Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falabelo, Raimundo Nonato de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3226
Resumo: Este trabalho apresenta resultados do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária, “Vidas em Aberto”, realizado, desde 2005, com crianças em dificuldades na apropriação qualitativa da leitura e da escrita, moradoras do entorno do Campus Universitário de Cametá/UFPA. Metodologia: bolsistas de iniciação científica e extensionistas, do curso de Pedagogia, em vivência teórico-empírica, visitam famílias convidando suas crianças; os encontros são realizados no Campus aos finais de semana; as atividades didáticas e culturais fazem uso de textos narrativos e poéticos; desenho, pintura; música regional/local; lendas, mitos, folclore, enquanto recursos indispensáveis à apropriação e ao domínio da linguagem. Trabalhar a leitura e a escrita de forma rica e diversificada, possibilitando a interação com os diversos gêneros simbólicos, vem se constituindo em motivadora estratégia a essas crianças ressignificar suas relações com os conhecimentos escolares e a cultura historicamente acumulada pela humanidade, experimentando a leitura e a escrita como atividades e práticas sociais fundamentais a sua formação. 
id METO-3_01c80a107c08981df5884f93eb2b0733
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3226
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógicaEducação - Ensino e AprendizagemCriança; Leitura; Escrita; Inclusão Social.Este trabalho apresenta resultados do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária, “Vidas em Aberto”, realizado, desde 2005, com crianças em dificuldades na apropriação qualitativa da leitura e da escrita, moradoras do entorno do Campus Universitário de Cametá/UFPA. Metodologia: bolsistas de iniciação científica e extensionistas, do curso de Pedagogia, em vivência teórico-empírica, visitam famílias convidando suas crianças; os encontros são realizados no Campus aos finais de semana; as atividades didáticas e culturais fazem uso de textos narrativos e poéticos; desenho, pintura; música regional/local; lendas, mitos, folclore, enquanto recursos indispensáveis à apropriação e ao domínio da linguagem. Trabalhar a leitura e a escrita de forma rica e diversificada, possibilitando a interação com os diversos gêneros simbólicos, vem se constituindo em motivadora estratégia a essas crianças ressignificar suas relações com os conhecimentos escolares e a cultura historicamente acumulada pela humanidade, experimentando a leitura e a escrita como atividades e práticas sociais fundamentais a sua formação. Universidade Metodista de PiracicabaUFPA/PROPESP/PROEXFalabelo, Raimundo Nonato de Oliveira2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/322610.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p215-227Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 215-2272238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3226/1963BrasilContemporaneidadeQualitativaDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T12:53:10Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3226Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-09-11T12:53:10Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica
title Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica
spellingShingle Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica
Falabelo, Raimundo Nonato de Oliveira
Educação - Ensino e Aprendizagem
Criança; Leitura; Escrita; Inclusão Social.
title_short Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica
title_full Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica
title_fullStr Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica
title_full_unstemmed Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica
title_sort Universidade, comunidade e conhecimentos: interações necessárias à formação pedagógica
author Falabelo, Raimundo Nonato de Oliveira
author_facet Falabelo, Raimundo Nonato de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UFPA/PROPESP/PROEX
dc.contributor.author.fl_str_mv Falabelo, Raimundo Nonato de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Ensino e Aprendizagem
Criança; Leitura; Escrita; Inclusão Social.
topic Educação - Ensino e Aprendizagem
Criança; Leitura; Escrita; Inclusão Social.
description Este trabalho apresenta resultados do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária, “Vidas em Aberto”, realizado, desde 2005, com crianças em dificuldades na apropriação qualitativa da leitura e da escrita, moradoras do entorno do Campus Universitário de Cametá/UFPA. Metodologia: bolsistas de iniciação científica e extensionistas, do curso de Pedagogia, em vivência teórico-empírica, visitam famílias convidando suas crianças; os encontros são realizados no Campus aos finais de semana; as atividades didáticas e culturais fazem uso de textos narrativos e poéticos; desenho, pintura; música regional/local; lendas, mitos, folclore, enquanto recursos indispensáveis à apropriação e ao domínio da linguagem. Trabalhar a leitura e a escrita de forma rica e diversificada, possibilitando a interação com os diversos gêneros simbólicos, vem se constituindo em motivadora estratégia a essas crianças ressignificar suas relações com os conhecimentos escolares e a cultura historicamente acumulada pela humanidade, experimentando a leitura e a escrita como atividades e práticas sociais fundamentais a sua formação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3226
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p215-227
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3226
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p215-227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3226/1963
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade
Qualitativa
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 215-227
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022615883776