals the maximum work potential of the system and each component, enabling the design of more efficient turbines. Finally, results of how the main performance parameters are affected in each cycle by factors such as compression ratio, Turbine inlet temperature and bypass ratio were obtained for generic cycles, as well as waste results in each component. The results of the numerical models were then compared with the results obtained in the commercial GasTurb software for a real engine, where a maximum relative error of 8.84% was obtained for the specific fuel consumption for turbojet engines, while a maximum error of 5 .92% was obtained for propulsion efficiency for turbofan enginesPinheiro, Isabela FlorindoPacheco, Cesar CunhaMoreira, Roger MatsumotoCosta, Rennan Silva da2021-09-21T12:38:49Z2021-09-21T12:38:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Rennan Silva da. Modelagem termodinâmica e análise de exergia de turbinas a gás aplicadas à propulsão aeronáutica. 2021.110 f. 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