O empreendimento modular como ferramenta de gerenciamento de projetos estratégicos da MB: possibilidades e limitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luís Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845188
Resumo: analisar se o gerenciamento dos projetos estratégicos da Marinha do Brasil pode ser realizado por meio do Empreendimento Modular e se ele atende as necessidades do Governo Federal no tocante ao monitoramento e avaliação do Plano Plurianual, identificando suas possibilidades e limitações. O Empreendimento Modular é um instrumento de gerenciamento do Sistema do Plano Diretor que conta com somente uma meta definida, a qual corresponde ao resultado a ser atingido. O Empreendimento Modular, como ferramenta de gerenciamento de projetos, atende às boas práticas de gerenciamento de projetos do Guia PMBOK, pois possui uma única meta com início e término definidos;apresenta um gerente responsável pelo planejamento, execução e controle dos recursos alocados ao seu Empreendimento Modular; utiliza uma estrutura matricial forte; e está alinhado com o Planejamento Estratégico da Marinha. Porém, sendo um instrumento de gerenciamento inerente à gestão dos recursos orçamentários e financeiros da Marinha do Brasil, ele somente contempla as áreas de metas e recursos. Ou seja, o Empreendimento Modular, por si só, não é suficiente para o gerenciamento de projetos estratégicos da Marinha do Brasil. É necessária a complementação por outro tipo de ferramenta de gerenciamento de projetos, porém, para a finalidade de monitoramento e avaliação ele é suficiente. O Sistema do Plano Diretor possui um Ciclo de Controle já consolidado, em que é realizado o acompanhamento físico e financeiro das Ações Internas selecionadas (atividade de monitoramento), sendo, trimestralmente, realizada sua avaliação por um conselho de alto nível, cujo presidente é o próprio Comandante da Marinha. As demais Forças Armadas não possuem nenhuma ferramenta própria de gerenciamento de projetos que possibilite o monitoramento e avaliação de projetos estratégicos. As diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada são estabelecidas pelo Plano Plurianual (quatro anos de duração), instrumento de iniciativa do Poder Executivo estabelecido por meio da Constituição Federal de 1988. O monitoramento dos Objetivos, Metas e Iniciativas do Plano Plurianual é realizado por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento e sua coleta de dados é centralizada pela Subchefia de Orçamento e Plano Diretor do Estado-Maior da Armada. Todas as informações necessárias para o monitoramento no Plano Plurianual estão disponíveis no acompanhamento físico e financeiro das Ações Internasrealizado no Sistema do Plano Diretor. Apesar disso, são apresentadas algumas pequenas limitações decorrentes de problemas de vinculação das Ações Internas, que inexistem no Plaro Plurianual, às Ações Orçamentárias e Planos Orçamentários. Em síntese, pode-se concluir que o gerenciamento dos projetos estratégicos por meio do Empreendimento Modular atende as necessidades do Governo Federal no tocante ao monitoramento e avaliação do Plano Plurianual, sendo as pequenas limitações decorrentes do Sistema do Plano Diretor.
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O Empreendimento Modular, como ferramenta de gerenciamento de projetos, atende às boas práticas de gerenciamento de projetos do Guia PMBOK, pois possui uma única meta com início e término definidos;apresenta um gerente responsável pelo planejamento, execução e controle dos recursos alocados ao seu Empreendimento Modular; utiliza uma estrutura matricial forte; e está alinhado com o Planejamento Estratégico da Marinha. Porém, sendo um instrumento de gerenciamento inerente à gestão dos recursos orçamentários e financeiros da Marinha do Brasil, ele somente contempla as áreas de metas e recursos. Ou seja, o Empreendimento Modular, por si só, não é suficiente para o gerenciamento de projetos estratégicos da Marinha do Brasil. É necessária a complementação por outro tipo de ferramenta de gerenciamento de projetos, porém, para a finalidade de monitoramento e avaliação ele é suficiente. O Sistema do Plano Diretor possui um Ciclo de Controle já consolidado, em que é realizado o acompanhamento físico e financeiro das Ações Internas selecionadas (atividade de monitoramento), sendo, trimestralmente, realizada sua avaliação por um conselho de alto nível, cujo presidente é o próprio Comandante da Marinha. As demais Forças Armadas não possuem nenhuma ferramenta própria de gerenciamento de projetos que possibilite o monitoramento e avaliação de projetos estratégicos. As diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada são estabelecidas pelo Plano Plurianual (quatro anos de duração), instrumento de iniciativa do Poder Executivo estabelecido por meio da Constituição Federal de 1988. O monitoramento dos Objetivos, Metas e Iniciativas do Plano Plurianual é realizado por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento e sua coleta de dados é centralizada