Adorno e pseudo-sínteses: um “olhar” para a teoria dos ciclos de Perrenoud

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabella Fernanda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2474
Resumo: O artigo “Adorno e pseudo-sínteses: um “olhar” para a teoria dos ciclos de Perrenoud” vem trazer uma das reflexões sinalizadas na pesquisa intitulada “Os ciclos de aprendizagem em Perrenoud: uma análise teórico-crítica” que teve como finalidade  analisar,  por  meio  do  método  dialético negativo  da  Escola  de  Frankfurt,  a  teoria  dos  ciclos de aprendizagem do autor  Philippe Perrenoud que  influenciou  o  entendimento  dos  ciclos  no  Brasil  a  partir  da década  de  noventa. Perrenoud se propôs a teorizar sobre como os ciclos de aprendizagem deveriam se materializar em prática pedagógica e em estrutura organizacional nas escolas como proposta para a superação do fenômeno social comumente denominado de fracasso escolar. Nesse sentido, o texto apresenta uma das análises - relativas à pesquisa acima mencionada - sobre a proposta dos ciclos de aprendizagem de Philippe Perrenoud com o auxílio das reflexões dos teóricos da Escola de Frankfurt – especialmente - Adorno – por meio do seu método dialético negativo, estruturada nos seguintes subtítulos: “Um início de conversa”; “A teoria dos ciclos de aprendizagem travestida por um mito do progresso: uma pseudo-síntese” e, por fim, “Pequenas notas”. Esperamos contribuir para a análise do nosso objeto na perspectiva da Teoria Crítica.
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