Adorno e pseudo-sínteses: um “olhar” para a teoria dos ciclos de Perrenoud
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2474 |
Resumo: | O artigo “Adorno e pseudo-sínteses: um “olhar” para a teoria dos ciclos de Perrenoud” vem trazer uma das reflexões sinalizadas na pesquisa intitulada “Os ciclos de aprendizagem em Perrenoud: uma análise teórico-crítica” que teve como finalidade analisar, por meio do método dialético negativo da Escola de Frankfurt, a teoria dos ciclos de aprendizagem do autor Philippe Perrenoud que influenciou o entendimento dos ciclos no Brasil a partir da década de noventa. Perrenoud se propôs a teorizar sobre como os ciclos de aprendizagem deveriam se materializar em prática pedagógica e em estrutura organizacional nas escolas como proposta para a superação do fenômeno social comumente denominado de fracasso escolar. Nesse sentido, o texto apresenta uma das análises - relativas à pesquisa acima mencionada - sobre a proposta dos ciclos de aprendizagem de Philippe Perrenoud com o auxílio das reflexões dos teóricos da Escola de Frankfurt – especialmente - Adorno – por meio do seu método dialético negativo, estruturada nos seguintes subtítulos: “Um início de conversa”; “A teoria dos ciclos de aprendizagem travestida por um mito do progresso: uma pseudo-síntese” e, por fim, “Pequenas notas”. Esperamos contribuir para a análise do nosso objeto na perspectiva da Teoria Crítica. |
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Adorno e pseudo-sínteses: um “olhar” para a teoria dos ciclos de PerrenoudEducaçãoMétodo Dialético Negativo; Teoria dos Ciclos de Aprendizagem; Perrenoud; Adorno; Pseudo-síntesesO artigo “Adorno e pseudo-sínteses: um “olhar” para a teoria dos ciclos de Perrenoud” vem trazer uma das reflexões sinalizadas na pesquisa intitulada “Os ciclos de aprendizagem em Perrenoud: uma análise teórico-crítica” que teve como finalidade analisar, por meio do método dialético negativo da Escola de Frankfurt, a teoria dos ciclos de aprendizagem do autor Philippe Perrenoud que influenciou o entendimento dos ciclos no Brasil a partir da década de noventa. Perrenoud se propôs a teorizar sobre como os ciclos de aprendizagem deveriam se materializar em prática pedagógica e em estrutura organizacional nas escolas como proposta para a superação do fenômeno social comumente denominado de fracasso escolar. Nesse sentido, o texto apresenta uma das análises - relativas à pesquisa acima mencionada - sobre a proposta dos ciclos de aprendizagem de Philippe Perrenoud com o auxílio das reflexões dos teóricos da Escola de Frankfurt – especialmente - Adorno – por meio do seu método dialético negativo, estruturada nos seguintes subtítulos: “Um início de conversa”; “A teoria dos ciclos de aprendizagem travestida por um mito do progresso: uma pseudo-síntese” e, por fim, “Pequenas notas”. Esperamos contribuir para a análise do nosso objeto na perspectiva da Teoria Crítica.Universidade Metodista de PiracicabaFerreira, Isabella Fernanda2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/247410.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p87-102Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 87-1022238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2474/1639https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2474/546AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T13:57:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2474Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-20T13:57:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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