RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Carmélia Aparecida Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pires, Tânia Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531
Resumo: RESUMOEste artigo configura-se como uma análise de base compreensiva interpretativa das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar. Tem-se como objeto empírico a prática pedagógica e sua relação com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Martins (2011), Munanga (2012), Gomes (2008), Hall (2011), que colaboraram para a compreensão da temática referente às relações étnico-raciais no contexto escolar. Dessa forma, objetiva conhecer a prática pedagógica desenvolvida na educação básica e as relações estabelecidas/construídas para a efetivação da Lei nº 10.639/03, concernente à inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de natureza bibliográfica, com metodologia de cunho discursivo-interpretativo, a partir da problematização de tópicos correlatos, a saber: o dispositivo legal (Lei n.º 10.639/03 e sua efetivação no cotidiano escolar); aproximações necessárias entre práticas pedagógicas e a educação contextualizada. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.
id UNIT-4_5765495d2170dbec9c166def1939665f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2531
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLARRelações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.RESUMOEste artigo configura-se como uma análise de base compreensiva interpretativa das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar. Tem-se como objeto empírico a prática pedagógica e sua relação com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Martins (2011), Munanga (2012), Gomes (2008), Hall (2011), que colaboraram para a compreensão da temática referente às relações étnico-raciais no contexto escolar. Dessa forma, objetiva conhecer a prática pedagógica desenvolvida na educação básica e as relações estabelecidas/construídas para a efetivação da Lei nº 10.639/03, concernente à inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de natureza bibliográfica, com metodologia de cunho discursivo-interpretativo, a partir da problematização de tópicos correlatos, a saber: o dispositivo legal (Lei n.º 10.639/03 e sua efetivação no cotidiano escolar); aproximações necessárias entre práticas pedagógicas e a educação contextualizada. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.Editora Universitária Tiradentes2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/253110.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 4 n. 2 (2015): Edição Especial - Contextos da Cultura; 143-1532316-38012316-334810.17564/2316-3801.2015v4n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531/1558Miranda, Carmélia Aparecida SilvaPires, Tânia Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:34:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2531Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:34:35Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
title RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
spellingShingle RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
Miranda, Carmélia Aparecida Silva
Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.
title_short RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
title_full RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
title_fullStr RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
title_full_unstemmed RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
title_sort RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
author Miranda, Carmélia Aparecida Silva
author_facet Miranda, Carmélia Aparecida Silva
Pires, Tânia Cavalcante
author_role author
author2 Pires, Tânia Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Carmélia Aparecida Silva
Pires, Tânia Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.
topic Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.
description RESUMOEste artigo configura-se como uma análise de base compreensiva interpretativa das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar. Tem-se como objeto empírico a prática pedagógica e sua relação com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Martins (2011), Munanga (2012), Gomes (2008), Hall (2011), que colaboraram para a compreensão da temática referente às relações étnico-raciais no contexto escolar. Dessa forma, objetiva conhecer a prática pedagógica desenvolvida na educação básica e as relações estabelecidas/construídas para a efetivação da Lei nº 10.639/03, concernente à inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de natureza bibliográfica, com metodologia de cunho discursivo-interpretativo, a partir da problematização de tópicos correlatos, a saber: o dispositivo legal (Lei n.º 10.639/03 e sua efetivação no cotidiano escolar); aproximações necessárias entre práticas pedagógicas e a educação contextualizada. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531
10.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531/1558
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 4 n. 2 (2015): Edição Especial - Contextos da Cultura; 143-153
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2015v4n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220592301932544