Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101502
Resumo: Esta tese aborda a atuação docente frente à adoção de sistemas apostilados de ensino, mercadorias educacionais que podem ser consideradas bens simbólicos que atendem aos preceitos da Indústria Cultural. Ao buscar a contextualização desta prática, faz uma análise sobre a Tecnologia do Ensino, por meio dos conceitos de Instrução Programada e Máquina de Ensino propostos por Skinner; da Vantagem Acadêmica de Cuba, exposta na obra de Carnoy e também uma reflexão sobre os mecanismos de controle evocando teóricos como: Goffman, Heller, Lapassade, Foucault e Elias. Concluída esta análise inicial, busca fundamentação teórica no pensador frankfurtiano Hebert Marcuse, com a finalidade de explanar sobre os feitos da sociedade industrial e sua capacidade de dissimular os mecanismos de controle por meio da administração social. Ao partir do conceito de sociedade administrada propõe o conceito de docência administrada e para problematiza-lo procede a análise de um estudo de caso. Em suma, este trabalho busca, à luz de conceitos frankfurtianos, analisar a inserção de apostilas em escolas públicas, evidenciando suas características de mercadorias assim como os efeitos desta iniciativa sobre o trabalho do professor
id UNSP_c7e5252df951852492d95bca344b7db3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101502
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administradaAutonomiaIndustria culturalTecnologia educacionalEducaçãoEsta tese aborda a atuação docente frente à adoção de sistemas apostilados de ensino, mercadorias educacionais que podem ser consideradas bens simbólicos que atendem aos preceitos da Indústria Cultural. Ao buscar a contextualização desta prática, faz uma análise sobre a Tecnologia do Ensino, por meio dos conceitos de Instrução Programada e Máquina de Ensino propostos por Skinner; da Vantagem Acadêmica de Cuba, exposta na obra de Carnoy e também uma reflexão sobre os mecanismos de controle evocando teóricos como: Goffman, Heller, Lapassade, Foucault e Elias. Concluída esta análise inicial, busca fundamentação teórica no pensador frankfurtiano Hebert Marcuse, com a finalidade de explanar sobre os feitos da sociedade industrial e sua capacidade de dissimular os mecanismos de controle por meio da administração social. Ao partir do conceito de sociedade administrada propõe o conceito de docência administrada e para problematiza-lo procede a análise de um estudo de caso. Em suma, este trabalho busca, à luz de conceitos frankfurtianos, analisar a inserção de apostilas em escolas públicas, evidenciando suas características de mercadorias assim como os efeitos desta iniciativa sobre o trabalho do professorThis thesis approaches the teacher‟s work face to the adoption of education systems of teaching, educationals merchandises that may be knowns to be symbolic possessions that attend in the precepts of Cultural Industry. Aiming to seek the contextualization of this practice, this paper makes an analysis concerning the Teaching Technology, through concepts such as Programmed Instruction and Teaching Machine, both proposed by Skinner; Cuba‟s Academic Advantage, presented in Carnoy‟s studies, and it reflects about the mechanisms of control evoking theorists like: Goffman, Heller, Lapassade, Foucault and Elias. When finished this initial analysis, this study resorts to the theoretical groundwork of the Frankfurt School thinker Hebert Marcuse, intending to talk about the feats of the industrial society and its capacity to feign the mechanisms of control through social administration. From the concept of administered society, this work proposes the notion administered teaching and in order to discuss it, investigate a case study. In brief, this paper seeks to analyze, in the light of some Frankfurt School concepts, the insertion of booklets in public schools, demonstrating its features as commodity, as well as the effects of this initiative over the teacher‟s workCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]2014-06-11T19:31:29Z2014-06-11T19:31:29Z2012-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis199 f. : il. color.application/pdfAMORIM, Ivair Fernandes de. Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada. 2012. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/101502000705808amorim_if_dr_arafcl.pdf33004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:59:09.269591Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada
title Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada
spellingShingle Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada
Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
Autonomia
Industria cultural
Tecnologia educacional
Educação
title_short Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada
title_full Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada
title_fullStr Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada
title_full_unstemmed Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada
title_sort Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada
author Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
author_facet Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Industria cultural
Tecnologia educacional
Educação
topic Autonomia
Industria cultural
Tecnologia educacional
Educação
description Esta tese aborda a atuação docente frente à adoção de sistemas apostilados de ensino, mercadorias educacionais que podem ser consideradas bens simbólicos que atendem aos preceitos da Indústria Cultural. Ao buscar a contextualização desta prática, faz uma análise sobre a Tecnologia do Ensino, por meio dos conceitos de Instrução Programada e Máquina de Ensino propostos por Skinner; da Vantagem Acadêmica de Cuba, exposta na obra de Carnoy e também uma reflexão sobre os mecanismos de controle evocando teóricos como: Goffman, Heller, Lapassade, Foucault e Elias. Concluída esta análise inicial, busca fundamentação teórica no pensador frankfurtiano Hebert Marcuse, com a finalidade de explanar sobre os feitos da sociedade industrial e sua capacidade de dissimular os mecanismos de controle por meio da administração social. Ao partir do conceito de sociedade administrada propõe o conceito de docência administrada e para problematiza-lo procede a análise de um estudo de caso. Em suma, este trabalho busca, à luz de conceitos frankfurtianos, analisar a inserção de apostilas em escolas públicas, evidenciando suas características de mercadorias assim como os efeitos desta iniciativa sobre o trabalho do professor
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
2014-06-11T19:31:29Z
2014-06-11T19:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Ivair Fernandes de. Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada. 2012. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/101502
000705808
amorim_if_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
identifier_str_mv AMORIM, Ivair Fernandes de. Indústria cultural e sistemas apostilados de ensino: a docência administrada. 2012. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000705808
amorim_if_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/101502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129569958395904