O impacto do Enem nas políticas de democratização do acesso ao Ensino Superior Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello Neto, Ruy de Deus
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Medeiros, Hugo Augusto Vasconcelo, Paiva, Fábio da Silva, Simões, José Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2070
Resumo: Há no discurso oficial acerca do ENEM/SISU uma ideia central que se destaca: o ENEM é uma das principais ferramentas de democratização do acesso ao Ensino Superior. Contudo, na contramão desta ideia, pululam críticas e contestações a respeito do Exame e da sua pretensa efetividade como instrumento de democratização. Com foco nos limites técnicos e políticos do ENEM e do SISU, os críticos contestam, dentre outras coisas, a transformação direta de resultados individuais em análises e processos sociais mais abrangentes – o que pode conduzir a estimativas equivocadas a respeito do Exame. Neste artigo, intentamos acrescentar um ponto de vista a este debate, a partir do seguinte questionamento: poderia ser o ENEM, ao contrário de uma ferramenta de democratização, mais um elemento de exclusão, mais uma barreira a ser transposta pelos alunos? Para responder tal pergunta, é necessário perceber os limites e possibilidades do ENEM/SISU e das atuais medidas do Governo Federal para democratizar o acesso ao Ensino Superior. Para tanto, valemo-nos neste artigo das considerações de Celia Lessa Kerstenetzky sobre a tipologia das políticas públicas focalizadas; da análise dos fundamentos da escolha do Governo Brasileiro por este tipo e formato de política pública; e da observação dos microdados do INEP, recortados tendo em vista os fluxos dos alunos nos Estados da Paraíba e Pernambuco.
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