Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Davi Euclides de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Janneson José Ferreira de, Silva, Paulo Henrique das Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658
Resumo: Os cursos de Ciências Exatas são marcados por altos índices de reprovação e desistência por consequência da dificuldade dos alunos em relação especialmente às disciplinas de Cálculo. Para contornar essa situação, aconselha-se que se conheça a população dos discentes e se desenvolvam metodologias apropriadas em torno desse conhecimento. Neste viés, este trabalho tem por objetivo analisar o perfil discente do Curso de Ciência e Tecnologia de uma universidade Federal no interior do RN, considerando e compreendendo suas motivações, anseios e dificuldades na trajetória acadêmica. Para essa pesquisa, realizou-se uma análise socioeconômica e fatorial dos discentes, através de aplicação de questionário, onde foi obtido uma amostra de 78 respondentes. Com isso, os dados obtidos relacionados à disciplina indicam a presença de 4 perfis, que representam 61,99% da população. Por conseguinte, apurou-se justificativas para os resultados acadêmicos acima descritos que, fatores como ocupações, organização do tempo, apreço pela disciplina e outros, podem influenciar no rendimento dos alunos. Assim, o presente artigo disponibiliza um norteamento para implementação de práticas de ensino que corroborem com o perfil de alunos do público analisado.
id METO-3_1355b5eaedad984fb541a31e5450e5ae
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4658
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculoEducaçãoPerfis acadêmicos; Cálculo; Ciência e Tecnologia; Análise fatorial.Os cursos de Ciências Exatas são marcados por altos índices de reprovação e desistência por consequência da dificuldade dos alunos em relação especialmente às disciplinas de Cálculo. Para contornar essa situação, aconselha-se que se conheça a população dos discentes e se desenvolvam metodologias apropriadas em torno desse conhecimento. Neste viés, este trabalho tem por objetivo analisar o perfil discente do Curso de Ciência e Tecnologia de uma universidade Federal no interior do RN, considerando e compreendendo suas motivações, anseios e dificuldades na trajetória acadêmica. Para essa pesquisa, realizou-se uma análise socioeconômica e fatorial dos discentes, através de aplicação de questionário, onde foi obtido uma amostra de 78 respondentes. Com isso, os dados obtidos relacionados à disciplina indicam a presença de 4 perfis, que representam 61,99% da população. Por conseguinte, apurou-se justificativas para os resultados acadêmicos acima descritos que, fatores como ocupações, organização do tempo, apreço pela disciplina e outros, podem influenciar no rendimento dos alunos. Assim, o presente artigo disponibiliza um norteamento para implementação de práticas de ensino que corroborem com o perfil de alunos do público analisado.Universidade Metodista de PiracicabaOliveira, Davi Euclides deLima, Janneson José Ferreira deSilva, Paulo Henrique das Chagas2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/465810.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p57-75Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 57-752238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658/2545Rio Grande do Norte - BrasilDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4658Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
title Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
spellingShingle Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
Oliveira, Davi Euclides de
Educação
Perfis acadêmicos; Cálculo; Ciência e Tecnologia; Análise fatorial.
title_short Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
title_full Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
title_fullStr Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
title_full_unstemmed Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
title_sort Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
author Oliveira, Davi Euclides de
author_facet Oliveira, Davi Euclides de
Lima, Janneson José Ferreira de
Silva, Paulo Henrique das Chagas
author_role author
author2 Lima, Janneson José Ferreira de
Silva, Paulo Henrique das Chagas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Davi Euclides de
Lima, Janneson José Ferreira de
Silva, Paulo Henrique das Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Perfis acadêmicos; Cálculo; Ciência e Tecnologia; Análise fatorial.
topic Educação
Perfis acadêmicos; Cálculo; Ciência e Tecnologia; Análise fatorial.
description Os cursos de Ciências Exatas são marcados por altos índices de reprovação e desistência por consequência da dificuldade dos alunos em relação especialmente às disciplinas de Cálculo. Para contornar essa situação, aconselha-se que se conheça a população dos discentes e se desenvolvam metodologias apropriadas em torno desse conhecimento. Neste viés, este trabalho tem por objetivo analisar o perfil discente do Curso de Ciência e Tecnologia de uma universidade Federal no interior do RN, considerando e compreendendo suas motivações, anseios e dificuldades na trajetória acadêmica. Para essa pesquisa, realizou-se uma análise socioeconômica e fatorial dos discentes, através de aplicação de questionário, onde foi obtido uma amostra de 78 respondentes. Com isso, os dados obtidos relacionados à disciplina indicam a presença de 4 perfis, que representam 61,99% da população. Por conseguinte, apurou-se justificativas para os resultados acadêmicos acima descritos que, fatores como ocupações, organização do tempo, apreço pela disciplina e outros, podem influenciar no rendimento dos alunos. Assim, o presente artigo disponibiliza um norteamento para implementação de práticas de ensino que corroborem com o perfil de alunos do público analisado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p57-75
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p57-75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658/2545
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio Grande do Norte - Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 57-75
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021552627712