Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658 |
Resumo: | Os cursos de Ciências Exatas são marcados por altos índices de reprovação e desistência por consequência da dificuldade dos alunos em relação especialmente às disciplinas de Cálculo. Para contornar essa situação, aconselha-se que se conheça a população dos discentes e se desenvolvam metodologias apropriadas em torno desse conhecimento. Neste viés, este trabalho tem por objetivo analisar o perfil discente do Curso de Ciência e Tecnologia de uma universidade Federal no interior do RN, considerando e compreendendo suas motivações, anseios e dificuldades na trajetória acadêmica. Para essa pesquisa, realizou-se uma análise socioeconômica e fatorial dos discentes, através de aplicação de questionário, onde foi obtido uma amostra de 78 respondentes. Com isso, os dados obtidos relacionados à disciplina indicam a presença de 4 perfis, que representam 61,99% da população. Por conseguinte, apurou-se justificativas para os resultados acadêmicos acima descritos que, fatores como ocupações, organização do tempo, apreço pela disciplina e outros, podem influenciar no rendimento dos alunos. Assim, o presente artigo disponibiliza um norteamento para implementação de práticas de ensino que corroborem com o perfil de alunos do público analisado. |
id |
METO-3_1355b5eaedad984fb541a31e5450e5ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4658 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculoEducaçãoPerfis acadêmicos; Cálculo; Ciência e Tecnologia; Análise fatorial.Os cursos de Ciências Exatas são marcados por altos índices de reprovação e desistência por consequência da dificuldade dos alunos em relação especialmente às disciplinas de Cálculo. Para contornar essa situação, aconselha-se que se conheça a população dos discentes e se desenvolvam metodologias apropriadas em torno desse conhecimento. Neste viés, este trabalho tem por objetivo analisar o perfil discente do Curso de Ciência e Tecnologia de uma universidade Federal no interior do RN, considerando e compreendendo suas motivações, anseios e dificuldades na trajetória acadêmica. Para essa pesquisa, realizou-se uma análise socioeconômica e fatorial dos discentes, através de aplicação de questionário, onde foi obtido uma amostra de 78 respondentes. Com isso, os dados obtidos relacionados à disciplina indicam a presença de 4 perfis, que representam 61,99% da população. Por conseguinte, apurou-se justificativas para os resultados acadêmicos acima descritos que, fatores como ocupações, organização do tempo, apreço pela disciplina e outros, podem influenciar no rendimento dos alunos. Assim, o presente artigo disponibiliza um norteamento para implementação de práticas de ensino que corroborem com o perfil de alunos do público analisado.Universidade Metodista de PiracicabaOliveira, Davi Euclides deLima, Janneson José Ferreira deSilva, Paulo Henrique das Chagas2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/465810.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p57-75Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 57-752238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658/2545Rio Grande do Norte - BrasilDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4658Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo |
title |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo |
spellingShingle |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo Oliveira, Davi Euclides de Educação Perfis acadêmicos; Cálculo; Ciência e Tecnologia; Análise fatorial. |
title_short |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo |
title_full |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo |
title_fullStr |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo |
title_full_unstemmed |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo |
title_sort |
Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo |
author |
Oliveira, Davi Euclides de |
author_facet |
Oliveira, Davi Euclides de Lima, Janneson José Ferreira de Silva, Paulo Henrique das Chagas |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Janneson José Ferreira de Silva, Paulo Henrique das Chagas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Davi Euclides de Lima, Janneson José Ferreira de Silva, Paulo Henrique das Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Perfis acadêmicos; Cálculo; Ciência e Tecnologia; Análise fatorial. |
topic |
Educação Perfis acadêmicos; Cálculo; Ciência e Tecnologia; Análise fatorial. |
description |
Os cursos de Ciências Exatas são marcados por altos índices de reprovação e desistência por consequência da dificuldade dos alunos em relação especialmente às disciplinas de Cálculo. Para contornar essa situação, aconselha-se que se conheça a população dos discentes e se desenvolvam metodologias apropriadas em torno desse conhecimento. Neste viés, este trabalho tem por objetivo analisar o perfil discente do Curso de Ciência e Tecnologia de uma universidade Federal no interior do RN, considerando e compreendendo suas motivações, anseios e dificuldades na trajetória acadêmica. Para essa pesquisa, realizou-se uma análise socioeconômica e fatorial dos discentes, através de aplicação de questionário, onde foi obtido uma amostra de 78 respondentes. Com isso, os dados obtidos relacionados à disciplina indicam a presença de 4 perfis, que representam 61,99% da população. Por conseguinte, apurou-se justificativas para os resultados acadêmicos acima descritos que, fatores como ocupações, organização do tempo, apreço pela disciplina e outros, podem influenciar no rendimento dos alunos. Assim, o presente artigo disponibiliza um norteamento para implementação de práticas de ensino que corroborem com o perfil de alunos do público analisado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p57-75 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p57-75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4658/2545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Rio Grande do Norte - Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 57-75 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021552627712 |