O privilégio da experiência filosófica no processo educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2978 |
Resumo: | Este ensaio se propõe a analisar o aforismo “O Privilégio da Experiência”, da Dialética Negativa de Theodor Adorno, em diálogo com outros conceitos do mesmo livro, com o objetivo de lançar luzes e sombras sobre problemas culturais e educacionais contemporâneos. O aforismo é dividido em sete ideias-chaves que se tensionam e se complementam ao salientar que a realização de experiências filosóficas formativas, de um lado, se apresenta como privilégio dos ainda não modelados por uma sociedade coercitiva e autoritária, que impede a maioria da população de ter tempo e acesso à verdade e à construção da objetividade, pela negação das condições sociais de educação; de outro lado, que a realização de experiências filosóficas formativas pode se transformar em uma prática solidária e abrangente se os privilegiados assumirem a responsabilidade moral, que lhes cabe, de atuação educativa e reflexiva junto a essa maioria que se adaptou como que completamente às normas vigentes. O ensaio busca ressaltar ainda que fazer experiência filosófica não é apenas se contrapor intelectualmente ao objeto na busca de sua verdade; é também uma atividade eminentemente política, pois o sujeito do conhecimento na busca de compreensão do objeto, persegue-o no contexto da realidade contraditória que marginaliza os que não se adaptam a ela, favorece o individualismo e impede o indivíduo de jure de se tornar indivíduo de facto, com seus direitos e deveres. |
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O privilégio da experiência filosófica no processo educacionalEducação; Formação Cultural.Experiência Filosófica; Dialética Negativa; Indivíduo de facto; Formação Cultural; Educação Escolar.Este ensaio se propõe a analisar o aforismo “O Privilégio da Experiência”, da Dialética Negativa de Theodor Adorno, em diálogo com outros conceitos do mesmo livro, com o objetivo de lançar luzes e sombras sobre problemas culturais e educacionais contemporâneos. O aforismo é dividido em sete ideias-chaves que se tensionam e se complementam ao salientar que a realização de experiências filosóficas formativas, de um lado, se apresenta como privilégio dos ainda não modelados por uma sociedade coercitiva e autoritária, que impede a maioria da população de ter tempo e acesso à verdade e à construção da objetividade, pela negação das condições sociais de educação; de outro lado, que a realização de experiências filosóficas formativas pode se transformar em uma prática solidária e abrangente se os privilegiados assumirem a responsabilidade moral, que lhes cabe, de atuação educativa e reflexiva junto a essa maioria que se adaptou como que completamente às normas vigentes. O ensaio busca ressaltar ainda que fazer experiência filosófica não é apenas se contrapor intelectualmente ao objeto na busca de sua verdade; é também uma atividade eminentemente política, pois o sujeito do conhecimento na busca de compreensão do objeto, persegue-o no contexto da realidade contraditória que marginaliza os que não se adaptam a ela, favorece o individualismo e impede o indivíduo de jure de se tornar indivíduo de facto, com seus direitos e deveres.Universidade Metodista de PiracicabaPucci, Bruno2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/297810.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p145-155Comunicações; v. 23, n. 3 (2016); 145-1552238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2978/1838América; EuropaDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T11:22:55Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2978Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-04-25T11:22:55Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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