Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Regina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Saldanha, Gilda Maria Maia Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2873
Resumo: O objetivo é identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento oncológico. Houve entrevistas com seis docentes e definidas duas categorias. Uma identificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar se aproximam dos da escola regular, com adaptações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Concluímos que a prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios deste ambiente.
id METO-3_1783078a4532e6ea0b8cb8620e2bbcdc
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2873
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldadesEducaçãoClasse hospitalar; Criança; ProfessorO objetivo é identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento oncológico. Houve entrevistas com seis docentes e definidas duas categorias. Uma identificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar se aproximam dos da escola regular, com adaptações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Concluímos que a prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios deste ambiente. Universidade Metodista de PiracicabaCNPQSimões, ReginaSaldanha, Gilda Maria Maia Martins2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/287310.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p225-244Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 225-2442238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2873/1758AméricaEducaçãoProfessor de classe hospitalarDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-02T14:48:43Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2873Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-03-02T14:48:43Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades
title Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades
spellingShingle Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades
Simões, Regina
Educação
Classe hospitalar; Criança; Professor
title_short Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades
title_full Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades
title_fullStr Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades
title_full_unstemmed Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades
title_sort Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades
author Simões, Regina
author_facet Simões, Regina
Saldanha, Gilda Maria Maia Martins
author_role author
author2 Saldanha, Gilda Maria Maia Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Regina
Saldanha, Gilda Maria Maia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Classe hospitalar; Criança; Professor
topic Educação
Classe hospitalar; Criança; Professor
description O objetivo é identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento oncológico. Houve entrevistas com seis docentes e definidas duas categorias. Uma identificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar se aproximam dos da escola regular, com adaptações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Concluímos que a prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios deste ambiente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2873
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p225-244
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2873
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p225-244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2873/1758
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Professor de classe hospitalar
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 225-244
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021213937664