Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Keila Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Chaluh, Laura Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214
Resumo: Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a atuação da professora coordenadora, no contexto dos espaços de formação na escola, por meio das práticas de escrita realizadas pelas professoras e professora coordenadora em uma escola municipal de Educação Infantil, localizada no interior do Estado de São Paulo. O percurso investigativo da pesquisa pautou-se na narrativa de experiências do vivido (LIMA, GERALDI E GERALDI, 2015), e os dados foram analisados a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Enquanto professora coordenadora, ao pesquisar sua própria prática, a intenção foi mobilizar uma experiência formativa, a qual ampliasse a interlocução entre as educadoras, exercício esse que disparou a reflexão sobre as potencialidades e as limitações das práticas formativas existentes na escola, ao legitimar a escola como espaço-tempo de produção de sentidos e conhecimentos. Uma das propostas dessa interlocução foi o Diário de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), uma ação coletiva de escrita que possibilitou propor diferentes formas de organização desse espaço de formação, ao promover o movimento das palavras, a liberdade de dizer sobre si e sobre o outro, o estreitamento das relações de intimidade e confiança e o compartilhamento dos sentimentos e saberes. 
id METO-3_2180ac9767db63aedbe476078575c2c6
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3214
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escolaEducação; Formação de professoresProfessor Coordenador; Formação Continuada; Escola; NarrativasEste trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a atuação da professora coordenadora, no contexto dos espaços de formação na escola, por meio das práticas de escrita realizadas pelas professoras e professora coordenadora em uma escola municipal de Educação Infantil, localizada no interior do Estado de São Paulo. O percurso investigativo da pesquisa pautou-se na narrativa de experiências do vivido (LIMA, GERALDI E GERALDI, 2015), e os dados foram analisados a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Enquanto professora coordenadora, ao pesquisar sua própria prática, a intenção foi mobilizar uma experiência formativa, a qual ampliasse a interlocução entre as educadoras, exercício esse que disparou a reflexão sobre as potencialidades e as limitações das práticas formativas existentes na escola, ao legitimar a escola como espaço-tempo de produção de sentidos e conhecimentos. Uma das propostas dessa interlocução foi o Diário de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), uma ação coletiva de escrita que possibilitou propor diferentes formas de organização desse espaço de formação, ao promover o movimento das palavras, a liberdade de dizer sobre si e sobre o outro, o estreitamento das relações de intimidade e confiança e o compartilhamento dos sentimentos e saberes. Universidade Metodista de PiracicabaPinto, Keila SantosChaluh, Laura Noemi2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Narrativa; Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/321410.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p67-83Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 67-832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214/2063Contemporaneidade; Século XXIEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3214Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
title Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
spellingShingle Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
Pinto, Keila Santos
Educação; Formação de professores
Professor Coordenador; Formação Continuada; Escola; Narrativas
title_short Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
title_full Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
title_fullStr Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
title_full_unstemmed Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
title_sort Práticas de escrita de educadoras como experiência formativa na escola
author Pinto, Keila Santos
author_facet Pinto, Keila Santos
Chaluh, Laura Noemi
author_role author
author2 Chaluh, Laura Noemi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Keila Santos
Chaluh, Laura Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de professores
Professor Coordenador; Formação Continuada; Escola; Narrativas
topic Educação; Formação de professores
Professor Coordenador; Formação Continuada; Escola; Narrativas
description Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a atuação da professora coordenadora, no contexto dos espaços de formação na escola, por meio das práticas de escrita realizadas pelas professoras e professora coordenadora em uma escola municipal de Educação Infantil, localizada no interior do Estado de São Paulo. O percurso investigativo da pesquisa pautou-se na narrativa de experiências do vivido (LIMA, GERALDI E GERALDI, 2015), e os dados foram analisados a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Enquanto professora coordenadora, ao pesquisar sua própria prática, a intenção foi mobilizar uma experiência formativa, a qual ampliasse a interlocução entre as educadoras, exercício esse que disparou a reflexão sobre as potencialidades e as limitações das práticas formativas existentes na escola, ao legitimar a escola como espaço-tempo de produção de sentidos e conhecimentos. Uma das propostas dessa interlocução foi o Diário de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), uma ação coletiva de escrita que possibilitou propor diferentes formas de organização desse espaço de formação, ao promover o movimento das palavras, a liberdade de dizer sobre si e sobre o outro, o estreitamento das relações de intimidade e confiança e o compartilhamento dos sentimentos e saberes. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Narrativa; Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p67-83
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p67-83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3214/2063
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
Contemporaneidade; Século XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 67-83
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020735787008