Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Angelita
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: dos Santos, Vanessa Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896
Resumo: Este artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende se que a prática pedagógica define além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para as questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações das crianças, além dos diálogos, foram respostas importantes que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados. 
id METO-3_2a3b70c8e18114c86af5707db148dcae
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2896
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamentalEducaçãoPreconceito; Prática pedagógica; Relações raciaisEste artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende se que a prática pedagógica define além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para as questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações das crianças, além dos diálogos, foram respostas importantes que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados. Universidade Metodista de PiracicabaRibeiro, Angelitados Santos, Vanessa Matos2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/289610.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p261-282Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 261-2822238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896/1756https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/694https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/695https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/696América; África; EuropaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:40:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2896Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:40:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
title Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
spellingShingle Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
Ribeiro, Angelita
Educação
Preconceito; Prática pedagógica; Relações raciais
title_short Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
title_full Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
title_fullStr Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
title_sort Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
author Ribeiro, Angelita
author_facet Ribeiro, Angelita
dos Santos, Vanessa Matos
author_role author
author2 dos Santos, Vanessa Matos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Angelita
dos Santos, Vanessa Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Preconceito; Prática pedagógica; Relações raciais
topic Educação
Preconceito; Prática pedagógica; Relações raciais
description Este artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende se que a prática pedagógica define além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para as questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações das crianças, além dos diálogos, foram respostas importantes que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p261-282
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p261-282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896/1756
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/694
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/695
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/696
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América; África; Europa
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 261-282
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022370516992