Docência Administrada: Uma análise crítica da autonomia do professor.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2461 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo apresentar dados, obtidos por ocasião do curso de doutoramento, que analisou a autonomia docente frente a adoção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Discorre sobre o conceito de autonomia adotado no trabalho, buscando esclarecer a compreensão kantiana do termo. Em seguida, apresenta os dados obtidos por meio de pesquisa empírica, que revela tanto características inerentes ao material apostilado quanto hábitos e posturas dos docentes ao utilizá-los. Os dados obtidos são, então, problematizados por meio do emprego da Teoria Crítica, mais especificamente a partir dos conceitos de Indústria Cultural e de Sociedade Administrada. Por fim, propõe a reflexão sobre o conceito de Docência Administrada, com intuito de realizar uma crítica fundamentada na possibilidade de autonomia docente frente a rígidos padrões de controle. |
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Docência Administrada: Uma análise crítica da autonomia do professor.Educação; Teoria Crítica; Filosofia da Educação; Política EducacionalIndústria Cultural. Docência Administrada. Sistemas Apostilados de Ensino. Autonomia DocenteO presente texto tem como objetivo apresentar dados, obtidos por ocasião do curso de doutoramento, que analisou a autonomia docente frente a adoção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Discorre sobre o conceito de autonomia adotado no trabalho, buscando esclarecer a compreensão kantiana do termo. Em seguida, apresenta os dados obtidos por meio de pesquisa empírica, que revela tanto características inerentes ao material apostilado quanto hábitos e posturas dos docentes ao utilizá-los. Os dados obtidos são, então, problematizados por meio do emprego da Teoria Crítica, mais especificamente a partir dos conceitos de Indústria Cultural e de Sociedade Administrada. Por fim, propõe a reflexão sobre o conceito de Docência Administrada, com intuito de realizar uma crítica fundamentada na possibilidade de autonomia docente frente a rígidos padrões de controle.Universidade Metodista de PiracicabaAmorim, Ivair Fernandes de2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/246110.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p35-48Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 35-482238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2461/1635AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T13:51:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2461Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-20T13:51:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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