pela Subchefia de Orçamento e Plano Diretor do Estado-Maior da Armada. Todas as informações necessárias para o monitoramento no Plano Plurianual estão disponíveis no acompanhamento físico e financeiro das Ações Internasrealizado no Sistema do Plano Diretor. Apesar disso, são apresentadas algumas pequenas limitações decorrentes de problemas de vinculação das Ações Internas, que inexistem no Plaro Plurianual, às Ações Orçamentárias e Planos Orçamentários. Em síntese, pode-se concluir que o gerenciamento dos projetos estratégicos por meio do Empreendimento Modular atende as necessidades do Governo Federal no tocante ao monitoramento e avaliação do Plano Plurianual, sendo as pequenas limitações decorrentes do Sistema do Plano Diretor.The purpose of this research paper is to examine whether the management of strategic projects of the Navy of Brazil can be accomplished through the Modular Development and if it meets the needs of the Federal Government with regard to monitoring and evaluation of the Multi-annual Plan, identifying its possibilities and limitations. The enterprise is a Modular management instrument of the System of the Master Plan that has only one target set, which corresponds to the result to be achieved. The Modular Project, as project management tool, meets the best practices of project management PMBOK Guide because it has a single goal with defined start and end; presents a manager responsible for the planning, execution and control of the resources allocated to your Modular Enterprise; uses a matrix structure; and is aligned with the strategic planning of the Navy. However, being an instrument of management inherent in the management of budgetary and financial resources of the Navy of Brazil, it only includes the areas of goals and resources. That is, the Modular Development in itself is not enough for the management of strategic projects of the Navy of Brazil. Completion is required for other types of project management tool, however, for the purpose of monitoring and evaluation it is enough. The system of the master plan has a control Cycle already consolidated, where the physical and financial follow-up of selected internal actions (monitoring activity), quarterly, held your evaluation by a high-level Council, whose President is the Chief of the Navy. The other armed forces do not have any project management tool that enables the monitoring and evaluation of strategic projects. The guidelines, goals and objectives of the federal public administration for the capital and other expenses arising therefrom and to the continued duration programmes are established by the Multi-annual Plan (four years of duration), an instrument of the Executive Branch initiative established by the Federal Constitution of 1988. The monitoring of Objectives, goals and initiatives of the Multi-annual Plan is carried out by means of the integrated system of planning and budget and your data collection is centralized by the Cabinet Subcommittee budget and strategic plan of the fleet. All the information necessary for monitoring the multiannual plan are available on the physical and financial follow-up of internal actions carried out in the system of the master plan. Despite this, are presented some minor limitations arising from binding problems of internal actions, which are nonexistent in the multiannual Budgetary actions Plaro and Budget Plans. In summary, it can be concluded that the management of strategic projects by means of Modular Enterprise meets the needs of the Federal Government with regard to monitoring and evaluation of the Multi-annual Plan, being small limitations arising from the System of the Master Plan.porEscola de Guerra Naval (EGN)Apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas - C-PEM 2017Gestão estratégicaAdministraçãoGerenciamento de ProjetosEmpreendimento modularO empreendimento modular como ferramenta de gerenciamento de projetos estratégicos da MB: possibilidades e limitaçõesO empreendimento modular e o monitoramento e avaliação do plano plurianualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALC-PEM - 2017 - SILVA ANDRE.pdfC-PEM - 2017 - SILVA ANDRE.pdfapplication/pdf777463https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845188/1/C-PEM%20-%202017%20-%20SILVA%20ANDRE.pdfa141886c24683c8e4b95fe84e5565502MD51TEXTC-PEM - 2017 - SILVA ANDRE.pdf.txtC-PEM - 2017 - SILVA ANDRE.pdf.txtExtracted texttext/plain108255https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845188/2/C-PEM%20-%202017%20-%20SILVA%20ANDRE.pdf.txtd46203f1f0edf922bf50ebe7c243a74cMD52THUMBNAILC-PEM - 2017 - SILVA ANDRE.pdf.jpgC-PEM - 2017 - SILVA ANDRE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845188/3/C-PEM%20-%202017%20-%20SILVA%20ANDRE.pdf.jpgc743ebc24853ff2790fd8888ebefefbfMD53ripcmb/8451882022-09-21 15:29:58.427oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845188Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-21T18:29:58Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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