Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896 |
Resumo: | Este artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende se que a prática pedagógica define além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para as questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações das crianças, além dos diálogos, foram respostas importantes que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados. |
id |
METO-3_2a3b70c8e18114c86af5707db148dcae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2896 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamentalEducaçãoPreconceito; Prática pedagógica; Relações raciaisEste artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende se que a prática pedagógica define além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para as questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações das crianças, além dos diálogos, foram respostas importantes que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados. Universidade Metodista de PiracicabaRibeiro, Angelitados Santos, Vanessa Matos2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/289610.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p261-282Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 261-2822238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896/1756https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/694https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/695https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/696América; África; EuropaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:40:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2896Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:40:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental |
title |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental Ribeiro, Angelita Educação Preconceito; Prática pedagógica; Relações raciais |
title_short |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental |
title_full |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias pedagógicas e recursos midiáticos na abordagem das questões raciais: relato de uma experiência no ensino fundamental |
author |
Ribeiro, Angelita |
author_facet |
Ribeiro, Angelita dos Santos, Vanessa Matos |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Vanessa Matos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Angelita dos Santos, Vanessa Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Preconceito; Prática pedagógica; Relações raciais |
topic |
Educação Preconceito; Prática pedagógica; Relações raciais |
description |
Este artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende se que a prática pedagógica define além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para as questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações das crianças, além dos diálogos, foram respostas importantes que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p261-282 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p261-282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2896/1756 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/694 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/695 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2896/696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América; África; Europa Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 261-282 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022370516992 |