Experiência estética na formação continuada de professores na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rosy
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chaluh, Laura Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173
Resumo: O presente trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no contexto das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC’s) e que tinham como pauta as experiências estéticas. Neste trabalho discutimos a formação de professores no contexto escolar envolvendo a linguagem literária, a linguagem cinematográfica e a linguagem visual, propulsoras de experiências estéticas. Socializamos as inquietações e práticas promovidas por uma professora coordenadora iniciante preocupada com a formação continuada dos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Rio Claro/SP. Trata-se de pesquisa narrativa (LIMA; GERLADI; GERALDI, 2015) que tomou como objeto de estudo as práticas de formação continuada instituídas pela referida professora coordenadora. Para compor este trabalho utilizamos as escritas do diário de bordo pessoal da professora coordenadora; registros dos professores e equipe gestora contidos na Pasta de Memórias das HTPC’s e fichas avaliativas das HTPC’s. Para desenvolver o processo de interpretação dos dados nos inspiramos no paradigma indiciário. A pesquisa desvelou que a experiência estética favoreceu uma proposta formativa humanizadora e implicou na ressignificação da própria atuação da professora coordenadora.PALAVRAS CHAVE: Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.
id METO-3_958663a60ffd7e3dcf8e74cc9368848a
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704173
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Experiência estética na formação continuada de professores na escolaEducaçãoProfessora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.O presente trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no contexto das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC’s) e que tinham como pauta as experiências estéticas. Neste trabalho discutimos a formação de professores no contexto escolar envolvendo a linguagem literária, a linguagem cinematográfica e a linguagem visual, propulsoras de experiências estéticas. Socializamos as inquietações e práticas promovidas por uma professora coordenadora iniciante preocupada com a formação continuada dos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Rio Claro/SP. Trata-se de pesquisa narrativa (LIMA; GERLADI; GERALDI, 2015) que tomou como objeto de estudo as práticas de formação continuada instituídas pela referida professora coordenadora. Para compor este trabalho utilizamos as escritas do diário de bordo pessoal da professora coordenadora; registros dos professores e equipe gestora contidos na Pasta de Memórias das HTPC’s e fichas avaliativas das HTPC’s. Para desenvolver o processo de interpretação dos dados nos inspiramos no paradigma indiciário. A pesquisa desvelou que a experiência estética favoreceu uma proposta formativa humanizadora e implicou na ressignificação da própria atuação da professora coordenadora.PALAVRAS CHAVE: Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.Universidade Metodista de PiracicabaGonçalves, RosyChaluh, Laura Noemi2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170417310.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p181-200Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 181-2002238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173/2588BrasilEducaçãoDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704173Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência estética na formação continuada de professores na escola
title Experiência estética na formação continuada de professores na escola
spellingShingle Experiência estética na formação continuada de professores na escola
Gonçalves, Rosy
Educação
Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.
title_short Experiência estética na formação continuada de professores na escola
title_full Experiência estética na formação continuada de professores na escola
title_fullStr Experiência estética na formação continuada de professores na escola
title_full_unstemmed Experiência estética na formação continuada de professores na escola
title_sort Experiência estética na formação continuada de professores na escola
author Gonçalves, Rosy
author_facet Gonçalves, Rosy
Chaluh, Laura Noemi
author_role author
author2 Chaluh, Laura Noemi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rosy
Chaluh, Laura Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.
topic Educação
Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.
description O presente trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no contexto das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC’s) e que tinham como pauta as experiências estéticas. Neste trabalho discutimos a formação de professores no contexto escolar envolvendo a linguagem literária, a linguagem cinematográfica e a linguagem visual, propulsoras de experiências estéticas. Socializamos as inquietações e práticas promovidas por uma professora coordenadora iniciante preocupada com a formação continuada dos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Rio Claro/SP. Trata-se de pesquisa narrativa (LIMA; GERLADI; GERALDI, 2015) que tomou como objeto de estudo as práticas de formação continuada instituídas pela referida professora coordenadora. Para compor este trabalho utilizamos as escritas do diário de bordo pessoal da professora coordenadora; registros dos professores e equipe gestora contidos na Pasta de Memórias das HTPC’s e fichas avaliativas das HTPC’s. Para desenvolver o processo de interpretação dos dados nos inspiramos no paradigma indiciário. A pesquisa desvelou que a experiência estética favoreceu uma proposta formativa humanizadora e implicou na ressignificação da própria atuação da professora coordenadora.PALAVRAS CHAVE: Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p181-200
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p181-200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173/2588
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 181-200
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022005612545