O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3302 |
Resumo: | Ainda hoje, a vida e obra de Frida Kahlo, artista mexicana cuja estética é amplamente reconhecida, continuam repercutindo em imagens cinematográficas, bibliográficas e publicitárias. Nesse artigo, nosso objetivo é identificar e analisar as maneiras como as referências artísticas são veiculadas e consumidas nas visualidades contemporâneas. Para isso, investigamos duas produções distintas denominadas Viva la Vida. A primeira versão de Viva la Vida é uma pintura do gênero natureza-morta, elaborada por Frida Kahlo em 1954, pouco antes de seu falecimento. A segunda versão de Viva la Vida é uma coleção de bolsas e calçados produzida e divulgadas pela marca Arezzo ao longo de 2015. Quais as convergências expressivas apresentadas entre esses dois artefatos culturais? Quais os desdobramentos do artístico nas visualidades cotidianas? Respaldados no Estudo da Cultura Visual e nas referências oferecidas pelas duas versões de Viva la Vida, identificamos elementos de intersecção que aproximam a arte institucional às visualidades populares contemporâneas. |
id |
METO-3_1bf1470a5c2a01b0e77dc56b93ba26a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3302 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da ArezzoArte; Frida Kahlo; Visualidades; Cultura Visual; Educação.Ainda hoje, a vida e obra de Frida Kahlo, artista mexicana cuja estética é amplamente reconhecida, continuam repercutindo em imagens cinematográficas, bibliográficas e publicitárias. Nesse artigo, nosso objetivo é identificar e analisar as maneiras como as referências artísticas são veiculadas e consumidas nas visualidades contemporâneas. Para isso, investigamos duas produções distintas denominadas Viva la Vida. A primeira versão de Viva la Vida é uma pintura do gênero natureza-morta, elaborada por Frida Kahlo em 1954, pouco antes de seu falecimento. A segunda versão de Viva la Vida é uma coleção de bolsas e calçados produzida e divulgadas pela marca Arezzo ao longo de 2015. Quais as convergências expressivas apresentadas entre esses dois artefatos culturais? Quais os desdobramentos do artístico nas visualidades cotidianas? Respaldados no Estudo da Cultura Visual e nas referências oferecidas pelas duas versões de Viva la Vida, identificamos elementos de intersecção que aproximam a arte institucional às visualidades populares contemporâneas.Universidade Metodista de PiracicabaFabrin, Maria Eduarda CarrenhoBaliscei, João PauloStein, Vinícius2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/330210.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p27-49Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 27-492238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3302/1968https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3302/935https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3302/988Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3302Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo |
title |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo |
spellingShingle |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo Fabrin, Maria Eduarda Carrenho Arte; Frida Kahlo; Visualidades; Cultura Visual; Educação. |
title_short |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo |
title_full |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo |
title_fullStr |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo |
title_full_unstemmed |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo |
title_sort |
O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo |
author |
Fabrin, Maria Eduarda Carrenho |
author_facet |
Fabrin, Maria Eduarda Carrenho Baliscei, João Paulo Stein, Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
Baliscei, João Paulo Stein, Vinícius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabrin, Maria Eduarda Carrenho Baliscei, João Paulo Stein, Vinícius |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte; Frida Kahlo; Visualidades; Cultura Visual; Educação. |
topic |
Arte; Frida Kahlo; Visualidades; Cultura Visual; Educação. |
description |
Ainda hoje, a vida e obra de Frida Kahlo, artista mexicana cuja estética é amplamente reconhecida, continuam repercutindo em imagens cinematográficas, bibliográficas e publicitárias. Nesse artigo, nosso objetivo é identificar e analisar as maneiras como as referências artísticas são veiculadas e consumidas nas visualidades contemporâneas. Para isso, investigamos duas produções distintas denominadas Viva la Vida. A primeira versão de Viva la Vida é uma pintura do gênero natureza-morta, elaborada por Frida Kahlo em 1954, pouco antes de seu falecimento. A segunda versão de Viva la Vida é uma coleção de bolsas e calçados produzida e divulgadas pela marca Arezzo ao longo de 2015. Quais as convergências expressivas apresentadas entre esses dois artefatos culturais? Quais os desdobramentos do artístico nas visualidades cotidianas? Respaldados no Estudo da Cultura Visual e nas referências oferecidas pelas duas versões de Viva la Vida, identificamos elementos de intersecção que aproximam a arte institucional às visualidades populares contemporâneas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3302 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p27-49 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3302 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p27-49 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3302/1968 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3302/935 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3302/988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 27-49 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022321233920 |