A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Isabel Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Siqueira, Leni Porto Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926
Resumo: A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo é um tema controverso que vem sendo amplamente discutido nos meios acadêmicos e pela sociedade. A experiência docente e a investigação realizada dentro desta temática constatam que os alunos com transtorno do espectro do autismo estão sendo matriculados nas escolas regulares. Atendendo a esse fato, procurou-se por meio desta pesquisa refletir, para compreender, se as ações implementadas pelos professores estão correspondendo às necessidades educacionais desses alunos, tanto na classe especial como na classe regular. Optou-se pelo estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de investigação quatro alunos com autismo, dois frequentando a classe regular e dois, a classe especial. Através da observação da trajetória e atuação desses alunos e seus professores, em classe, chegou-se à conclusão da urgência de ressignificar a prática pedagógica para dinamizar e favorecer a aprendizagem do aluno com autismo e, ainda, que a inclusão desses alunos nas classes da rede regular é possível, configurando-se o melhor ambiente para desenvolver suas potencialidades, visto que para muitos deles é o único lugar de convivência social e de aprendizagem. 
id METO-3_2b371d4cf64929f21101a12f936d7185
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2926
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismoEducação; Educação InclusivaInclusão escolar; Classe Regular; Classe Especial; Transtorno do espectro do autismo.A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo é um tema controverso que vem sendo amplamente discutido nos meios acadêmicos e pela sociedade. A experiência docente e a investigação realizada dentro desta temática constatam que os alunos com transtorno do espectro do autismo estão sendo matriculados nas escolas regulares. Atendendo a esse fato, procurou-se por meio desta pesquisa refletir, para compreender, se as ações implementadas pelos professores estão correspondendo às necessidades educacionais desses alunos, tanto na classe especial como na classe regular. Optou-se pelo estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de investigação quatro alunos com autismo, dois frequentando a classe regular e dois, a classe especial. Através da observação da trajetória e atuação desses alunos e seus professores, em classe, chegou-se à conclusão da urgência de ressignificar a prática pedagógica para dinamizar e favorecer a aprendizagem do aluno com autismo e, ainda, que a inclusão desses alunos nas classes da rede regular é possível, configurando-se o melhor ambiente para desenvolver suas potencialidades, visto que para muitos deles é o único lugar de convivência social e de aprendizagem. Universidade Metodista de PiracicabaSanches, Isabel RodriguesSiqueira, Leni Porto Costa2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/292610.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp167-183Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 167-1832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926/1861América; BrasilEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T17:55:32Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2926Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T17:55:32Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
title A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
spellingShingle A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
Sanches, Isabel Rodrigues
Educação; Educação Inclusiva
Inclusão escolar; Classe Regular; Classe Especial; Transtorno do espectro do autismo.
title_short A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
title_full A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
title_fullStr A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
title_full_unstemmed A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
title_sort A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo
author Sanches, Isabel Rodrigues
author_facet Sanches, Isabel Rodrigues
Siqueira, Leni Porto Costa
author_role author
author2 Siqueira, Leni Porto Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Isabel Rodrigues
Siqueira, Leni Porto Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Inclusiva
Inclusão escolar; Classe Regular; Classe Especial; Transtorno do espectro do autismo.
topic Educação; Educação Inclusiva
Inclusão escolar; Classe Regular; Classe Especial; Transtorno do espectro do autismo.
description A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo é um tema controverso que vem sendo amplamente discutido nos meios acadêmicos e pela sociedade. A experiência docente e a investigação realizada dentro desta temática constatam que os alunos com transtorno do espectro do autismo estão sendo matriculados nas escolas regulares. Atendendo a esse fato, procurou-se por meio desta pesquisa refletir, para compreender, se as ações implementadas pelos professores estão correspondendo às necessidades educacionais desses alunos, tanto na classe especial como na classe regular. Optou-se pelo estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de investigação quatro alunos com autismo, dois frequentando a classe regular e dois, a classe especial. Através da observação da trajetória e atuação desses alunos e seus professores, em classe, chegou-se à conclusão da urgência de ressignificar a prática pedagógica para dinamizar e favorecer a aprendizagem do aluno com autismo e, ainda, que a inclusão desses alunos nas classes da rede regular é possível, configurando-se o melhor ambiente para desenvolver suas potencialidades, visto que para muitos deles é o único lugar de convivência social e de aprendizagem. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp167-183
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp167-183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2926/1861
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América; Brasil
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 167-183
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021126905857