Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744 |
Resumo: | The present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow. |
id |
MB_f448e414443f4c9b91089070d77b2efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844744 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Canen, AnaAguiar, Natália Morais Corrêa Borges deCanen, Ana2020-09-28T14:04:36Z2020-09-28T14:04:36Z2007AGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007.0104-40361809-4465http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744The present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow.O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação institucional no Sistema de Ensino Naval, a partir de uma perspectiva multiculturalque busca trabalhar as tensões inerentes ao processo avaliativo, levando em conta a missão institucional da Marinha, sua especificidade identitária e cultural, as influências híbridas entre discursos do SINAES e os da qualidade total em educação e a necessidade de reconhecer a diversidade cultural nela própria inerente, como organização multicultural. Concluímos, sugerindo que o olhar multicultural pode ajudar na compreensão de possíveis caminhos pelos quais a avaliação institucional possa avançar no processo de crescimento de instituições e atores educacionais.porRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoAvaliação institucionalSistema de Ensino NavalSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)MulticulturalismoImpactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval BrasileiroImpacts of policies of institutional evaluation: a case study in the brazilian naval systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTArtigo-Ensaio_Natalia.pdf.txtArtigo-Ensaio_Natalia.pdf.txtExtracted texttext/plain47782https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/2/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf.txtc73a94b7163a4707a03db6b80c0af294MD52THUMBNAILArtigo-Ensaio_Natalia.pdf.jpgArtigo-Ensaio_Natalia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1697https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/3/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf.jpg58b98d4ec6634a3cc66bba20bc8d9f59MD53ORIGINALArtigo-Ensaio_Natalia.pdfArtigo-Ensaio_Natalia.pdfapplication/pdf130069https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/1/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf5443d7d7da20435acca670d7ee46a3d6MD51ripcmb/8447442022-09-23 17:09:56.575oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844744Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:09:56Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Impacts of policies of institutional evaluation: a case study in the brazilian naval system |
title |
Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro |
spellingShingle |
Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de Avaliação institucional Sistema de Ensino Naval Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) Multiculturalismo |
title_short |
Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro |
title_full |
Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro |
title_fullStr |
Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro |
title_full_unstemmed |
Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro |
title_sort |
Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro |
author |
Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de |
author_facet |
Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de Canen, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Canen, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canen, Ana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de Canen, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Sistema de Ensino Naval Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) Multiculturalismo |
topic |
Avaliação institucional Sistema de Ensino Naval Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) Multiculturalismo |
description |
The present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-28T14:04:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-28T14:04:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0104-4036 1809-4465 |
identifier_str_mv |
AGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007. 0104-4036 1809-4465 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/2/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/3/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf.jpg https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844744/1/Artigo-Ensaio_Natalia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c73a94b7163a4707a03db6b80c0af294 58b98d4ec6634a3cc66bba20bc8d9f59 5443d7d7da20435acca670d7ee46a3d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1798310214516080640 |