Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Canen, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744
Resumo: The present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow.
id MB_f448e414443f4c9b91089070d77b2efc
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844744
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Canen, AnaAguiar, Natália Morais Corrêa Borges deCanen, Ana2020-09-28T14:04:36Z2020-09-28T14:04:36Z2007AGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007.0104-40361809-4465http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744The present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow.O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação institucional no Sistema de Ensino Naval, a partir de uma perspectiva multiculturalque busca trabalhar as tensões inerentes ao processo avaliativo, levando em conta a missão institucional da Marinha, sua especificidade identitária e cultural, as influências híbridas entre discursos do SINAES e os da qualidade total em educação e a necessidade de reconhecer a diversidade cultural nela própria inerente, como organização multicultural. Concluímos, sugerindo que o olhar multicultural pode ajudar na compreensão de possíveis caminhos pelos quais a avaliação institucional possa avançar no processo de crescimento de instituições e atores educacionais.porRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoAvaliação institucionalSistema de Ensino NavalSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)MulticulturalismoImpactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval BrasileiroImpacts of policies of institutional evaluation: a case study in the brazilian naval systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTArtigo-Ensaio_Natalia.pdf.txtArtigo-Ensaio_Natalia.pdf.txtExtracted texttext/plain47782https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/2/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf.txtc73a94b7163a4707a03db6b80c0af294MD52THUMBNAILArtigo-Ensaio_Natalia.pdf.jpgArtigo-Ensaio_Natalia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1697https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/3/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf.jpg58b98d4ec6634a3cc66bba20bc8d9f59MD53ORIGINALArtigo-Ensaio_Natalia.pdfArtigo-Ensaio_Natalia.pdfapplication/pdf130069https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/1/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf5443d7d7da20435acca670d7ee46a3d6MD51ripcmb/8447442022-09-23 17:09:56.575oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844744Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:09:56Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Impacts of policies of institutional evaluation: a case study in the brazilian naval system
title Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
spellingShingle Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Avaliação institucional
Sistema de Ensino Naval
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Multiculturalismo
title_short Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
title_full Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
title_fullStr Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
title_full_unstemmed Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
title_sort Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
author Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
author_facet Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Canen, Ana
author_role author
author2 Canen, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canen, Ana
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Canen, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Sistema de Ensino Naval
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Multiculturalismo
topic Avaliação institucional
Sistema de Ensino Naval
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Multiculturalismo
description The present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-28T14:04:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-28T14:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0104-4036
1809-4465
identifier_str_mv AGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007.
0104-4036
1809-4465
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/2/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/3/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf.jpg
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/1/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c73a94b7163a4707a03db6b80c0af294
58b98d4ec6634a3cc66bba20bc8d9f59
5443d7d7da20435acca670d7ee46a3d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310214516080640