Docência Administrada: Uma análise crítica da autonomia do professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Ivair Fernandes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2461
Resumo: O presente texto tem como objetivo apresentar dados, obtidos por ocasião do curso de doutoramento, que analisou a autonomia docente frente a adoção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Discorre sobre o conceito de autonomia adotado no trabalho, buscando esclarecer a compreensão kantiana do termo. Em seguida, apresenta os dados obtidos por meio de pesquisa empírica, que revela tanto características inerentes ao material apostilado quanto hábitos e posturas dos docentes ao utilizá-los. Os dados obtidos são, então, problematizados por meio do emprego da Teoria Crítica, mais especificamente a partir dos conceitos de Indústria Cultural e de Sociedade Administrada. Por fim, propõe a reflexão sobre o conceito de Docência Administrada, com intuito de realizar uma crítica fundamentada na possibilidade de autonomia docente frente a rígidos padrões de controle.
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