Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214 |
Resumo: | Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a atuação da professora coordenadora, no contexto dos espaços de formação na escola, por meio das práticas de escrita realizadas pelas professoras e professora coordenadora em uma escola municipal de Educação Infantil, localizada no interior do Estado de São Paulo. O percurso investigativo da pesquisa pautou-se na narrativa de experiências do vivido (LIMA, GERALDI E GERALDI, 2015), e os dados foram analisados a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Enquanto professora coordenadora, ao pesquisar sua própria prática, a intenção foi mobilizar uma experiência formativa, a qual ampliasse a interlocução entre as educadoras, exercício esse que disparou a reflexão sobre as potencialidades e as limitações das práticas formativas existentes na escola, ao legitimar a escola como espaço-tempo de produção de sentidos e conhecimentos. Uma das propostas dessa interlocução foi o Diário de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), uma ação coletiva de escrita que possibilitou propor diferentes formas de organização desse espaço de formação, ao promover o movimento das palavras, a liberdade de dizer sobre si e sobre o outro, o estreitamento das relações de intimidade e confiança e o compartilhamento dos sentimentos e saberes. |
id |
METO-3_2180ac9767db63aedbe476078575c2c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3214 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escolaEducação; Formação de professoresProfessor Coordenador; Formação Continuada; Escola; NarrativasEste trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a atuação da professora coordenadora, no contexto dos espaços de formação na escola, por meio das práticas de escrita realizadas pelas professoras e professora coordenadora em uma escola municipal de Educação Infantil, localizada no interior do Estado de São Paulo. O percurso investigativo da pesquisa pautou-se na narrativa de experiências do vivido (LIMA, GERALDI E GERALDI, 2015), e os dados foram analisados a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Enquanto professora coordenadora, ao pesquisar sua própria prática, a intenção foi mobilizar uma experiência formativa, a qual ampliasse a interlocução entre as educadoras, exercício esse que disparou a reflexão sobre as potencialidades e as limitações das práticas formativas existentes na escola, ao legitimar a escola como espaço-tempo de produção de sentidos e conhecimentos. Uma das propostas dessa interlocução foi o Diário de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), uma ação coletiva de escrita que possibilitou propor diferentes formas de organização desse espaço de formação, ao promover o movimento das palavras, a liberdade de dizer sobre si e sobre o outro, o estreitamento das relações de intimidade e confiança e o compartilhamento dos sentimentos e saberes. Universidade Metodista de PiracicabaPinto, Keila SantosChaluh, Laura Noemi2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Narrativa; Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/321410.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p67-83Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 67-832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214/2063Contemporaneidade; Século XXIEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3214Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola |
title |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola |
spellingShingle |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola Pinto, Keila Santos Educação; Formação de professores Professor Coordenador; Formação Continuada; Escola; Narrativas |
title_short |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola |
title_full |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola |
title_fullStr |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola |
title_full_unstemmed |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola |
title_sort |
Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola |
author |
Pinto, Keila Santos |
author_facet |
Pinto, Keila Santos Chaluh, Laura Noemi |
author_role |
author |
author2 |
Chaluh, Laura Noemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Keila Santos Chaluh, Laura Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de professores Professor Coordenador; Formação Continuada; Escola; Narrativas |
topic |
Educação; Formação de professores Professor Coordenador; Formação Continuada; Escola; Narrativas |
description |
Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a atuação da professora coordenadora, no contexto dos espaços de formação na escola, por meio das práticas de escrita realizadas pelas professoras e professora coordenadora em uma escola municipal de Educação Infantil, localizada no interior do Estado de São Paulo. O percurso investigativo da pesquisa pautou-se na narrativa de experiências do vivido (LIMA, GERALDI E GERALDI, 2015), e os dados foram analisados a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Enquanto professora coordenadora, ao pesquisar sua própria prática, a intenção foi mobilizar uma experiência formativa, a qual ampliasse a interlocução entre as educadoras, exercício esse que disparou a reflexão sobre as potencialidades e as limitações das práticas formativas existentes na escola, ao legitimar a escola como espaço-tempo de produção de sentidos e conhecimentos. Uma das propostas dessa interlocução foi o Diário de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), uma ação coletiva de escrita que possibilitou propor diferentes formas de organização desse espaço de formação, ao promover o movimento das palavras, a liberdade de dizer sobre si e sobre o outro, o estreitamento das relações de intimidade e confiança e o compartilhamento dos sentimentos e saberes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Narrativa; Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p67-83 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p67-83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214/2063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Contemporaneidade; Século XXI Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 67-83 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020735787008 |