O corpo como mobilizador de aprendizagens: por uma educação infantil inclusiva
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2939 |
Resumo: | Este artigo problematiza a função da escola e das práticas pedagógicas destinadas à educação das crianças com deficiência na Educação Infantil, ainda centradas em um viés assistencialista (do cuidado e treino de habilidades), para propor um outro trato com esse público na perspectiva da formação do humano na escola nos termos de Vigotski. Assim, de uma visão negativa, que olha para crianças com deficiência a partir de suas insuficiências e as paralisa nelas, busca-se um olhar afirmativo da criança com deficiência, que a empodere, vendo em sua existência forças e possibilidades. Para isso, o texto aponta o corpo como mobilizador de aprendizagens, quer dizer, de uma socialização desencadeadora de aprendizagens, portanto, de interações qualitativamente superiores, enriquecidas, capazes de tornar esse corpo-criança-deficiente, partícipe efetivo da vida. A partir dos estudos de Kohan, o texto defende que se disparem experiências do corpo e com o corpo, que coloquem em xeque certas verdades instituídas e que nele são marcadas socialmente. Ainda nessa direção, discute-se a necessidade de que o corpo seja, também, um catalisador na formação de professores que lidam com corpos-crianças-deficientes, para que práticas pedagógicas realmente inclusivas, vitalizadoras e transformadoras possam compor-se na Escola de Educação Infantil. |
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O corpo como mobilizador de aprendizagens: por uma educação infantil inclusivaEducação; Ensino; AprendizagemEducação Infantil; Inclusão; Práticas Pedagógicas; Corpo.Este artigo problematiza a função da escola e das práticas pedagógicas destinadas à educação das crianças com deficiência na Educação Infantil, ainda centradas em um viés assistencialista (do cuidado e treino de habilidades), para propor um outro trato com esse público na perspectiva da formação do humano na escola nos termos de Vigotski. Assim, de uma visão negativa, que olha para crianças com deficiência a partir de suas insuficiências e as paralisa nelas, busca-se um olhar afirmativo da criança com deficiência, que a empodere, vendo em sua existência forças e possibilidades. Para isso, o texto aponta o corpo como mobilizador de aprendizagens, quer dizer, de uma socialização desencadeadora de aprendizagens, portanto, de interações qualitativamente superiores, enriquecidas, capazes de tornar esse corpo-criança-deficiente, partícipe efetivo da vida. A partir dos estudos de Kohan, o texto defende que se disparem experiências do corpo e com o corpo, que coloquem em xeque certas verdades instituídas e que nele são marcadas socialmente. Ainda nessa direção, discute-se a necessidade de que o corpo seja, também, um catalisador na formação de professores que lidam com corpos-crianças-deficientes, para que práticas pedagógicas realmente inclusivas, vitalizadoras e transformadoras possam compor-se na Escola de Educação Infantil.Universidade Metodista de PiracicabaSantos, Cristiane da SilvaPinto, Glaucia UlianaPinheiro, Maria do Carmo Morales2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/293910.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp223-239Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 223-2392238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2939/1837AméricaHistóricaDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T18:09:58Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2939Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T18:09:58Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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