Experiência estética na formação continuada de professores na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173 |
Resumo: | O presente trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no contexto das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC’s) e que tinham como pauta as experiências estéticas. Neste trabalho discutimos a formação de professores no contexto escolar envolvendo a linguagem literária, a linguagem cinematográfica e a linguagem visual, propulsoras de experiências estéticas. Socializamos as inquietações e práticas promovidas por uma professora coordenadora iniciante preocupada com a formação continuada dos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Rio Claro/SP. Trata-se de pesquisa narrativa (LIMA; GERLADI; GERALDI, 2015) que tomou como objeto de estudo as práticas de formação continuada instituídas pela referida professora coordenadora. Para compor este trabalho utilizamos as escritas do diário de bordo pessoal da professora coordenadora; registros dos professores e equipe gestora contidos na Pasta de Memórias das HTPC’s e fichas avaliativas das HTPC’s. Para desenvolver o processo de interpretação dos dados nos inspiramos no paradigma indiciário. A pesquisa desvelou que a experiência estética favoreceu uma proposta formativa humanizadora e implicou na ressignificação da própria atuação da professora coordenadora.PALAVRAS CHAVE: Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética. |
id |
METO-3_958663a60ffd7e3dcf8e74cc9368848a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704173 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência estética na formação continuada de professores na escolaEducaçãoProfessora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.O presente trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no contexto das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC’s) e que tinham como pauta as experiências estéticas. Neste trabalho discutimos a formação de professores no contexto escolar envolvendo a linguagem literária, a linguagem cinematográfica e a linguagem visual, propulsoras de experiências estéticas. Socializamos as inquietações e práticas promovidas por uma professora coordenadora iniciante preocupada com a formação continuada dos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Rio Claro/SP. Trata-se de pesquisa narrativa (LIMA; GERLADI; GERALDI, 2015) que tomou como objeto de estudo as práticas de formação continuada instituídas pela referida professora coordenadora. Para compor este trabalho utilizamos as escritas do diário de bordo pessoal da professora coordenadora; registros dos professores e equipe gestora contidos na Pasta de Memórias das HTPC’s e fichas avaliativas das HTPC’s. Para desenvolver o processo de interpretação dos dados nos inspiramos no paradigma indiciário. A pesquisa desvelou que a experiência estética favoreceu uma proposta formativa humanizadora e implicou na ressignificação da própria atuação da professora coordenadora.PALAVRAS CHAVE: Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética.Universidade Metodista de PiracicabaGonçalves, RosyChaluh, Laura Noemi2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170417310.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p181-200Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 181-2002238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173/2588BrasilEducaçãoDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704173Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência estética na formação continuada de professores na escola |
title |
Experiência estética na formação continuada de professores na escola |
spellingShingle |
Experiência estética na formação continuada de professores na escola Gonçalves, Rosy Educação Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética. |
title_short |
Experiência estética na formação continuada de professores na escola |
title_full |
Experiência estética na formação continuada de professores na escola |
title_fullStr |
Experiência estética na formação continuada de professores na escola |
title_full_unstemmed |
Experiência estética na formação continuada de professores na escola |
title_sort |
Experiência estética na formação continuada de professores na escola |
author |
Gonçalves, Rosy |
author_facet |
Gonçalves, Rosy Chaluh, Laura Noemi |
author_role |
author |
author2 |
Chaluh, Laura Noemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Rosy Chaluh, Laura Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética. |
topic |
Educação Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética. |
description |
O presente trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no contexto das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC’s) e que tinham como pauta as experiências estéticas. Neste trabalho discutimos a formação de professores no contexto escolar envolvendo a linguagem literária, a linguagem cinematográfica e a linguagem visual, propulsoras de experiências estéticas. Socializamos as inquietações e práticas promovidas por uma professora coordenadora iniciante preocupada com a formação continuada dos professores no contexto de uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Rio Claro/SP. Trata-se de pesquisa narrativa (LIMA; GERLADI; GERALDI, 2015) que tomou como objeto de estudo as práticas de formação continuada instituídas pela referida professora coordenadora. Para compor este trabalho utilizamos as escritas do diário de bordo pessoal da professora coordenadora; registros dos professores e equipe gestora contidos na Pasta de Memórias das HTPC’s e fichas avaliativas das HTPC’s. Para desenvolver o processo de interpretação dos dados nos inspiramos no paradigma indiciário. A pesquisa desvelou que a experiência estética favoreceu uma proposta formativa humanizadora e implicou na ressignificação da própria atuação da professora coordenadora.PALAVRAS CHAVE: Professora Coordenadora; Formação Continuada; Experiência Estética. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p181-200 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p181-200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704173/2588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 181-200 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022005612545 |