A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926 |
Resumo: | A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo é um tema controverso que vem sendo amplamente discutido nos meios acadêmicos e pela sociedade. A experiência docente e a investigação realizada dentro desta temática constatam que os alunos com transtorno do espectro do autismo estão sendo matriculados nas escolas regulares. Atendendo a esse fato, procurou-se por meio desta pesquisa refletir, para compreender, se as ações implementadas pelos professores estão correspondendo às necessidades educacionais desses alunos, tanto na classe especial como na classe regular. Optou-se pelo estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de investigação quatro alunos com autismo, dois frequentando a classe regular e dois, a classe especial. Através da observação da trajetória e atuação desses alunos e seus professores, em classe, chegou-se à conclusão da urgência de ressignificar a prática pedagógica para dinamizar e favorecer a aprendizagem do aluno com autismo e, ainda, que a inclusão desses alunos nas classes da rede regular é possível, configurando-se o melhor ambiente para desenvolver suas potencialidades, visto que para muitos deles é o único lugar de convivência social e de aprendizagem. |
id |
METO-3_2b371d4cf64929f21101a12f936d7185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2926 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismoEducação; Educação InclusivaInclusão escolar; Classe Regular; Classe Especial; Transtorno do espectro do autismo.A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo é um tema controverso que vem sendo amplamente discutido nos meios acadêmicos e pela sociedade. A experiência docente e a investigação realizada dentro desta temática constatam que os alunos com transtorno do espectro do autismo estão sendo matriculados nas escolas regulares. Atendendo a esse fato, procurou-se por meio desta pesquisa refletir, para compreender, se as ações implementadas pelos professores estão correspondendo às necessidades educacionais desses alunos, tanto na classe especial como na classe regular. Optou-se pelo estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de investigação quatro alunos com autismo, dois frequentando a classe regular e dois, a classe especial. Através da observação da trajetória e atuação desses alunos e seus professores, em classe, chegou-se à conclusão da urgência de ressignificar a prática pedagógica para dinamizar e favorecer a aprendizagem do aluno com autismo e, ainda, que a inclusão desses alunos nas classes da rede regular é possível, configurando-se o melhor ambiente para desenvolver suas potencialidades, visto que para muitos deles é o único lugar de convivência social e de aprendizagem. Universidade Metodista de PiracicabaSanches, Isabel RodriguesSiqueira, Leni Porto Costa2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/292610.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp167-183Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 167-1832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926/1861América; BrasilEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T17:55:32Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2926Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T17:55:32Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo |
title |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo |
spellingShingle |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo Sanches, Isabel Rodrigues Educação; Educação Inclusiva Inclusão escolar; Classe Regular; Classe Especial; Transtorno do espectro do autismo. |
title_short |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo |
title_full |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo |
title_fullStr |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo |
title_sort |
A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo |
author |
Sanches, Isabel Rodrigues |
author_facet |
Sanches, Isabel Rodrigues Siqueira, Leni Porto Costa |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Leni Porto Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Isabel Rodrigues Siqueira, Leni Porto Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Inclusiva Inclusão escolar; Classe Regular; Classe Especial; Transtorno do espectro do autismo. |
topic |
Educação; Educação Inclusiva Inclusão escolar; Classe Regular; Classe Especial; Transtorno do espectro do autismo. |
description |
A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo é um tema controverso que vem sendo amplamente discutido nos meios acadêmicos e pela sociedade. A experiência docente e a investigação realizada dentro desta temática constatam que os alunos com transtorno do espectro do autismo estão sendo matriculados nas escolas regulares. Atendendo a esse fato, procurou-se por meio desta pesquisa refletir, para compreender, se as ações implementadas pelos professores estão correspondendo às necessidades educacionais desses alunos, tanto na classe especial como na classe regular. Optou-se pelo estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de investigação quatro alunos com autismo, dois frequentando a classe regular e dois, a classe especial. Através da observação da trajetória e atuação desses alunos e seus professores, em classe, chegou-se à conclusão da urgência de ressignificar a prática pedagógica para dinamizar e favorecer a aprendizagem do aluno com autismo e, ainda, que a inclusão desses alunos nas classes da rede regular é possível, configurando-se o melhor ambiente para desenvolver suas potencialidades, visto que para muitos deles é o único lugar de convivência social e de aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp167-183 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp167-183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926/1861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América; Brasil Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 167-183 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021126905857 |