O impacto do Enem nas políticas de democratização do acesso ao Ensino Superior Brasileiro
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2070 |
Resumo: | Há no discurso oficial acerca do ENEM/SISU uma ideia central que se destaca: o ENEM é uma das principais ferramentas de democratização do acesso ao Ensino Superior. Contudo, na contramão desta ideia, pululam críticas e contestações a respeito do Exame e da sua pretensa efetividade como instrumento de democratização. Com foco nos limites técnicos e políticos do ENEM e do SISU, os críticos contestam, dentre outras coisas, a transformação direta de resultados individuais em análises e processos sociais mais abrangentes – o que pode conduzir a estimativas equivocadas a respeito do Exame. Neste artigo, intentamos acrescentar um ponto de vista a este debate, a partir do seguinte questionamento: poderia ser o ENEM, ao contrário de uma ferramenta de democratização, mais um elemento de exclusão, mais uma barreira a ser transposta pelos alunos? Para responder tal pergunta, é necessário perceber os limites e possibilidades do ENEM/SISU e das atuais medidas do Governo Federal para democratizar o acesso ao Ensino Superior. Para tanto, valemo-nos neste artigo das considerações de Celia Lessa Kerstenetzky sobre a tipologia das políticas públicas focalizadas; da análise dos fundamentos da escolha do Governo Brasileiro por este tipo e formato de política pública; e da observação dos microdados do INEP, recortados tendo em vista os fluxos dos alunos nos Estados da Paraíba e Pernambuco. |
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O impacto do Enem nas políticas de democratização do acesso ao Ensino Superior BrasileiroENEM; democratização do ensino superior; políticas públicas focalizadas.Há no discurso oficial acerca do ENEM/SISU uma ideia central que se destaca: o ENEM é uma das principais ferramentas de democratização do acesso ao Ensino Superior. Contudo, na contramão desta ideia, pululam críticas e contestações a respeito do Exame e da sua pretensa efetividade como instrumento de democratização. Com foco nos limites técnicos e políticos do ENEM e do SISU, os críticos contestam, dentre outras coisas, a transformação direta de resultados individuais em análises e processos sociais mais abrangentes – o que pode conduzir a estimativas equivocadas a respeito do Exame. Neste artigo, intentamos acrescentar um ponto de vista a este debate, a partir do seguinte questionamento: poderia ser o ENEM, ao contrário de uma ferramenta de democratização, mais um elemento de exclusão, mais uma barreira a ser transposta pelos alunos? Para responder tal pergunta, é necessário perceber os limites e possibilidades do ENEM/SISU e das atuais medidas do Governo Federal para democratizar o acesso ao Ensino Superior. Para tanto, valemo-nos neste artigo das considerações de Celia Lessa Kerstenetzky sobre a tipologia das políticas públicas focalizadas; da análise dos fundamentos da escolha do Governo Brasileiro por este tipo e formato de política pública; e da observação dos microdados do INEP, recortados tendo em vista os fluxos dos alunos nos Estados da Paraíba e Pernambuco.Universidade Metodista de PiracicabaRuy de Deus e Mello Neto - Bolsista de doutorado CNPq.Mello Neto, Ruy de DeusMedeiros, Hugo Augusto VasconceloPaiva, Fábio da SilvaSimões, José Luis2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/207010.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p109-123Comunicações; v. 21, n. 3 (2014); 109-1232238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2070/1375Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:16:13Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2070Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:16:13Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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